O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Saiba mais sobre os estudos da Nova EJA e EJA Profissionalizante que iniciam em maio de 2024

Preencha o formulário de interesse da EJA, gratuitamente, e aproveite a oportunidade de conclusão da Educação Básica e de Certificação Profissional.

Preencha o formulário de interesse da EJA, gratuitamente, e aproveite a oportunidade de conclusão da Educação Básica e de Certificação Profissional.

 Por: Isabel Cleary, comunicação Sesi-SP
23/11/202312:04- atualizado às 10:51 em 15/03/2024

O SESI-SP está com inscrições abertas para Educação de Jovens e Adultos, com a Nova EJA e a EJA Profissionalizante, no site da entidade. Os programas são gratuitos e visam proporcionar a conclusão da Educação Básica para aqueles que não tiveram a oportunidade de finalizá-la. A Nova EJA contempla o Ensino Fundamental anos finais (do 6° ao 9° ano) e o Ensino Médio (do 1° ao 3º ano), enquanto a EJA Profissionalizante, em parceria com o SENAI-SP, oferece certificação profissional em um dos cursos oferecidos no programa. 

Um diferencial da Nova EJA é o Reconhecimento de Saberes, que reconhece e aproveita os conhecimentos formais e informais dos estudantes, possibilitando a redução do tempo de conclusão do curso. Na EJA profissionalizante, que inclui também o ensino básico, o estudande terá uma certificação profissional ao concluir também um dos cursos do SENAI-SP. No total, são oito opções: Almoxarife, Assistente de RH, Assistente de controle e qualidade, Controlador e programador de produção, Costureiro sob medida, Desenhista de moda, Inspetor de Qualidade e Operador de computador 

Em ambos os programas, 80% das aulas serão ministradas a distância e 20% em encontros presenciais em uma das 50 escolas do SESI-SP no estado de São Paulo, garantindo flexibilidade e acessibilidade para os estudantes. A idade mínima para ingresso é Fundamental Anos Finais, a partir dos 15 anos de idade; e o Ensino Médio, a partir dos 18 anos de idade.

O SESI-SP quer contemplar o maior número possível de trabalhadores da indústria. Para atingir este objetivo, possui uma equipe especializada para atender as empresas que desejam matricular seus funcionários, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de suas equipes. Esta iniciativa está em linha com práticas ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), cada vez mais necessárias e valorizadas no mundo corporativo.

 

Rita Figueiredo, Supervisora Educacional do SESI-SP, explica que o compromisso da instituição é proporcionar oportunidades educacionais de qualidade, agregando valor à vida de crianças, jovens e adultos. “Acreditamos que a educação é o principal instrumento para transformar vidas, e estamos comprometidos em oferecer oportunidades de aprendizado inclusivas e de qualidade, reconhecendo o potencial e a vontade dos estudantes de construir um futuro melhor”, diz Figueiredo.  

Jeferson Sakai, gerente de Qualidade de Vida do SESI-SP, complementa: “Nosso objetivo é oferecer conhecimento e possibilidades de crescimento pessoal e profissional, contribuindo para o desenvolvimento tanto dos estudantes quanto das empresas parceiras que buscam investir no aprimoramento de seus colaboradores. 

 

Histórias que inspiram 

Jacira Cardoso, 60 anos, cozinheira e aluna da EJA do SESI-SP, explica o que a motivou a retomar os estudos: "Eu estudei bem pouco, há mais de 40 anos. E eu só não estudei porque o meu marido me impediu, por ciúmes. E quando eu era solteira, meu pai também não deixava. Aí, no ano passado, eu voltei a estudar no SESI-SP com a EJA, e diferentemente do passado, meu marido agora me espera terminar a aula para irmos para casa juntos. Meu filho e meu neto também me incentivam muito a continuar estudando. Eu fico muito feliz de aprender a ler e poder ir a um banco, a um médico. Sem estudo a gente não é ninguém, e o que a gente aprende, ninguém tira de nós”.

 

 

Vanessa Nascimento, 42 anos, auxiliar de limpeza e aluna da EJA, compartilha sua experiência: "É complicado você ser mãe, tomar conta de um lar e estudar ao mesmo tempo. E por isso, eu tive que parar de estudar. Chega um ponto da nossa vida que achamos que temos que viver naquele 'quadrado', mas a vida não é assim. Temos que deixar as janelas abertas e voar. Eu gosto do que eu faço, mas agora tenho novos sonhos e objetivos de vida, e agora quero me tornar uma assistente social. O quanto eu puder sonhar e ir além, eu quero ir”.

 

Os estudos da Nova EJA e EJA Profissionalizante iniciam em maio de 2024. Os interessados podem preencher os formulários de intenção, logo abaixo até o dia 26 de abril de 2024.

 

Para as empresas parceiras, a iniciativa é uma forma de reforçar as práticas de ESG, já que demonstra o compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores. 

 

 

Para os estudantes, é uma oportunidade de recuperar o tempo perdido e alavancar seu projeto de vida, já que os conteúdos aprendidos em todos os cursos agregam conhecimento e experiência para diferentes atuações.

 

 

 

Em caso de dúvida, entrar em contato:

 

Telefone: 0800 876 8894 | WhatsApp: (11) 98125-6775
Horário de atendimento: das 8h às 17h - de segunda a sexta-feira

Leia também