O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Sesi Para Todos

Para o Sesi-SP uma educação de qualidade, significativa e equitativa é fundamental para o desenvolvimento social e econômico.

O Brasil continua com grandes desafios na educação. No Pisa, prova aplicada em adolescentes de 15 anos em 80 países, os estudantes brasileiros estão na 70ª colocação em matemática, na 66ª em ciências e na 57ª em leitura. Mas esses números escondem um dos maiores problemas do ensino brasileiro que é a desigualdade. Um abismo educacional separa pobres e ricos.

A distância começa logo no início da vida escolar. Na rede pública, onde estudam mais de 80% das crianças e adolescentes, apenas 23,4% dos alunos apresentam nível suficiente de leitura na alfabetização, contra 68,2% na rede privada. 

Apesar dos constantes esforços para melhorar o ensino público, as diferenças seguem por todo o Ensino Fundamental e se consolidam no Ensino Médio. Nessa etapa, quase um terço dos alunos da rede pública tem defasagem na relação idade/série e nota média de 3,9 na prova do Ideb. 

Com a pandemia de Covid-19, esse abismo entre os alunos de escolas públicas e de particulares se agravou por conta da falta de recursos e de infraestrutura. Milhões de estudantes sequer tiveram acesso às aulas remotas.

 

Para encurtar essa distância, o Sesi-SP criou o Sesi Para Todos, um conjunto de soluções educacionais já testadas e aprovadas na rede Sesi que está agora à disposição das escolas municipais e estaduais paulistas.

 

 

São ações com o objetivo de recuperar aprendizados, com foco no processo de alfabetização, melhoria dos índices de proficiência em língua portuguesa e matemática, além da ampliação da qualificação de docentes e gestores. A proposta desta parceria é unir esforços para que o nível educacional brasileiro avance. 

Para o Sesi-SP, a educação é o pilar principal do desenvolvimento social e econômico. Não existe país próspero sem ensino de qualidade. Somente uma Educação Forte leva a um País Forte.

 
Conheça nossos programas

Recompondo o Saber

O Sesi-SP fornecerá tecnologias educacionais, formação e acompanhamento para os docentes de escolas públicas com o intuito de diminuir a defasagem de aprendizagem dos alunos matriculados no Ensino Fundamental.

Por intermédio de treinamento realizado por profissionais técnicos especialistas do Sesi-SP, os professores das escolas públicas participarão do programa, durante um semestre letivo, e contarão com material de orientação didática, específicos para esta função. 

Serão oferecidas 80h de formação com acompanhamento de resultados, no atendimento presencial, direcionado às escolas de cidades com até 100 mil habitantes. Este universo representa 90% do total dos 645 municípios do estado de São Paulo. Os outros 10% maiores participarão do programa na modalidade remota, com carga horária de 40h. 

Alunos do 1º ao 5º ano 
Consolidação do processo de alfabetização  

Alunos do 6º ao 9º ano 
Elevação dos índices de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.

 

A adesão da prefeitura ao programa acontece a partir de Assinatura de Contrato de Acordo de Cooperação Técnico-Científica, sem repasse financeiro e sem necessidade de licitação. 

Avançando o Saber

O Sesi-SP oferecerá formação gratuita para que gestores e professores da rede pública do Estado possam ampliar a qualificação e as oportunidades de aprendizado e de relações com a comunidade escolar. O programa será desenvolvido pela Faculdade Sesi-SP e contará com aulas remotas ministradas por professores da instituição, além de acompanhamento presencial nas escolas, com mentores educacionais.

Docentes 

Pós-graduação nas quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza)
 

carga horária: 360h

Gestores escolares 

Aperfeiçoamento com curso de Gestão Escolar

carga horária: 180h

Para adesão, os órgãos de educação responsáveis podem entrar em contato via: contato@faculdadesesi.edu.br. 

 

   


Leia mais...

Sesi-SP oferece soluções educacionais gratuitamente para as escolas públicas

Programa educacional do Sesi-SP atende mais de 515 mil alunos das escolas públicas

Leia também