O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Unidade Móvel de Ciência e Tecnologia do Sesi-SP passa por seis cidades da região Oeste do estado

Projeto itinerante com ação educativa tem o objetivo de disseminar conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática por meio da robótica

Projeto itinerante com ação educativa tem o objetivo de disseminar conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática por meio da robótica

 Por: Paulo Ribeiro - Comunicação Sesi-SP
04/04/202417:45- atualizado às 17:50 em 26/04/2024

 A Unidade Móvel de Ciência e Tecnologia do SESI-SP vai visitar seis cidades da região do Oeste Paulista entre os meses de abril e junho, a saber: Pirapozinho, Narandiba, Mirante do Paranapanema, Marabá Paulista, Presidente Epitácio e Presidente Prudente. O objetivo é promover a disseminação do conhecimento científico e tecnológico por meio de práticas educacionais inovadoras. 

O projeto busca oferecer à comunidade a oportunidade de interagir, produzir e aprender, utilizando diferentes tecnologias digitais como ferramentas de ensino. Por meio de experimentos práticos e interativos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (conhecidas como STEAM), a iniciativa tem como propósito despertar o interesse e o prazer em aprender, tanto em crianças, adolescentes e jovens, quanto nos educadores envolvidos. "Queremos que as crianças e adolescentes tenham essa experiência na Unidade Móvel sempre pensando em promover a interação, produção e a aprendizagem por meio da utilização dessas tecnologias digitais como ferramentas de ensino", afirma a Especialista em Educação do Sesi-SP, Glaucia Marranho.

 

Crianças e adolescentes podem aprender e interagir com diferentes tecnologias,
especialmente com a Robótica

 

Essa abordagem integrada e mão na massa, visa estimular a curiosidade, o pensamento crítico e a criatividade, proporcionando uma experiência educativa enriquecedora e relevante para todos os participantes. “É uma oportunidade muito importante que o Sesi-SP proporciona aos municípios parceiros aqui em nossa região”, explica Sidnei Junqueira, diretor regional do Sesi. 

Neste verdadeiro ambiente de aprendizagem sobre rodas, são desenvolvidas visitas monitoradas de cunho informativo e de experiências com a utilização de kit de robótica educacional, softwares de programação e de simulação de circuitos eletrônicos, impressoras 3D, robôs humanoides, entre outros. 

O público-alvo das atividades da Unidade Móvel foi definido pelas prefeituras e suas respectivas Secretarias de Educação, sendo priorizados os alunos das redes municipais de ensino”, conclui Vanessa Correa, Coordenadora de Relações com a Indústria e Comunidade do Sesi.

 

Alunos das redes municipais participarão de oficinas e visitas monitoradas
à unidade sob supervisão dos Analistas do Sesi-SP

 

Cronograma

De acordo com cronograma já definido previamente, a Unidade Móvel de Ciência e Tecnologia cumprirá a seguinte agenda na região:

 

  • - 01/04 a 12/04 – Pirapozinho
  • - 12/04 a 26/04 – Narandiba
  • - 26/04 a 10/05 – Mirante do Paranapanema
  • - 10/04 a 24/05 – Marabá Paulista
  • - 24/05 a 07/06 – Presidente Epitácio
  • - 07/06 a 21/06 – Presidente Prudente

 

Os locais onde a unidade se instalará serão definidos pelas prefeituras dos municípios e são esperados mais de 4.000 atendimentos durante a passagem da UMCT na região entre abril e maio.

 

Confira alguns registros da cidade de Pirapozinho,SP 

Leia também