O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Alunos do Sesi Itapetininga conquistam Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro com novo recorde

O recorde histórico foi alcançado durante a 45ª edição da Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 25 e 28 de setembro na Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, RJ.

O recorde histórico foi alcançado durante a 45ª edição da Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 25 e 28 de setembro na Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, RJ.

 Por: Amanda Campos | Comunicação Regional SESI
02/10/202317:46- atualizado às 16:54 em 27/10/2023

Os talentosos estudantes da equipe Lyra Dragons, representando com destaque o SESI Itapetininga, continuam a marcar presença no emocionante cenário das competições de foguetes de garrafa PET. Nessa trajetória, acrescentaram mais um feito notável à sua lista de conquistas: estabeleceram um recorde extraordinário de 475,7 metros na categoria de vinagre e bicarbonato de sódio.

O recorde histórico foi alcançado durante a 45ª edição da Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 25 e 28 de setembro na Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, RJ. Este evento reuniu escolas de todo o país, destacando-se como o maior e mais prestigiado encontro do gênero. O feito extraordinário da equipe tornou-se um marco nesse palco de inovação e excelência científica.

 

Imagem divulgação

 

Ao todAo, 77 equipes participaram, e a equipe do SESI Itapetininga, formada pelos alunos Angela Bergamin, Leonardo Leme, Maria Julia e Yan Pinheiro, todos do 3º ano do ensino médio e orientados pelo professor de física Rodrigo Raffa, sagrou-se campeã na Jornada. Além do 1º lugar, a equipe também obteve o 4º melhor lançamento, de 322 metros, resultados que refletem a consistência do trabalho desenvolvido pela equipe.

“O objetivo da competição consiste em atingir o máximo alcance horizontal ao lançar foguetes impulsionados por uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Por esse motivo, os lançamentos são executados de forma oblíqua, em vez de vertical, adotando um ângulo preciso de 45º em relação à superfície.” Explica o professor e orientador dos alunos, Rodrigo Raffa

As competições de foguetes integram a cultura STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), onde projetos são concebidos a partir das habilidades e competências de diversas disciplinas interligadas, visando enfrentar desafios e resolver problemas.

Este é o terceiro campeonato conquistado pela equipe apenas este ano, e, para adicionar à grandiosidade de suas realizações, eles superaram seu próprio recorde anterior de 387,8 metros na Copa Americanense de Foguetes.

Os quatro alunos, desde o início do ano, são bolsistas de Iniciação Científica Júnior, acumulando uma experiência significativa com mais de 200 lançamentos de foguetes, entre testes e competições oficiais.

 “Esses jovens dedicados têm trabalhado incansavelmente desde março de 2022, destacando-se não apenas pela quantidade de lançamentos, mas também pela consistência e comprometimento ao longo desse período.” Finaliza o professor, orgulhoso de seus alunos. 

 

Imagens divulgação 

 

 

 

Leia também