O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Alunos do Sesi Itapetininga batem recorde nacional em torneio de lançamento de foguetes

Esse é o segundo título conquistado pelos estudantes em competições que inspiram a aplicação das ciências de forma lúdica e prática

Esse é o segundo título conquistado pelos estudantes em competições que inspiram a aplicação das ciências de forma lúdica e prática

 Por: Sesi Itapetininga
23/08/202315:32- atualizado às 11:40 em 11/09/2023

No último fim de semana, um feito verdadeiramente notável foi alcançado pela equipe de foguetes "Lyra Dragons" do SESI Itapetininga, que se sagrou campeã da Copa Americanense de Foguetes. O evento, que reuniu 80 equipes do estado de São Paulo, no campus do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, na cidade de Americana, emergiu como uma celebração empolgante de engenhosidade e engenharia, culminando com a equipe de Itapetininga estabelecendo um novo recorde nacional na categoria de foguetes de garrafa PET impulsionados por vinagre e bicarbonato de sódio.

Durante a competição, engenheiros da NASA e outras instituições aeroespaciais marcaram presença desempenhando o papel de avaliadores dos projetos desenvolvidos pelos estudantes. Além de compartilharem valiosas experiências, esses especialistas transmitiram mensagens inspiradoras, encorajando os jovens a prosseguirem em carreiras científicas, com um destaque especial para o campo aeroespacial.

Sob a orientação do professor Rodrigo Raffa, a equipe do SESI Itapetininga alcançou um feito impressionante ao lançar um foguete que percorreu uma distância notável de 387,8 metros. Essa proeza não apenas colocou a equipe à frente das demais competidoras, mas também resultou na quebra do recorde nacional prévio, garantindo-lhes o título inconteste na modalidade.

É importante ressaltar que esta não é a primeira vez, mas sim a segunda vitória neste ano, sendo a primeira na Copa Paulista de Foguetes em Sorocaba, da equipe composta pelos alunos do terceiro ano do ensino médio: Angela Bergamin, Leonardo Leme, Maria Julia e Yan Pinheiro. Essa nova conquista reitera a consistência da estratégia adotada pelos estudantes e a experiência que acumularam em diversos torneios ao longo do tempo”, declarou o professor.

O professor Rodrigo Raffa destaca que o prêmio recebido reflete o reconhecimento da notável jornada acadêmica trilhada pelos estudantes, que são também bolsistas do CNPq na área de astronáutica. “Esses jovens talentosos estão encaminhados para um futuro brilhante, não apenas como vencedores de competições, mas também como profissionais que irão se destacar em qualquer área de atuação”.


A Copa Americanense de Foguetes está em sua segunda edição e tem como principal objetivo incentivar estudantes da cidade de Americana e interior do estado de São Paulo a participarem de atividades científicas de forma lúdica e prática.

 

Crédito das imagens: divulgação 

Leia também