Perguntas frequentes - SESI SP

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

  • Como são realizados a avaliação e o julgamento das práticas?

    O processo de avaliação e julgamento das práticas é realizado por uma Comissão Julgadora, composta por profissionais de organizações públicas e privadas, que atendam aos critérios de qualificação, experiência e atuação reconhecidas em responsabilidade social empresarial. São atribuídas notas com base nas informações prestadas pela empresa no Formulário de Descrição de Boas Práticas Empresariais, criado para esta avaliação.

  • O que é o PSQT?

    O Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho (PSQT) é um reconhecimento público às empresas industriais por suas práticas de responsabilidade social. Tem como foco principal a qualidade de vida dos colaboradores, o ambiente de trabalho e a inovação nos modelos de gestão na perspectiva da sustentabilidade dos negócios. Com o prêmio, o Sesi e as organizações parceiras querem prestar um reconhecimento às empresas que adotam práticas diferenciadas de gestão, mas também demonstrar sua reputação como socialmente responsáveis e os benefícios sociais, ambientais e econômicos que podem ser agregados ao seu negócio.

  • Quais são os benefícios para os premiados no PSQT?

    O PSQT promove a visibilidade das empresas, quando divulga os projetos vencedores em diversas mídias. As vencedoras geralmente atingem melhores níveis de motivação, produtividade e comprometimento de seus colaboradores, tornando-as mais competitivas e diferenciadas. A legitimidade da empresa socialmente responsável cria oportunidade de agregar ao negócio os benefícios sociais, ambientais e econômicos, fortalecendo a imagem da marca.

  • Quais são os prêmios oferecidos no PSQT?

    As empresas concorrentes recebem certificado de participação e são avaliadas em duas fases: estadual e nacional. Em cada uma destas fases, as empresas vencedoras em primeiro lugar recebem troféu e as colocadas em segundo lugar, placa de menção honrosa. Além do troféu, o primeiro colocado na etapa nacional recebe a Medalha da Ordem do Mérito do Trabalho, da Fundação Getúlio Vargas, e o seu projeto poderá ser apresentado em seminários promovidos pelo Sesi-SP; divulgado em livreto, nos meios de comunicação do Sistema Indústria, com oportunidade de disseminação das boas práticas para outras empresas e para o público em geral. As empresas que tiverem suas práticas selecionadas entre as 90 mais bem pontuadas irão compor a etapa nacional e terão direito a participar do evento de premiação nacional com dois representantes da empresa, sendo um da direção e outro dos trabalhadores.

  • Quando abre a inscrição para o próximo PSQT?

    A próxima edição do PSQT ocorrerá em 2014. Na oportunidade, o regulamento e formulário de inscrição serão disponibilizados no site: http://www.sesisp.org.br/qualidade-de-vida/responsabilidade-social-das-empresas/premio-sesi-de-qualidade-no-trabalho.

  • Quem pode participar do PSQT?

    São habilitadas a se candidatar ao PSQT empresas industriais contribuintes do Sistema Indústria e empresas industriais optantes pelo Simples. Não há cobrança de taxa de inscrição para concorrer ao prêmio.

  • Como conseguir os livros de receita do programa “Alimente-se Bem” ou “Cozinha Brasil” fora de São Paulo?

    O programa "Alimente-se Bem" é ministrado somente em São Paulo. O mesmo programa é oferecido nos demais Estados brasileiros com o nome "Cozinha Brasil". Apesar de ambos terem o mesmo conteúdo, a coordenação é distinta, ficando sob a responsabilidade do Sesi de cada Estado. Para obter informações sobre os cursos e aquisição de livros do programa 'Cozinha Brasil', favor acessar: www.portaldaindustria.com.br/sesi/iniciativas/programas/cozinhabrasil.

  • “Não beneficiário” pode inscrever seu filho, ou dependente legal, em uma escola do Sesi-SP?

    Para o 1º ano do Ensino Fundamental, a categoria Não Beneficiário será contemplada somente após serem atendidos todos os inscritos nas categorias: Beneficiário, Funcionários Sesi-SP e Senai–SP. Do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, não serão abertas as inscrições para Não Beneficiário. No Ensino Médio, os Não Beneficiários poderão se inscrever para participar do processo seletivo, concorrendo às vagas em igualdade de condições com as demais categorias.

  • Como ingressar na rede escolar do Sesi-SP?

    Para o ano letivo de 2017, o período para inscrições será de 24/10 a 03/11/2016. Neste período, o responsável pelo candidato deve realizar a inscrição online, por meio do site: www.sesisp.org.br. Será aberta inscrição apenas para as unidades e anos de escolaridade em que houver vaga.

  • Como o aluno do Ensino Médio do Sesi-SP ingressa no Ensino Técnico e Articulado no Senai-SP? Quem tem direito?

    A partir do segundo ano do Ensino Médio no Sesi-SP, o aluno pode cursar o Ensino Técnico, desde que seja classificado no processo seletivo do Senai-SP para o qual se inscrever.

  • Como obter o endereço e a etapa de ensino oferecida pela escola de interesse?

    Pelo site: www.sesisp.org.br/home/2006/unidades/unidades.asp

  • Haverá oferta de cursos para Educação Profissional Técnica de Nível Médio? Quais são os cursos oferecidos e as Unidades Escolares?

    Sim. As inscrições serão realizadas diretamente na Unidade Escolar que oferecerá o curso, em período pré-estabelecido em cronograma. Curso Técnico em Segurança do Trabalho: Centro Educacional Sesi 403 – Campinas (SP) e Centro Educacional Sesi 032 – São Paulo (SP). Curso Técnico em Lazer: Escola Sesi de Brotas (SP) e Escola Sesi de Ferraz de Vasconcelos (SP). Curso Técnico em Alimentação Escolar: Escola Sesi de Jaboticabal (SP) e Centro Educacional Sesi 416 – São Bernardo do Campo (SP). Para obter mais informações sobre as Unidades Escolares, acesse o site : www.sesisp.org.br/home/2006/unidades.asp

  • Irmão de aluno do Sesi-SP tem direito garantido à vaga?

    Não. Todos os candidatos devem passar pelo processo de inscrição e seleção. No entanto, dentro de cada categoria, os candidatos que tenham irmão matriculado na mesma escola terão prioridade no preenchimento da vaga ou no desempate.

  • Irmãos inscritos para o mesmo ano de escolaridade e na mesma Unidade têm garantia de vaga, no caso de sorteio? E no caso do processo seletivo?

    Para o 1º ano do Ensino Fundamental, concorrendo ao sorteio de vagas, se um dos irmãos for sorteado, os demais irmãos inscritos para o mesmo ano de escolaridade e na mesma escola somente terão o direito à vaga se a capacidade da sala não for ultrapassada. Para os demais anos de escolarização, o critério de ingresso é o desempenho individual, no processo seletivo.

  • Mudança de município da família do aluno implica a obrigatoriedade de o Sesi-SP conceder uma vaga na escola de destino?

    Não. O aluno tem direito garantido somente na escola em que está matriculado. A transferência somente é atendida se existir vaga para a Unidade Escolar de destino.

  • O candidato pode se inscrever em mais de uma escola do Sesi-SP?

    Não. A inscrição deve ser realizada somente em uma escola. Caso seja constatada duplicidade de inscrições, ambas serão canceladas.

  • O que é Beneficiário?

    Beneficiário é o funcionário que mantém vínculo empregatício com empresas industriais, ou equiparadas, que recolhem contribuição compulsória ao Sesi e seus dependentes legais. Para verificar a existência do recolhimento ao Sesi, é preciso consultar a área contábil ou RH da empresa na qual trabalha.

  • O que é uma Empresa Beneficiária?

    Por determinação legal, uma empresa é considerada beneficiária quando a atividade por ela desenvolvida é classificada como industrial. Caso a sua empresa seja do segmento industrial e não esteja cadastrada, procure o RH de sua empresa para mais esclarecimentos.

  • O Sesi-SP fornece material escolar?

    Sim e o material didático da rede escolar Sesi-SP deve ser adquirido conforme o ano de escolaridade e diretamente na Unidade Escolar.

  • O Sesi-SP fornece uniforme escolar?

    Não. Na rede Sesi-SP, o uniforme é padronizado e de uso obrigatório. Ele é importante tanto para a identificação como para a segurança dos alunos. Também desenvolve nos alunos o sentimento de pertencimento a um grupo, fator importante para o desenvolvimento psicossocial. É de fundamental importância que todas as peças do uniforme sejam identificadas com o nome e o ano em que o aluno está matriculado. O Sesi não possui convênio com malharias. Uniformes especificações técnicas: clique aqui
    Para fazer o download dos guias de modelagem, clique aqui.

  • O transporte escolar é oferecido pelo Sesi-SP?

    Não. O Sesi não possui transporte escolar e não mantém convênio com empresas que prestam esse serviço. O contrato deverá ser formalizado entre a família e o condutor escolar, sem qualquer intervenção da unidade escolar. Cabe à família informar ao prestador de serviço, no ato do contrato, os dias e horários de aula – entrada e saída –, inclusive nas eventuais reposições aos sábados. Os horários de entrada e saída das crianças que utilizam o transporte escolar é o mesmo dos demais alunos, sendo o cumprimento responsabilidade da família.

  • Parente (avô, tio, irmão etc.) que trabalha em empresa beneficiária do Sesi pode inscrever o menor na categoria “Beneficiário”?

    Não. O interessado deve ser filho ou dependente legal do trabalhador da Indústria contribuinte do Sesi-SP.

  • Pode-se fazer a inscrição pela Internet?

    Sim, através do site www.sesisp.org.br, quando forem abertas as inscrições e no período estabelecido pelo cronograma da Divisão de Educação. Para a Educação Profissional Técnica em Nível Médio, as inscrições devem ser feitas diretamente nas Unidades Escolares que ofertarem os cursos. Acompanhe cronograma e demais instruções por meio do site.

  • Por que o Sesi-SP não é gratuito? Há cursos gratuitos?

    O Sesi-SP instituiu a cobrança da taxa escolar para a Educação Infantil e Ensino Fundamental e mensalidade para o Ensino Médio, como forma de subsidiar, parcialmente, as despesas com Serviços Educacionais. Porém, alunos cuja renda familiar por pessoa for igual ou inferior a R$ 622,00 poderão solicitar isenção de pagamentos. Após ingresso, os interessados devem consultar diretamente a Unidade Escolar sobre a documentação necessária. A Educação de Jovens e Adultos ministrada nas escolas Sesi-SP é gratuita.

  • Quais são os horários de aula? Há turmas com horário integral?

    Os horários variam conforme o ano de escolaridade e devem ser verificados diretamente na Unidade Escolar.

  • Qual o percentual de vagas destinadas às diversas categorias profissionais?

    As vagas para o 1º ano do Ensino Fundamental são distribuídas de acordo com os seguintes percentuais: - 85% - destinadas aos inscritos da categoria “Beneficiário” - 10% - destinadas aos inscritos da categoria “Funcionário do Sesi-SP” - 5% - destinadas aos inscritos da categoria “Funcionário do Senai-SP”. A categoria Não Beneficiário será contemplada somente após serem atendidos todos os inscritos nas categorias: Beneficiário, Funcionários Sesi-SP e Senai–SP. Para os demais anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o ingresso ocorre mediante processo seletivo e todos os candidatos concorrem em igualdade de condições, conforme critérios abaixo: 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental – inscritos nas categorias Beneficiário, Funcionários do Sesi-SP e Senai-SP. 1º ao 3º ano do Ensino Médio – inscritos nas categorias Beneficiário, Funcionários do Sesi-SP e Senai-SP e Não Beneficiário.

  • Trabalhar na indústria é garantia de vaga no Sesi-SP?

    Não. Nem toda indústria pertence ao grupo econômico que faz recolhimento ao Sesi. Além disso, ainda podem existir mais interessados que o número de vagas, ou a escola de interesse não abrir inscrição para o ano desejado.

  • O que fazer para associar-se no SESI-SP?

    Os serviços oferecidos pelas unidades do Sesi-SP estão à disposição dos beneficiários da indústria, seus dependentes e comunidade conforme as possibilidades de estrutura física e grade horária de atividades disponíveis nas unidades. Para associar-se é necessário entrar em contato com os Centros de Lazer e Esportes mais próximos de seu município. Os endereços e telefones para contato encontram-se disponíveis no site www.sesisp.org.br.