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Equipes de Barra Bonita e Osvaldo Cruz vencem etapas regionais do Torneio Sesi de Robótica realizadas no Hotel Sesi Epitácio

Após a conclusão da Sesi I e II, quatro equipes seguem para fase nacional da FIRST Lego League (FLL) que ocorre em março de 2026 em São Paulo

Após a conclusão da Sesi I e II, quatro equipes seguem para fase nacional da FIRST Lego League (FLL) que ocorre em março de 2026 em São Paulo

 Por: Paulo Ribeiro - Comunicação Sesi-SP
01/12/202510:21- atualizado às 15:31 em 01/12/2025

 

O Hotel Sesi Epitácio recebeu entre os dias 24 e 28 de novembro a etapa regional do Torneio Sesi de Robótica da FIRST Lego League (FLL). Divididas em duas seletivas (Sesi I e Sesi II), as equipes foram desfiadas a colocar em prática os seus conhecimentos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para "cavar mais fundo" em descobertas que ajudarão a construir um mundo melhor. Além disso, os cerca de 400 estudantes apresentaram os seus projetos de inovação aos juízes e competiram na mesa de missões com os robôs que construíram e programaram. As equipes Biotech, de Barra Bonita, e Eagles, de Osvaldo Cruz, foram as campeãs da categoria principal do evento, a Champion’s Award, e conquistaram vaga para a fase nacional.

 

           

Equipes participaram de duas seletivas (Sesi I e Sesi II) no Hotel Sesi Epitácio - Foto: Natally Machado Alves/Sesi-SP 

 

O tema da temporada 2025/2026 é UNEARTHED, que pode ser traduzido como “desenterrar”. O objetivo é levar competidores de 9 a 15 anos a explorarem as camadas do solo para descobrir ideias e aprendizados inspirados na arqueologia. Nessa modalidade, as equipes projetam, constroem e programam robôs com tecnologia LEGO® SPIKE™ Prime para cumprir missões em campo, enquanto desenvolvem projetos de pesquisa e vivem os Valores Essenciais (Core Values) da competição, como respeito, trabalho em equipe e cooperação.

 

Segundo Caio de Godoy Camargo, supervisor técnico educacional do Sesi-SP, a robótica educacional tornou-se indispensável para o desenvolvimento das competências e habilidades exigidas no presente. Ele ressalta que se trata de uma prática inclusiva, voltada a todos os estudantes e não restrita apenas aos que participam de competições. “Assim como outras competências permitem o desenvolvimento de diferentes habilidades aos estudantes, como por exemplo as esportivas, a robótica é enxergada por nós como sendo um esporte para a mente, estimulando em cada criança e jovem a capacidade de raciocínio e competências como resiliência, trabalho em equipe, respeito, entre outras”, explica.

 

Quais foram os projetos de inovação campeões?

A Biotech, de Barra Bonita, que foi a equipe vencedora da Regional Sesi I, apresentou como projeto de inovação a proposta para criar o ArqTech, que seria um kit de ferramentas arqueológicas multifuncionais, sustentáveis e de baixo custo. O conjunto é composto por um cabo com rosca universal e ponteiras removíveis, que podem ser trocadas de forma rápida e prática durante as atividades de escavação, de acordo com a necessidade do arqueólogo.

 

Além disso, o cabo possui um pincel acoplado, permitindo a remoção cuidadosa de sedimentos e poeira sem danificar os materiais encontrados, tornando o processo mais eficiente e preciso. “Ele é produzido em impressoras 3D utilizando filamento ecológico, o que garante sustentabilidade e baixo custo. O Kit pode ser confeccionado por qualquer pessoa em um laboratório Fablab ou Sesi Maker, ampliando seu acesso e impacto na comunidade arqueológica”, explica Ana Maria Papili Pagini, orientadora de educação digital e técnica da equipe.

 

Biotech, do Sesi de Barra Bonita, conquistou o Champion's Award da seletiva Sesi I

 

No caso da equipe Eagles, da Escola Sesi de Osvaldo Cruz, os estudantes realizaram uma pesquisa detalhada, indo a campo para conversar com especialistas e encontrando um ponto que chamou a atenção de todos. O processo de peneiração manual, indispensável para encontrar vestígios nas escavações, gastava cerca de 36% de todo o tempo da expedição, sendo um processo lento de muito esforço físico dos arqueólogos. “Assim, nossos estudantes propuseram a criação da Arqueosift, uma peneira automática e vibratória que otimiza o tempo em até 3 vezes e diminui o esforço físico neste processo”, detalha o orientador de educação digital e técnico da equipe Vinícius Machado Rossini.

 

Para validar a solução, a Eagles levou seu projeto para testes em campo, deslocando-se até um sítio arqueológico na cidade de Irapuru, SP, onde foi possível comprovar a eficiência da solução, que é apresentada de forma portátil, acessível e sustentável, impactando diretamente no modo de fazer arqueologia.

 

Eagles, do Sesi de Osvaldo Cruz, foi a equipe campeã da seletiva Sesi II

 

Próximas etapas

Neste ano, além das duas etapas realizadas em Presidente Epitácio, o calendário do Torneio Sesi de Robótica conta ainda com as seguintes datas:


Local: CAT Sesi de Mogi das Cruzes

FLL Etapa 3 (equipes do Sesi-SP) – 04/12

 

Local: Escola Sesi de Jundiaí – Luiz Latorre

FLL (escolas públicas e ONGs) e STEM Racing (equipes do Sesi-SP) – 12/12

FLL (escolas particulares e equipes de garagem) e STEM Racing (equipes do Sesi-SP) – 13/12

FLL Etapa 4 (equipes do Sesi-SP) – 16/12

FTC (escolas públicas, privadas e Sesi-SP) – 16 e 17/12


“Além de participarem de atividades de iniciação científica, pesquisas com especialistas e validação de projetos, os estudantes também desfrutam de momentos de lazer, o que torna a experiência em Epitácio prazerosa. Essa combinação faz do evento algo bastante completo. O resultado desta etapa regional nos deixou muito contentes”, ressalta Daniele Ortiz Hoffmann Bonício, coordenadora técnica educacional do Sesi-SP.

 

A unidade do Hotel Sesi Epitácio é conhecida como a "Casa da Robótica" em São Paulo

 

Como saldo das duas etapas realizadas em Epitácio, quatro equipes da rede escolar do Sesi-SP irão disputar a etapa nacional durante o Festival Sesi de Educação previsto para acontecer de 6 a 8 de março de 2026, em São Paulo.

 

Confira as equipes premiadas e as classificadas para a fase nacional 

Seletiva Regional Sesi I

Seletiva Regional Sesi II

Champion’s Award

 

Campeão  

SESI Biotech – Barra Bonita 

 

2º finalista  

Robotics School - Ourinhos 

 

3º finalista  

Pardoboots – Sta. Cruz do Rio Pardo 

 

Campeão  

Eagles – Osvaldo Cruz

 

2º finalista  

Red Rabbit - Americana

 

3º finalista  

Sesi Megasnakes - Boituva 

Core Values

Vencedor  

Thunderbóticos – Rio Claro 

 

2º finalista  

Vórtex – Bauru

 

Vencedor  

Armadillos - Tatuí

 

2º finalista  

Robobio – Presidente Prudente 

 

Projeto de Inovação

 

Vencedor  

SESI Rangers – Igaraçu do Tietê 

 

2º finalista  

Startech – Avaré 

 

 

Vencedor  

Fox Head – Presidente Epitácio

 

2º finalista  

Minds Robótic - Jardinópolis

 

Design do Robô

 

Vencedor  

Robotic Generation – São José do Rio Preto 

 

2º finalista  

Golden Fish - Limeira

 

 

Vencedor 

FocaBô - Matão

 

2º finalista 

Fran Robots - Franca

 

Desempenho do Robô

 

Vencedor  

Robotics School - Ourinhos 

 

2º finalista  

Robotic Generation – São José do Rio Preto 

 

 

Vencedor 

Eagles – Osvaldo Cruz 

 

2º finalista 

Armadillos - Tatuí

 

Técnico/Mentor Destaque

 

Vencedor  

Patricia Liessi

Physis Robotics – Araçatuba 

 

 

Vencedor  

Vitor Hugo Quatroque

Sesi Red Hammer – Presidente Prudente

 

Estrela Iniciante

 

Vencedor  

Crocodilos – Catanduva 

 

 

Vencedor  

BioSpark – Presidente Prudente

 

Desafio do Robô (*prêmio extraoficial)

 

Vencedor  

Robotics School - Ourinhos 

 

2º finalista  

Robotic Generation – São José do Rio Preto 

 

 

Vencedor  

Armadillos – Tatuí 

 

2º finalista  

Fran Robots - Franca

 

Equipes classificadas para o Nacional

 

Biotech – Barra Bonita 

Robotics School - Ourinhos 

 

 

Eagles – Osvaldo Cruz

Red Rabbit - Americana

 

Equipes suplentes (Nacional)

Pardoboots – Sta. Cruz do Rio Pardo 

Thunderbóticos – Rio Claro 

Robotic Generation – São José do Rio Preto 

 

Sesi Megasnakes - Boituva 

Armadillos – Tatuí

Robobio – Presidente Prudente

 

 

 
Confira alguns registros do Torneio Sesi de Robótica (Sesi I e Sesi II)


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