O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

FAB LAB do SESI de Ourinhos confecciona plano inclinado para aluno com deficiência visual

Idealização e construção do apoio foi 100% realizada no laboratório de Ourinhos e possibilitou melhoria na qualidade de vida do aluno

Idealização e construção do apoio foi 100% realizada no laboratório de Ourinhos e possibilitou melhoria na qualidade de vida do aluno

 Por: SESI Santa Cruz do Rio Pardo
10/05/202217:25- atualizado às 12:25 em 19/10/2022

Partindo da necessidade médica de um estudante, a equipe escolar SESI de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e do FAB LAB de Ourinhos (SP), criou em conjunto um Plano Inclinado sob medida para o aluno. O objetivo auxilia na postura durante os estudos e já apresenta resultados na qualidade de vida e empenho do mesmo.

Arthur Lázaro de Godoy, aluno do 3º Ano do Ensino Fundamental da Escola SESI de Santa Cruz do Rio Pardo, é portador da síndrome de Peter Plus, a qual provoca no estudante dificuldades na coordenação motora, baixa visão e dificuldades intelectuais.

Por consequência da baixa visão, o estudante precisava sempre se aproximar muito do caderno, dos livros e demais materiais em sala de aula para que pudesse enxergar. Sendo assim, na carteira comum ele precisava ficar constantemente abaixado, forçando sua coluna em uma posição desconfortável que consequentemente surtia em dores no pescoço e nas costas.

Por orientação médica, foi indicado o uso do Plano Inclinado, um objeto que apoiado na carteira eleva os materiais até a visão do aluno, mantendo-o na postura adequada.

Partindo desta necessidade, a equipe escolar SESI de Santa Cruz do Rio Pardo e do FAB LAB de Ourinhos, propôs um projeto personalizado nas medidas ideais do aluno, construindo este apoio para o estudante.

Já adaptado há duas semanas, Arthur está fazendo o uso da base inclinada juntamente com o óculos inteligente Orcam que auxilia na leitura. Professora e auxiliares já notaram a melhora da rotina do aluno não só na postura para a tarefa, como também na motivação e participação na aula.

“O Arthur corria o risco de problemas no pescoço e na coluna com a posição que ele ficava para fazer as tarefas, com a indicação do médico e a construção proposta dentro mesmo da escola foi algo que realmente nos surpreendeu e nos deixou muito felizes” declarou a mãe do aluno, Francine Silva Lazaro Godoy.

FAB LAB

Laboratório de Fabricação Digital, que proporciona aos alunos uma experiência ímpar com foco na cultura maker e nas metodologias ativas.
Equipado com máquinas e recursos do mais alto nível para desenvolvimento e prototipação de projetosvisando ampliar as experiências de aprendizagem multidisciplinares.

Leia também