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Especialistas da Rede Escolar Sesi-SP analisam o 1º dia do ENEM

Além da presença de 10% a mais dos inscritos em relação a 2024, o tema da redação sobre o envelhecimento na sociedade brasileira foram alguns dos destaques desta edição do Exame

Além da presença de 10% a mais dos inscritos em relação a 2024, o tema da redação sobre o envelhecimento na sociedade brasileira foram alguns dos destaques desta edição do Exame

 Por: Prof. Dra. Fabiana de Andrade e Prof. Ma. Mariana Pimentel Lopes de Souza
10/11/202515:56- atualizado às 16:51 em 12/11/2025

Neste domingo, 09/11, 3,5 milhões de pessoas participaram do 1º dia da prova do ENEM 2025, totalizando 73% de presença e um aumento de 11% em relação aos inscritos em 2024. Em cinco horas, os(as) candidatos(as) precisaram se organizar para responderem as 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além disso, também foi aplicada a redação com um tema que surpreendeu a todos os palpites iniciais: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

 

Ciências Humanas ENEM 2025 

Na prova de Ciências Humanas, o ENEM 2025 seguiu o padrão dos anos anteriores, trazendo temas atuais e importantes para o exercício da cidadania e de uma educação pautada nos direitos humanos. Em geral, as questões apresentaram textos menores e questões mais diretas, porém com um rigor maior em relação ao vocabulário e às articulações entre conceitos e análise na interpretação sobre problemas e fenômenos atuais. Em menor número, foi proposta a leitura de imagens, charges e mapa, possibilitando que o(a) aluno(a) mobilizasse linguagens diversas e articulasse repertórios das ciências humanas de forma perspicaz. O ENEM 2025 apresentou questões criativas e bem elaboradas, bastante próximas da forma como o SESI-SP pensa e desenvolve seus recursos e material didáticos. A formação SESI-SP voltada para um(a) estudante crítico, reflexivo e preparado para atuar sobre os problemas sociais de forma democrática e cidadã, certamente, fez a diferença na resposta às questões propostas pelo ENEM 2025 nesse primeiro dia de prova.

Diante disso, é importante ressaltar o investimento do ENEM 2025 na interdisciplinaridade ao longo de toda a prova. Temas como questões étnico-raciais, participação cidadã, mudanças climáticas e ambientais, transição energética, tecnologia, ética, uso de fontes de informação comprovadas, direitos fundamentais, respeito às diversas religiões, combate à desigualdade e violência de gênero, idadismo/etarismo e outras formas de discriminação atravessaram as questões e áreas do conhecimento organizadas para esse domingo. Todos esses temas são amplamente abordados e debatidos de diversos pontos de vista pelos componentes de Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

 

Linguagens e Redação ENEM 2025

A prova de Linguagens apresentou uma identidade fortemente marcada pela diversidade cultural, pela valorização das vozes historicamente marginalizadas e menorizadas e pela reflexão crítica sobre a sociedade contemporânea, características tradicionais do exame, que consolidou seu papel como uma avaliação que ultrapassa o domínio técnico da linguagem, buscando articular leitura, cidadania e sensibilidade social. Além disso, este ano chama a atenção da presença de um texto para um bloco de questões, o que torna a prova menos longa e cansativa.

Destacou-se a pluralidade de gêneros textuais e vozes autorais, havendo a presença de crônicas, textos publicitários, poemas, reportagens, e verbetes foram explorados de modo a exigir do candidato a capacidade de compreender diferentes propósitos comunicativos e linguagens verbais e não verbais. O estudante do SESI-SP, por meio dos simulados do Para Gabaritar, teve a oportunidade de se preparar para tais temáticas ao longo do ano. Em 2025 ficaram de fora o gênero quadrinho e a charge esteve presente em apenas uma questão para os candidatos que optaram por fazer a prova de Espanhol como língua estrangeira. A prova dialogou intensamente com temas de inclusão e representatividade, como nas questões sobre os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, a valorização de mulheres pretas atletas, o feminicídio, a pressão estética e a violência simbólica contra a mulher. Também foi notável o espaço dado às discussões sobre diversidade linguística brasileira e reconhecimento das religiões e culturas afro-brasileiras e indígenas, evidenciando um compromisso com a pluralidade cultural e linguística do país. Os estudantes precisavam demonstrar estar atentos a estas discussões, sendo capazes de interpretar criticamente os textos dados pelas questões, como é incentivado no Movimento do Aprender, material didático dos estudantes SESI-SP.

O campo literário foi representado por autores de diferentes épocas e estilos, estando presente Visconde de Taunay, que trouxe o Romantismo, Gilka Machado, remetendo ao Simbolismo, e Marcelino Freire, com "Contos Negreiros", questão que conectou a literatura contemporânea às pautas de raça, sofrimento e saúde mental, sendo este último tema um prenúncio do tema da redação.

Essa presença de autores diversos reafirmou a vocação da prova de promover o diálogo entre tradição e contemporaneidade, mostrando que a literatura segue sendo um espelho das tensões sociais e subjetivas.

Em línguas adicionais, tanto Inglês quanto Espanhol reforçaram uma abordagem intercultural e crítica. Em Inglês, surgiram vozes potentes como Angela Davis, representante do pensamento antirracista, e Joy Harjo, uma autora indígena do povo Muscogee, o que reforça o protagonismo de grupos minorizados. As temáticas abordaram o Halloween sob olhar crítico, o racismo, a valorização dos povos originários e uma reflexão geracional sobre a chamada “geração snowflake”, sugerindo uma leitura social da linguagem. Em Espanhol, os textos de Nacho Vegas e Silvio Rodríguez trouxeram o diálogo entre música, memória e engajamento político, enquanto as questões sobre diversidade linguística, origem das palavras e geração alfa enfatizaram o dinamismo e a evolução dos usos linguísticos.

Já em Arte, a prova reafirmou o caráter político e social da produção estética brasileira. Obras de Adriana Varejão e Dalton Paula foram exploradas para discutir os efeitos da colonização, a representação de corpos negros e indígenas e o protagonismo feminino, como no caso da etnia Jenipapo-Kanindé. A menção à Ilha do Ferro, com sua arte feita a partir de materiais do cotidiano, também revelou o apreço pela criatividade popular e pelas formas alternativas de expressão.

De modo geral, a prova de 2025 apresentou um caráter fortemente humanista, crítico e inclusivo. Privilegiou o olhar atento às questões sociais, raciais, de gênero e de diversidade cultural e linguística, além de ressaltar o papel formador da arte, da literatura e da comunicação na construção de um sujeito consciente. Ao exigir interpretação, empatia e análise sensível de múltiplas linguagens, o exame reafirmou o ENEM como uma avaliação que busca mais do que decodificação textual, busca também formação cidadã e reflexão sobre o mundo contemporâneo. O estudante do SESI-SP, incentivado a ser autônomo e crítico durante toda sua trajetória escolar, não encontrou grandes dificuldades ao realizar a prova.

O tema da redação do ENEM 2025, “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, surpreendeu por fugir das grandes apostas deste ano, como mudanças climáticas e adultização precoce, e por retomar uma questão de cunho demográfico e social, com fortes implicações econômicas e culturais. A escolha do tema é pertinente e atual, considerando o acelerado envelhecimento populacional do Brasil revelados pelas últimas pesquisas do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e seus impactos diretos sobre o mercado de trabalho, a previdência, a saúde pública e as formas de convivência intergeracionais. Trata-se de um assunto que exige do candidato não apenas sensibilidade social, mas também capacidade de análise estrutural, compreendendo como o envelhecimento afeta a dinâmica do desenvolvimento nacional.

Para desenvolver uma redação consistente, era essencial que o candidato articulasse diferentes dimensões do envelhecimento, ou seja, biológica, social, cultural e econômica, demonstrando domínio sobre o processo de transição demográfica brasileira. Era esperado o uso de dados e conceitos como bônus demográfico, produtividade e longevidade, relacionando-os à qualidade da educação, à saúde e à desigualdade social. Além disso, a proposta de intervenção no ENEM deve se mostrar viável, ética e bem fundamentada, respeitando os direitos humanos e apontando estratégias estruturais e sustentáveis. No caso do tema deste ano, o estudante deveria apontar caminhos para lidar com o envelhecimento populacional e seus impactos sociais e econômicos. Em um contexto marcado pela precarização das relações de trabalho e pelo crescimento do emprego informal, torna-se ainda mais urgente formar trabalhadores mais qualificados e produtivos, capazes de atuar em setores que agreguem valor à economia e sustentem o país diante do aumento dos gastos com saúde e previdência decorrentes do envelhecimento da população. Era importante que o candidato falasse sobre a necessidade de o Brasil buscar um novo ciclo de desenvolvimento, baseado no aumento da produtividade, e que valorize o potencial de contribuição das pessoas idosas à sociedade. Outro aspecto que poderia ser citado é o fato de ser indispensável estimular um ambiente empresarial e industrial eficiente e competitivo, com redução de barreiras comerciais e tributárias e custos menores de produção, a fim de ampliar a capacidade produtiva nacional. Por fim, uma perspectiva a ser levada em consideração é a da saúde mental e a forma como cada pessoa tem o direito a envelhecer a depender das oportunidades garantidas pelo meio no qual está inserida, como o texto dado na coletânea sobre pessoas que adentram à velhice após uma vida sofrendo com racismo.

Por outro lado, alguns erros poderiam comprometer a nota do candidato. Entre eles, o mais grave seria restringir a discussão ao aspecto assistencialista, tratando o idoso apenas como figura frágil e dependente, o que limitaria a complexidade do debate. Outro equívoco recorrente seria ignorar a relação entre envelhecimento populacional e economia, deixando de discutir o impacto na produtividade e na sustentabilidade da previdência e da saúde pública. Também não seria uma boa escolha adotar uma abordagem pessimista ou estigmatizante, reforçando preconceitos etários ou reduzindo a velhice a um “problema social”.

Em síntese, a redação do ENEM 2025 exigiu reflexão crítica, repertório sociocultural consistente e maturidade argumentativa para compreender o envelhecimento como um desafio coletivo e estrutural. Embora tenha surpreendido ao não seguir as apostas temáticas do ano, o tema se mostrou uma oportunidade valiosa para avaliar a capacidade dos candidatos de pensar o futuro do país diante das transformações demográficas e sociais que moldarão as próximas décadas. A área de Ciências Humanas do SESI-SP está atenta ao fenômeno social abordado na proposta de redação do ENEM, desenvolvendo reflexões desde direitos humanos, ética e políticas públicas até análise da dinâmica populacional e estrutura etária. Certamente, o estudante SESI-SP pôde escrever uma boa redação, interpretando a coletânea sem grandes dificuldades e estando munido de um excelente repertório.

É importante indicar, por fim, que os temas trabalhados nas questões do ENEM 2025 são mobilizados não apenas em sala de aula, mas também em atividades e projetos desenvolvidos pelo SESI-SP como o Juventudes em Diálogo, Juventudes Antimisoginia, o Papo Supremo e atividades locais desenvolvidas nos 140 Centros Educacionais em todo o estado. Podemos afirmar, portanto, que nosso material didático, programas e projetos trouxeram repertórios fundamentais para os(as) alunos(as) SESI-SP realizarem uma boa prova nesse primeiro dia. Estamos certos de que esse entendimento se seguirá no próximo domingo, 16/11, quando será realizado o segundo dia de prova com os conteúdos de Matemática e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

 

Boa preparação a todos e todas as estudantes!

 

 

Especialistas SESI-SP:

Prof. Dra. Fabiana de Andrade - Analista Técnico Educacional - Filosofia e Sociologia | SESI-SP 

Prof. Ma. Mariana Pimentel Lopes de Souza - Analista Técnico Educacional - Linguagens | SESI-SP 

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