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Educação com propósito: caminhos para alfabetizar com equidade

Em participação no Congresso de Educação Básica da Bett Brasil, SESI-SP apresentou experiências transformadoras em alfabetização e formação de professores

Em participação no Congresso de Educação Básica da Bett Brasil, SESI-SP apresentou experiências transformadoras em alfabetização e formação de professores

 Por: Sarah Toledo, comunicação Sesi-SP
05/05/202515:27- atualizado às 15:30 em 05/05/2025

Durante o Congresso de Educação Básica da Bett Brasil 2025, o SESI-SP marcou presença com um painel dedicado à alfabetização e à formação de professores, reforçando seu compromisso com o fortalecimento da educação pública. A participação fez parte da programação oficial da maior feira educacional da América Latina e trouxe reflexões potentes sobre o papel das redes de apoio à aprendizagem, com foco no Programa Alfabetização Responsável (PAR) e no trabalho do Centro de Desenvolvimento Educacional (CEDE).

Laor Fernandes de Oliveira, gerente de Projetos Educacionais do SESI-SP, destacou o papel do CEDE como resposta concreta ao chamado nacional por melhores índices de alfabetização. “É importante reconhecer o que aconteceu. O CEDE surge justamente para apoiar as iniciativas de alfabetização no estado de São Paulo, com formações de professores e gestores. Acreditamos que é por meio da formação que conseguiremos garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas no tempo certo”, afirmou.

 

Foto: Karim Kahn / Sesi-SP

 

Laor também ressaltou que as formações não se limitam à língua portuguesa, mas também incluem a alfabetização matemática, sempre ancoradas em práticas potentes e baseadas na realidade dos professores. “Por isso o PAR começa com a Educação Infantil, com os professores de crianças de 4 e 5 anos. Não se trata de antecipar a alfabetização, mas de construir as bases que permitirão que ela aconteça de forma adequada no momento certo”, completou.

Já Karina Drumond, supervisora técnica educacional, defendeu a importância do uso de dados na tomada de decisão e da valorização dos profissionais da educação como formadores dentro de suas redes. “Não dá mais para tomarmos decisões sem olhar para os dados. Precisamos estabelecer metas e acreditar que todos são capazes: o aluno, o professor, o coordenador. Essa cultura de altas expectativas aliadas à construção de metas claras é o que torna possível a alfabetização na idade certa”, pontuou.

A mesa também contou com o depoimento da professora Daniela Santos da Silva, da rede pública de Redenção da Serra, que compartilhou sua experiência com a formação do PAR. Em sua fala, destacou a importância da diferenciação pedagógica no contexto das salas de aula cada vez mais heterogêneas. “Precisamos adaptar as atividades, trabalhar com agrupamentos e manter um olhar atento para todos os alunos, inclusive aqueles que não têm diagnóstico, mas apresentam dificuldades. A afetividade é essencial nesse processo. O professor que não se conecta com o aluno dificilmente consegue conquistá-lo e promover avanços”, afirmou.

Após um ano de implementação do PAR na cidade em que leciona, Redenção da Serra, os resultados já apontam avanços significativos na aprendizagem das crianças. Um dos marcos mais simbólicos foi o domínio da escrita do próprio nome: 100% dos estudantes passaram a acertar a grafia, frente aos 88% registrados antes da formação. Em língua portuguesa, o desempenho na avaliação diagnóstica saltou de 77% para 86% de acertos. Já em matemática, o crescimento foi igualmente expressivo, com os estudantes alcançando 88% de acerto, em comparação aos 76% obtidos anteriormente. Os dados refletem o impacto positivo das formações oferecidas pelo PAR e o engajamento dos educadores locais na construção de práticas mais efetivas e sensíveis às necessidades dos alunos.

 

Foto: Karim Kahn / Sesi-SP

 

O painel do SESI-SP na Bett Brasil 2025 reforçou a importância da formação continuada, da escuta ativa dos profissionais da rede pública e do uso estratégico de dados para transformar a alfabetização em uma realidade concreta e equitativa em todo o estado de São Paulo.

 

Programa Alfabetização Responsável – PAR 

A alfabetização infantil é uma responsabilidade coletiva. Ler e escrever abrem portas para o mundo e representam os primeiros passos para formar cidadãos conscientes e participativos. Com essa perspectiva, o SESI-SP criou o Programa Alfabetização Responsável (PAR), que oferece gratuitamente formação para professores e gestores das redes municipais e disponibiliza recursos pedagógicos inovadores.

O programa visa fortalecer o processo de alfabetização na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, assegurando que ocorra no momento mais adequado ao desenvolvimento infantil.

Um dos destaques da iniciativa é o Prêmio PAR, que reconhece os municípios paulistas com melhores resultados em alfabetizar no tempo certo. As cidades vencedoras recebem como premiação um Espaço Sesi Maker, com laboratório de fabricação digital, equipamentos de última geração e instrutor do SESI-SP.

 

Resultados (2024):


419 municípios beneficiados 
26.022 professores atendidos 
511.647 alunos impactados 
8.726 gestores contemplados 
86.361 avaliações lançadas no AVA

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