Menu Site
 Por: Núcleo de Comunicação da Divisão de Educação
22/01/2018 13:16 - atualizado às 16:08 em 30/01/2018

 

Robótica Educacional é um programa de atividades práticas que ampliam o conhecimento científico e tecnológico, estimulam a criação, a experimentação, o trabalho em equipe e desenvolvem habilidades múltiplas nos estudantes, englobando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.

 

No SESI-SP, todos os estudantes têm a oportunidade de aprender por meio da robótica de acordo com seu nível natural de desenvolvimento. No ensino fundamental I, há duas aulas semanais, dedicadas aos conceitos de montagem com kits básicos. E no quarto ano, eles passam a ter introdução à programação em uma sequência didática que fundamenta o raciocínio lógico.

 

No ensino fundamental II, é a hora de ampliar os conceitos aprendidos em montagem e programação. Para isso, os estudantes constroem robôs autônomos, com a utilização de motores e sensores. Esses processos acontecem nas aulas de ciências e matemática. Os robôs traduzem na prática muitos conceitos teóricos trabalhados nesses componentes e expõem os alunos a novos métodos de resolução de problemas.

 

Já no ensino médio, os educandos aprendem novas tecnologias, como o Arduíno, e meios de programação mais complexos, aumentando a gama de conhecimentos e possibilidades para novas construções. Nesse período, a robótica educacional é uma ferramenta importante no ensino de física para realizar experimentos práticos e aplicados, trabalhando com coleta de dados, criação de hipóteses e suas conclusões.

 

Durante as aulas, os estudantes são expostos a problemas do cotidiano de forma que sejam propostas soluções inovadoras através da tecnologia, estimulados à criatividade, aplicando tudo que foi aprendido em robótica ao longo da vida escolar. Além disso, desde 2009, eles têm a oportunidade de participar de torneios de robótica nacionais e internacionais, conquistando resultados bastante expressivos.

LEIA TAMBÉM