Município é um dos vencedores da segunda edição do Prêmio Programa Alfabetização Responsável (PAR) 2024, iniciativa idealizada pelo Sesi-SP e Fiesp
31/10/202511:58- atualizado às 12:21 em 31/10/2025
Na última quinta-feira (30), o Sesi-SP e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) entregam ao município de Pedreira o espaço Sesi Maker, laboratório educacional com tecnologia de ponta, como reconhecimento pelo destaque na alfabetização de crianças na idade certa.

O Prêmio Programa Alfabetização Responsável (PAR) reconhece os municípios que se destacaram na alfabetização de crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental, com base em dados públicos referentes ao ano de 2023.
Todos os 645 municípios paulistas são avaliados automaticamente, sem necessidade de inscrição por parte das prefeituras. Os critérios incluem o desempenho dos alunos das redes municipais e o nível socioeconômico das cidades, com análise técnica realizada em parceria com o Instituto Ayrton Senna, Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Associação de Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo e Canal Futura.
Os municípios premiados recebem, em regime de comodato, um laboratório educacional Sesi Maker, equipado com tecnologia avançada, mobiliário e ferramentas para práticas pedagógicas. O pacote inclui a atuação de um Orientador de Educação Digital do Sesi-SP, que auxilia os professores no desenvolvimento das ações pedagógicas e no funcionamento do espaço.
Neste ano, além de Pedreira, outros sete municípios recebem o espaço Sesi Maker. Os laboratórios de fabricação digital permitem que os estudantes desenvolvam projetos interdisciplinares, ampliem suas experiências de aprendizagem e cultivem criatividade, autonomia e espírito colaborativo.
Na primeira edição do Prêmio PAR, realizada em 2023, oito municípios foram contemplados com o Sesi Maker: Mirante do Paranapanema, Brejo Alegre, Braúna, Meridiano, Pinhalzinho, Guariba, Fernandópolis e Franca.
A continuidade da premiação reforça o compromisso do Sesi-SP e da Fiesp com a valorização da alfabetização e o fortalecimento da educação pública por meio da tecnologia.
O Programa Alfabetização Responsável (PAR), do Sesi-SP, é uma iniciativa lançada em 2023 para apoiar os municípios paulistas na alfabetização das crianças na idade certa, oferecendo formação gratuita a professores e gestores.
Em 2024, mais de 533 mil estudantes e 36 mil professores e gestores de escolas municipais no estado de São Paulo foram beneficiados pelo PAR. Desde o início de 2025, o Sesi-SP ampliou a atuação do programa em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Alfabetiza Juntos SP.
Em dois anos de existência, o Prêmio PAR já contemplou 16 municípios com laboratórios Sesi Maker, reforçando o compromisso do Sesi-SP e da Fiesp com a valorização da alfabetização e o fortalecimento da educação pública por meio da tecnologia.