O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Alunos do Ensino Médio do SESI Santos ganham desafio de negócios promovido pela UNIMAR na Semana do Jovem Empreendedor  

 Por: Sesi Santos
28/03/202315:24- atualizado às 10:07 em 09/05/2023

 

Nos dias 18 e 19 de março, a Associação Comercial de Santos promoveu o 1º SJE Weekend, lançando para alunos um Desafio de Negócios, encerrando, assim, a 14ª Semana do Jovem Empreendedor. A atividade foi patrocinado pela UNIMAR, empresa de agenciamento marítimo, e teve a coordenação do SEBRAE.

O SJE Weekend desafiou alunos de Universidades da região e também do Ensino Médio do SESI a encontrarem a solução para um problema levantado pela patrocinadora: ‘’ Como diminuir o prejuízo causado pelo no-show de cargas agendadas que não se apresentam em tempo hábil para o embarque’’. 

O SESI de Santos contou com uma equipe formada por Gabriella Farias Cardoso, Iasmim Pazzeto Xavier, Miguel Andrade da Cruz, Steffano Mansoreitch Clemente, Stella Borges de Souza Passos e Waldemar Renato de Oliveira Batista, acompanhados pela coordenadora pedagógica, Tatiana Sousa. Diante a proposta pedagógica da escola SESI, em que os alunos já estão habituados a trabalhar em equipe, realizaram pesquisas e buscaram as soluções para problemas apresentados, colocando em prática todos conhecimentos e habilidades durante as aulas na escola.

 

A solução inovadora dos alunos foi a criação de um software de gestão de cargas, com algoritmos matemáticos que podem monitorar e prever, em até 4 dias anteriores ao prazo, se a carga não chegará, acionando, dessa forma, uma lista de espera e garantindo preenchimento do espaço no navio.

Após a apresentação e avaliação das propostas de todas as equipes para uma banca examinadora, os alunos do SESI conquistaram o 1º lugar do desafio e, como prêmio, poderão conhecer um pouco dos bastidores do Porto de Santos, numa visita de escuna monitorada, em que terão a oportunidade de aprender mais sobre o dia a dia da exportação de cargas.

Segundo a Coordenadora Pedagógica, Tatiana Sousa, “Foi muito gratificante acompanhar os estudantes nesses dois dias de trabalho intenso. Eles mergulharam de cabeça para encontrar a solução para o desafio, trabalharam em grupo, reforçando laços. Chegaram sem muita pretensão, imaginando que, por estarem no Ensino Médio, não teriam chance de competir de igual para igual com universitários. Enfrentaram dificuldades, por não dominarem o assunto, sentiram cansaço, pela extensa programação, mas se divertiram e se surpreenderam com seu desempenho. Foi emocionante ouvir o anúncio dos campeões, apesar de que, para mim, por tudo o que fizeram, já eram campeões absolutos.”

Leia também