O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Começa a semana de formação de professores para a volta às aulas da rede escolar Sesi-SP

O encontro Saber em Ação 2022 fomentará a importância do planejamento coletivo, numa perspectiva de integração de ideias, conexões com as diversas áreas de conhecimento e união de toda a comunidade escolar na busca pela qualidade nos processos de ensino e aprendizagem

O encontro Saber em Ação 2022 fomentará a importância do planejamento coletivo, numa perspectiva de integração de ideias, conexões com as diversas áreas de conhecimento e união de toda a comunidade escolar na busca pela qualidade nos processos de ensino e aprendizagem

 Por: Sarah Teixeira, Sesi-SP
20/01/202212:16- atualizado às 11:14 em 10/03/2022

Anualmente, a rede escolar Sesi São Paulo abre o ano letivo com a realização de uma semana formativa para fomentar o pensamento e o debate sobre todas as questões que refletem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Na edição de 2022, os cerca de 3.900 professores e outros 2.300 agentes educacionais como diretores, coordenadores pedagógicos, inspetores e bibliotecários, se reúnem entre os dias 20 a 25 de janeiro, nas 142 escolas da instituição por todo o Estado de São Paulo, sob o tema Planejamento integrado: Da Educação Infantil ao Ensino Médio.   

Isso porque o Sesi-SP compreende que as melhores aprendizagens acontecem como processo de construção coletiva, advindo do diálogo entre professores, alunos e escola. Atrelada a isto, a temática deste ano enfatiza o planejamento para a compreensão, inspirado nos autores, Wiggins e Mctighe, “que agregam positivamente para a superação dos desafios dos últimos anos”, segundo Ivy Sandim, gerente de Educação Básica da rede escolar. 

“O processo de acolhimento e resgate da identidade e pertencimento dos estudantes e professores com as nossas escolas também determinam o sucesso das aprendizagens. Além da semana de formação, durante o ano letivo investiremos em momentos destinados às relações, às discussões sobre convivência ética nas escolas, e sobre como aprimorar as situações de aprendizagem de todos os estudantes. Nossa intenção é unir toda a comunidade escolar na busca por uma escola equitativa e acolhedora”. 

Fotos: Karim Kahn/Fiesp

 

Professores em cena 
Durante o evento o corpo docente também poderá escolher por uma trilha formativa com temas como Afetividade, Metodologias Ativas, Multiletramentos, Pesquisa na Escola, entre outros que impulsionarão os professores e gestores a refletirem sobre suas ações enquanto educadores. “Queremos avançar, progredir na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, assim como em nossa concepção de ensino, partimos de uma mobilização por meio de questionamentos que devem ser discutidos, refletidos com total profundidade”.

Educação em família
Em pesquisa realizada pelo movimento Todos pela Educação, em 2014, foi avaliado o perfil de pais de alunos entre 4 e 17 anos, e o levantamento demonstrou que apenas 12% deles acompanham o desempenho dos filhos na escola, comparecem às atividades escolares e/ou têm relação próxima com crianças e jovens. Nas escolas do Sesi-SP o comprometimento das famílias é incentivado desde o princípio. No último dia da programação do Saber em Ação 2022, por exemplo, haverá uma recepção e interação com as famílias dos alunos. 

“Para nós, a integração com a família é um aspecto cuidado com muito carinho e respeito. Investimos em ações que aproximam a família do ambiente escolar e, acima de tudo, na partilha dos compromissos firmados para desenvolvimento da aprendizagem de nossos estudantes. Esperamos que seja um início de ano letivo permeado por esperanças, pela transparência das responsabilidades e que seja uma ótima oportunidade para os recomeços, conexões e confiança nas relações” afirma Ivy.  

Início das aulas 
Este ano as 142 escolas do Sesi-SP, iniciarão o ano letivo no dia 25 de janeiro, no modelo presencial e com a presença dos familiares dos alunos, podendo o formato das aulas variar entre as unidades de acordo com as determinações dos órgãos de saúde pública e decretos municipais. Segundo Ivy, o foco da instituição em 2022 está em aprimorar a qualidade do ensino, do currículo e da avaliação, e celebrar a implantação do Novo Ensino Médio e da EJA Profissionalizante.

 

 

 

Leia também