Equipe Sorobóticos disputará a RoboCupJunior Americas SuperRegional 2026, em Toronto, entre os dias 22 e 25 de outubro, após conquistar pódios nas etapas regional, estadual e nacional na OBR Artística em 2025
Por: Isabelle Santos | Comunicação Regional SESI-SP
13/10/202611:52- atualizado às 14:42 em 13/10/2026

Beatriz, Yasmim, Catarina e Gabriel se preparam para a RoboCupJunior Americas SuperRegional 2026. Foto: divulgação
Quatro alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola SESI Sorocaba representarão a cidade na RoboCupJunior Americas SuperRegional 2026, que será realizada entre os dias 22 e 25 de outubro, em Toronto, no Canadá. Integrantes da equipe Sorobóticos, Beatriz Rezende, Catarina Lemes, Gabriel Alves e Yasmim Guedes competirão na modalidade OnStage, que combina robótica, tecnologia e expressão artística em apresentações com robôs autônomos.
Na categoria OnStage, as equipes são desafiadas a projetar, construir e programar robôs autônomos capazes de protagonizar apresentações ao vivo. As performances podem envolver dança, teatro, contação de histórias, jogos e outras formas de expressão, explorando recursos tecnológicos para surpreender e envolver o público.
Além de demonstrar habilidades de programação e robótica, a modalidade valoriza a criatividade, a inovação, o trabalho em equipe e a integração entre humanos- robôs e os elementos cênicos.
A classificação para a etapa internacional é resultado de uma trajetória iniciada em 2025. Naquele ano, a equipe Sorobóticos conquistou o primeiro lugar nas etapas Regional e Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na modalidade Artística, além do segundo lugar na etapa Nacional.
Desde então, a equipe intensificou a preparação para o desafio, aprimorando os robôs e aperfeiçoando a apresentação. O trabalho envolve não apenas o desenvolvimento tecnológico, mas também a integração entre os movimentos dos robôs, a participação dos estudantes e os elementos do cenário.
“Para essa importante etapa internacional, os estudantes aperfeiçoaram seus robôs autônomos, desenvolvendo uma apresentação que integra, de forma sincronizada, os movimentos dos robôs, a interação dos membros da equipe e os elementos do cenário, proporcionando maior impacto visual e tecnológico”, explica Erivaldo Gomes de Melo, orientador de Educação Digital do SESI Sorocaba.
Outro foco da preparação foi a adaptação da encenação e da apresentação para o inglês. A iniciativa busca preparar os estudantes tanto para a avaliação quanto para a comunicação e a troca de experiências com equipes de diferentes países.
A participação na RoboCupJunior Americas SuperRegional 2026 representa uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos desenvolvidos ao longo da formação, ampliar o repertório tecnológico e vivenciar experiências de colaboração e aprendizagem em um ambiente internacional.
Com uma trajetória de resultados expressivos e meses de preparação, a equipe Sorobóticos embarca rumo a Toronto pronta para apresentar seu trabalho e representar Sorocaba em um grande desafio internacional de robótica educacional.