O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Sesi-SP Editora promove ação de incentivo à leitura em mais de 300 municípios do Estado de São Paulo

Serão doados mais de 274 mil livros para as bibliotecas das escolas públicas, das prefeituras que fazem parte do Programa Emergencial de Educação Pós-Pandemia, incluindo as atendidas pelo Sistema Sesi de Ensino.

Serão doados mais de 274 mil livros para as bibliotecas das escolas públicas, das prefeituras que fazem parte do Programa Emergencial de Educação Pós-Pandemia, incluindo as atendidas pelo Sistema Sesi de Ensino.

 Por: Arlete Vasconcelos, Comunicação Sesi-SP
28/11/202215:52- atualizado às 15:57 em 28/11/2022

Em complemento às iniciativas de apoio às escolas públicas de São Paulo, a Sesi-SP Editora iniciará ação de incentivo à leitura, em mais de 300 municípios de São Paulo. Para a ampliação do acervo das bibliotecas, serão doados mais de 274 mil livros paradidáticos para as prefeituras atendidas pelo Programa Emergencial de Educação Pós-Pandemia, como também as que fazem parte do Sistema Sesi de Ensino, que juntas somam 590 mil alunos, da educação infantil ao ensino fundamental II.

Os programas que compõe o Sesi e Senai para Todos reforçam a finalidade social das entidades. Ao estender à toda rede do Estado de São Paulo, assume o compromisso de colaborar com a melhoria do nível educacional afetado pela pandemia nos últimos anos.

Segundo o gerente da Sesi-SP Editora, Alexandre de Faria Oliveira, a doação irá favorecer o enriquecimento das bibliotecas escolares com obras de conteúdo de relevância social, cultural e educacional.

Em estudo realizado no ano de 2019, denominado “Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolares”, em parceria entre o Instituto Pró-livro (IPL), Insper e a empresa OPE Sociais, conforme amplamente divulgado pela imprensa, foi avaliado o impacto das bibliotecas escolares nos índices de desenvolvimento educacional, que aponta também a interferência do acervo como um indicador importante.

 

 

“A doação das nossas publicações está alinhada ao objetivo macro e urgente de aumentar os índices de desenvolvimento educacional e propiciar meios de redução de um dos índices de maior preocupação do sistema educacional brasileiro, o analfabetismo funcional”, conclui Oliveira.

O início da distribuição está previsto para a segunda quinzena de novembro de 2022, por meio de Termo de Doação. São 612 títulos diferentes, escolhidos a partir de curadoria técnica educacional, levando em consideração a faixa etária dos alunos das escolas públicas. O total de obras doadas será condizente com a quantidade de alunos em cada município.

As bibliotecas da própria rede escolar do Sesi-SP e das Estações Sesi de Cultura serão contempladas, possibilitando o acesso a obras relevantes para o desenvolvimento dos alunos.


Sobre o Programa Emergencial Educacional Pós-Pandemia

Leia também