O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Consciência negra nas escolas do Sesi-SP: instituição atua durante todo o ano letivo por educação antirracista

Para refletir a data-símbolo, 20 de novembro, alunos da rede produziram material para enriquecer o aprendizado de toda a comunidade escolar

Para refletir a data-símbolo, 20 de novembro, alunos da rede produziram material para enriquecer o aprendizado de toda a comunidade escolar

 Por: Karina Costa e Sarah Toledo, comunicação Sesi-SP
17/11/202315:46- atualizado às 17:38 em 30/11/2023

No Sesi-SP, situações sociais como diversidade, inclusão e equidade, fazem parte do currículo escolar, ou seja, estão presentes no material didático e na prática docente. Quando os assuntos partem dos interesses dos estudantes, ou quando são vivenciados na vida social, incluindo a escola, as conexões no currículo são realizadas e novas propostas, como assembleias estudantis, espaços de diálogo e campanhas sociais ocorrem, num movimento que estimula o protagonismo, a responsabilidade social e o sujeito como atuante na sociedade. Assim, e permeados pela busca por uma sociedade mais igualitária e justa, estudantes da rede, decidiram criar um material para a ampliação das compreensões sobre o Dia da Consciência Negra.

 

Para demonstrar a constância curricular, o compromisso dessas juventudes com um país mais justo e a luta e a resistência da população negra até os dias de hoje, os estudantes da rede Sesi-SP  se debruçaram sobre o tema em diferentes atividades: dança, música, literatura, debates, reconhecimento da produção intelectual de pensadores negros e reflexões sobre futuros possíveis estão entre as ações desenvolvidas nas escolas do Sesi-SP, seja em sala de aula ou em iniciativas para toda a comunidade escolar.


Confira algumas das iniciativas

 

Exposição

 

 

A partir da exposição fotográfica “Não parece, mas é racismo”, os alunos da escola Sesi de Igaraçu do Tietê refletiram sobre a temática, com intervenções realizadas pelos docentes e pela curadora da mostra, Isabel Silva. Na ocasião da reunião com as famílias, os estudantes apresentaram a exposição aos presentes, para ampliar as reflexões sobre o tema.
Atividade na Escola Sesi de Igaraçu do Tietê

 

Concurso cultural

 

 

A arte foi a linguagem eleita pela escola Sesi de Pirassununga para abordagem da temática. O concurso “A arte pela educação antirracista” reuniu trabalhos dos alunos de toda a unidade.
Atividade na Escola Sesi de Pirassununga

 

História e cultura afro-indígena

 

 

Em Ribeirão Pires, a escola convidou membros de povos originários para resgate e reconhecimento da história afro-indígena. As atividades contaram com a participação da Cacica Jaqueline Haywã, da advogada Jacque Cipriany, de Messias Gingaê, com o grupo de capoeira Gingaê Camará, além de exposição de trabalhos realizados pelos estudantes.
Atividade na Escola Sesi de Ribeirão Pires

 

Ancestralidade

 

 

Os alunos de Ribeirão Preto revisitaram a história do continente africano anterior à narrativa de violência e de opressão escravista. Ao pensar ancestralmente foram estimulados à também refletirem sobre a construção de futuros desejáveis para a população preta.
Atividade na Escola Sesi de Ribeirão Preto

 

Palestra com especialistas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

 

 

A escola Sesi de Leme convidou especialistas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para uma conversa sobre conscientização e letramento racial, entre os assuntos abordados. Uma exposição inspirada na boneca Abayomi também faz parte das atividades pensadas pela escola.
Atividade na escola Sesi de Leme

 

Produção intelectual negra

 

 

Djamila Ribeiro e Carolina Maria de Jesus, vozes importantes da literatura brasileira, e autoras de  “Pequeno Manual Antirracista” e “Quarto do Despejo”, respectivamente, terão suas obras debatidas nas escolas de São Carlos (unidade Vila Izabel) e Votorantim. Já nas unidades de Boituva e Cerquilho, está programado um afro-sarau, em que os alunos vão realizar apresentações baseadas na produção intelectual negra.
Livros “Pequeno Manual Antirracista” e “Quarto do Despejo”

 

  

Beleza negra

 

 

A escola Sesi de Cruzeiro pautou a temática a partir de uma conversa com os alunos sobre as raízes afro-brasileiras, sua cultura, história e desafios. Uma oficina de confecção de adereços esteve na proposta de atividades e os alunos aprenderam a fazer turbante.
Atividade na escola Sesi de Cruzeiro

                                  

Passeata

 

 

"Dia de Consciência Negra é todo dia!” é o mote dos trabalhos desenvolvidos na escola Sesi de Regente Feijó. Debates sobre injustiças raciais, conversas sobre singularidades e diversidades, contação de história, apresentação de dança e rap, além de uma caminhada para conscientização da população local estiveram entre as ações.
Atividade na escola Sesi de Regente Feijó

 

Batalha de rima e mesa redonda

 

 

Alunos e professores da escola Sesi de São João da Boa Vista estão desenvolvendo uma semana de atividades com mesa-redonda, além de uma conversa com a advogada Dy Lourdes, primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Academia de Letras da cidade. Também na programação prevista para ocorrer a partir de 21/11, a escola recebe o coletivo Batalha de Báskara, um grupo local que atua com batalha de rimas e fará uma intervenção cultural na unidade com os estudantes.
Alunos do Sesi de São João da Boa Vista

 

 

Festival Afrominuto

 

 

É parte do currículo escolar dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio do Sesi-SP a participação no Festival Afrominuto, que compõe a Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra (Flink Sampa), organizada pela Universidade Zumbi dos Palmares.

No ano de 2022, Rafaella Tosi, aluna do Sesi de São Bernardo do Campo, foi a vencedora do festival com um vídeo sobre o homenageado da edição, o escritor brasileiro Mário de Andrade. Com a repercussão, a hoje estudante do 3º ano do Ensino Médio, junto a professora Ilvanita de Sousa Barbosa, de Língua Portuguesa, teve a oportunidade de participar de uma gravação especial para o programa "Negros em Foco", da TV Cultura.

Programa "Negros em Foco", da TV Cultura.
Assista à participação da aluna e professora do Sesi de São Bernardo a partir dos 15 minutos de vídeo.
Em 2023, os estudantes Andrew Gutiama, Kierann Gutiama e Sâmela Fogaça do Sesi Tatuí-SP foram os vencedores na categoria Ensino Médio com um vídeo em stop motion sobre a história da jornalista, repórter e apresentadora Glória Maria.
Vídeo Concurso FLINK SAMPA/2023 - AfroMinuto - "Inspiradora Glória Maria"

   

Para saber mais sobre as atividades que estão acontecendo nas escolas do Sesi-SP, informe-se diretamente na unidade escolar em que o aluno está matriculado.

 

Leia também