O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Alunos do Sesi Campinas Amoreiras realizam 1º Campeonato de Robôs Sumôs

O evento reuniu conceitos da Robótica em um momento de desafio e descontração entre as 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

O evento reuniu conceitos da Robótica em um momento de desafio e descontração entre as 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

25/11/202214:38- atualizado às 15:50 em 13/12/2022

No dia 11 de novembro, a manhã dos alunos do Ensino Médio do Sesi Campinas Amoreiras foi de conhecimento e competição durante o 1º Campeonato de Robôs Sumô do Sesi Campinas.

O projeto teve como objetivo utilizar robôs-sumô, equipamentos utilizados em competições estudantis regionais e nacionais da área, como instrumento gerador de interesse dos alunos do Ensino Médio para o estudo do desenvolvimento da programação, mecânica e elétrica na disciplina de Robótica, além de engajar os alunos na competição, fabricação, montagem e divulgação de suas equipes.

A metodologia empregada para a construção do robô foi a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL – Problem Based Learning), uma forma de aprendizado que estimula os alunos a serem proativos e regerem seu aprendizado, principalmente por meio de discussões.

Para Raquel Gomes, professora de Robótica, ficou claro que esse tipo de estratégia atua diretamente no aumento do interesse dos alunos pela área de tecnologia e serve de motivador aos que irão ingressar na carreira acadêmica de nível superior.

Em vários países, as competições de robô são atrativas nas escolas, que desenvolvem competições dos mais variados tipos, com o objetivo de agregar conhecimento aos alunos e desenvolver conceitos abordados durante o curso, isso inclui a nossa a unidade de Campinas, com o Time Nióbio”, disse Raquel. “Dessa forma, baseando-se em regras de competições oficiais praticadas em várias instituições de ensino, foram desenvolvidos 26 robôs de combate modalidade sumo autônomo”.

Inspirada na competição de alguns países, o Sesi Campinas seguiu os mesmos princípios do desafio: os robôs entram em uma arena e precisam retirar o adversário para fora dela, por meio de técnicas e força. O robô precisa operar de forma autônoma, sem o controle dos alunos e precisa ser capaz de identificar o adversário, empurrá-lo para fora do “tatame” e reconhecer esse espaço físico para se manter dentro dele até o fim da disputa.

Parabéns aos alunos motivados que colaboraram com a organização e o sucesso desse evento. Parabéns, também, ao time vencedor, Anúbis, da 2ª série B, composta pelos alunos Alicia Conaggin de Almeida, Gabriel Coelho, Giovanni Andrade Ribeiro, Gustavo Felipe Moreira Dias, Gustavo Henrique da Silva, Juan Correia de Souza, Júlia Vitória de Trindade, Keyla Fernanda Schali Bonini, Maria Clara Barbosa de Mello, Maria Eduarda Bonfim de Jesus Osório, Marcus Vinicius de Araujo Lopes, Otávio Augusto de Oliveira Belizario, Victor Hugo Neves dos Santos e Vitor Chinchette Lopes.

E ao vice-campeão, Aton, da 2ª série G, com os alunos Arthur Prestelo, Beatriz Muniz, Felipe Wodewotsky, Gabriele Fernandes, Gabriele Belline, Heloisa Mendonça, Kamily Zitei, Luana Sousa, Luisa Andrade, Maria Eduarda Lopes, Matheus Moita, Pedro Wilson, Pedro Freitas, Vinicius Alves e Thiago de Freitas.

 

Imagens divulgação

Leia também