O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Especialistas da Rede escolar Sesi-SP analisam 2º dia do ENEM

A segunda etapa do ENEM 2025 apresentou questões de Matemática e Ciências da Natureza alinhadas com o material didático do Movimento do Aprender utilizado na rede SESI-SP

A segunda etapa do ENEM 2025 apresentou questões de Matemática e Ciências da Natureza alinhadas com o material didático do Movimento do Aprender utilizado na rede SESI-SP

 Por: Douglas Takasu Bomfim de Oliveira e Juliana Pimentel da Silva
17/11/202516:11- atualizado às 16:11 em 17/11/2025

Neste domingo, 16/11, aconteceu o segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2025. A prova foi composta por 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

 

Ciências da Natureza 

A prova de Ciências da Natureza abordou questões sobre temas da Química, Física e Biologia, incluindo a leitura e interpretação de dados em gráficos, tabelas e imagens. Os conceitos apresentados nas questões da prova dialogam com os conteúdos presentes no material didático do SESI-SP- Movimento do Aprender do Ensino Médio. 

Em Química, assim como na prova do ano anterior, as questões deram grande ênfase às relações químicas que ocorrem no meio ambiente e no cotidiano. A prova exigiu a compreensão e aplicação dos conceitos de radioatividade e eletroquímica e, também como no ano anterior, trouxe questões sobre equilíbrio químico e química orgânica. Os conteúdos de química estiveram atrelados aos impactos ambientais, à sustentabilidade e à água.  

Em Biologia, diferente da prova anterior, apareceram poucas questões de ecologia, trabalhando as relações ecológicas e evolução, além de ciclos biogeoquímicos. As áreas de biologia celular e fisiologia animal, assim como no ano anterior, foram bastante abordadas, incluindo questões sobre funcionamento de organelas celulares, metabolismo celular e microbiologia, além de uma questão interdisciplinar e exigindo conhecimentos de Física. Ainda que menos numerosas, foram abordadas questões sobre genética mendeliana e imunologia. 

Já em Física, em comparação ao ano anterior, a prova manteve equilíbrio, mas com mudanças nos focos. Antes, destacavam-se ondulatória, termodinâmica (calorimetria), eletrostática e cinemática vetorial, com óptica pouco presente e ausência de hidrostática. 

Na prova deste ano, embora a presença de ondulatória tenha se mantido, a abordagem foi ampliada para incluir tanto acústica quanto óptica, especialmente no estudo do funcionamento do olho humano. A termodinâmica também esteve presente, porém focalizada em transmissão de calor e condutividade térmica de materiais. Diferentemente do ano anterior, houve questões de dinâmica — com destaque para o plano inclinado — e conteúdo de eletricidade envolvendo resistores e campo elétrico. Além disso, surgiu o Princípio da Independência dos Movimentos de Galileu, que não havia sido mencionado no ano anterior. Outro ponto de diferença foi o uso de ondas eletromagnéticas em um contexto aplicado ao cotidiano, como o funcionamento de um sistema de alarme.

 

Matemática 

Assim como nas edições anteriores, as questões de Matemática do ENEM 2025 apresentaram uma abordagem contextualizada e interdisciplinar, explorando situações do cotidiano e temas de relevância social. A prova trouxe uma distribuição equilibrada dos conteúdos, com forte presença de ideias que envolviam proporcionalidade, representação por meio de expressões algébricas e interpretação de dados. Esses temas apareceram em enunciados extensos, que exigiam leitura atenta e a mobilização de estratégias diversas, alinhando-se ao entendimento de que a Matemática deve ser aplicada a problemas reais. 

Outro ponto observado foi o destaque para questões que exploravam análises e interpretações de gráficos, especialmente gráficos de setores e de colunas, assim como tabelas e representações visuais diversas, reforçando a importância desses conhecimentos e justificando a presença contínua no material didático do SESI-SP. Também estiveram presentes questões envolvendo combinatória e probabilidade, áreas e volume de figuras espaciais e planas e as conversões de unidades de medida, com foco em situações práticas que exigiam raciocínio lógico e compreensão dimensional. A abordagem de conteúdo foi tão importante quanto o processo de resolução, pois muitas questões permitiam diferentes caminhos, valorizando a construção do raciocínio matemático e a autonomia do estudante — postura coerente com as práticas docentes embasadas no referencial curricular da rede SESI-SP. 

Ademais, a avaliação evidenciou a importância de conhecimentos que deveriam estar plenamente consolidados pelos estudantes, pois são trabalhados desde o Ensino Fundamental. Operações com números racionais nas formas decimal e fracionária, conversão de unidades, proporção e porcentagem foram amplamente retomadas, servindo como base para resolver problemas mais complexos apresentados no exame. 

Em síntese, a segunda etapa do ENEM 2025 reafirmou a importância de um ensino integrado e contextualizado, ao apresentar questões de Matemática e Ciências da Natureza alinhadas com o material didático do Movimento do Aprender utilizado na rede SESI-SP. A coerência entre os recursos didáticos, os programas e os projetos do SESI-SP com os conteúdos da prova evidenciam a solidez de uma proposta pedagógica que privilegia a interdisciplinaridade, o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos. Dessa forma, os(as) estudantes do SESI-SP tiveram acesso a repertórios essenciais que não apenas contribuíram para um bom desempenho no exame, mas também para uma formação que transcende a reprodução de métodos e favorece uma compreensão significativa do mundo.

 

 

Especialistas SESI-SP:

Douglas Takasu Bomfim de Oliveira - Analista Técnico Educacional – Matemática | SESI-SP 

Juliana Pimentel da Silva - Analista Técnico Educacional – Ciências da Natureza | SESI-SP 

Leia também