O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Peça infantil Lupita estreia curta temporada em 07 de abril no Teatro do Sesi São Paulo

O espetáculo se inspira na cultura mexicana para falar com crianças sobre o tema mais misterioso da vida: a morte. Para isso utiliza de máscaras, bonecos, objetos manipulados, projeções e luz negra, interagindo com as linguagens do teatro, da palhaçaria, da música e da poesia.

O espetáculo se inspira na cultura mexicana para falar com crianças sobre o tema mais misterioso da vida: a morte. Para isso utiliza de máscaras, bonecos, objetos manipulados, projeções e luz negra, interagindo com as linguagens do teatro, da palhaçaria, da música e da poesia.

 Por: Sesi São Paulo
04/04/202217:25- atualizado às 15:00 em 18/04/2022

Em um México imaginário, a menina Lupita, de 10 anos, faz parte de uma família muito parecida com tantas outras famílias. Ela vive com a sua mãe e seu avô, que também é o seu melhor amigo. Lupita adora ouvir as histórias dele, principalmente de quando ele era bem pequeno do tamanho de um botão que cabe na palma da mão. Com seu avô, ela aprendeu a ouvir e a contar histórias. Aprendeu também que tudo é música, até o silêncio, e que nada é impossível para quem tem imaginação. A sua jornada começa com a tradicional festa do Dia Dos Mortos, que acontece todos os anos no Vilarejo de San Miguel del Corazón, mas que aquele ano seria diferente e mais especial por ser o primeiro ano da partida de seu avô. A encenação é uma viagem pela memória de Lupita, onde o público torna-se cúmplice de suas lembranças entre presente e passado. 
  

Com a reabertura dos teatros em 2022, o espetáculo Lupita chega a São Paulo para curta temporada de 07 de abril a 01 de maio no Teatro do Sesi da Av. Paulista. A reserva de ingresso deve ser feita pelo site Meu Sesi. 
  

Maiores de 5 anos que vierem conferir o espetáculo apresentado e produzido pela Pagu Produções Culturais deverão apresentar o comprovante de vacina contra a covid-19 e um documento de identificação. Além disso, o Centro Cultural Fiesp disponibiliza dispensers com álcool em gel, prezando pela segurança do público. 
  

“Lupita é uma história sobre o amor. A minha motivação nasceu do meu olhar sobre a própria vida, das perdas que vi e vivi. Da dificuldade em ver adultos lidando com situações de dores e perdas com suas crianças. Como artista e professora de teatro, é importante poder criar um espetáculo teatral que me atravesse e possa exercer em cena um tema tão delicado. ‘A vida tem dessas coisas’ e é sobre essas coisas que precisamos falar”, afirma Flávia Lopes. 
  

Antes de virar passarinho, o avô de Lupita a presenteia com um livro em branco para que ela escreva suas próprias histórias a partir de sua memória e imaginação. Dito e feito, a menina desenha uma mirabolante rota de fuga para escapar com seu avô, evitando, desta forma, que a Dona Muerte dance com ele durante os festejos do Dia dos Mortos. 
  

Não foi possível evitar o inevitável, mas para aceitar o desejo de seu avô de seguir o curso da vida, foram necessárias muitas folhas para que a pequena heroína descobrisse que o amor nunca morre e que ela e seu avô estarão unidos para sempre nas memórias e nas histórias que viveram juntos. 
  

“Tivemos como inspiração o programa do Chaves\Chapolin, as novelas mexicanas, os contos e lendas indígenas mexicanos, as músicas e as obras de artistas como Frida Kahlo e do artesão Pedro Liñares Lópes, que criou os folclóricos alebrijes. Além disso, nos consultamos com a pedagoga Alessandra Gracio, professora de educação infantil no México, e também conversamos com famílias mexicanas”, destaca Flávia, que também assina a criação das máscaras ao lado de Marise Nogueira e Maria Adélia. 
  

Em março de 2020 o espetáculo, que estava na sua segunda semana em cartaz no Teatro do Centro Cultural Oi Futuro Rio de Janeiro, teve sua temporada interrompida pelos fechamentos decorrentes da pandemia de COVID-19. Em novembro do mesmo ano, fez temporada online nas plataformas da Oi Futuro e, em abril de 2021, participou do festival online Arte em Cena do SESC-RJ. 

Junto com a temporada Online, o espetáculo ganhou uma websérie com cinco episódios, onde temas explorados no espetáculo são explicados mais a fundo, como: O dia de los muertos, os mariachis, la Catrina de los Toletis, os alebrijes e também uma oficina de confecção de máscaras. 

Sobre Flávia Lopes (Diretora) 

A atriz e diretora fundou e integrou as cias, Os Sanzussô -- Povo de Teatro, a Cia. Dos Bondrés e o Atelier Gravulo e exerce suas pesquisas na linguagem de Teatro de Formas Animadas, Palhaçaria, Bufonaria e Comicidade. Durante sua carreira trilhou um importante caminho no teatro infantojuvenil com alguns trabalhos de destaque na cena teatral, entre eles: “Leonardo -- O Pequeno Gênio Da Vinci”, onde está também como atriz (Prêmio Zilka Sallaberry 2011 de Melhor Espetáculo, Melhor Texto, Melhor Direção e Melhor Ator e indicações para Melhor Figurino e Cenário), “OIKOS” da Cia. dos Bondrés, indicado pelos Prêmios Zilka Sallaberry de Melhor texto, Melhor Espetáculo, Melhor Figurino e Cenário, Melhor iluminação, Melhor Ator e CBTIJ (Pela Pesquisa e linguagem com as máscaras e Melhor Coletivo de Atores e Atrizes) onde atua como atriz e é colaboradora dramatúrgica junto à Cia, assinou a direção de “Um Sonho Para Méliès”, com patrocínio da Oi a peça concorreu com 5 Indicações pelo Prêmio CBTIJ de Teatro e 2 Indicações pelo Prêmio Botequim Cultural, e “A História das Histórias” que em 2017 foi contemplado pelo edital 'Plateias Hospitalares‘ do Doutores da Alegria e estreou com grande sucesso de público no SESC Tijuca. 

Ficha Técnica: 

Dramaturgia e Direção: Flávia Lopes 

Direção Musical: Karina Neves e Jonas Hocherman 

Assistente de direção: Tatiane Santoro e Fernando Queiroz 

Atuação Temporada Sesi-SP: Adriano Pellegrini, Aline Marosa, Caio Passos, Gabrielly Vianna, Juliana Brisson e Tatiane Santoro 

Cenário e figurinos: Carlos Alberto Nunes 

Iluminação: Ana Luzia Molinari de Simoni 

Estrutura de bonecos: Márcio Newsland (in memoriam) 

Finalização de bonecos: Maria Adélia 

Máscaras: Flávia Lopes, Maria Adélia e Marise Nogueira 

Preparação vocal: Adriana Micarelli 

Videografismo: Guilherme Fernandes 

Perucas: Mona Magalhães 

Designer gráfico: Guilherme Fernandes 

Fotógrafo: Rodrigo Menezes 

Produção executiva: Fernando Queiroz 

Direção de Produção: Bárbara Galvão, Carolina Bellardi e Fernanda Pascoal | Pagu Produções Culturais 

Serviço: 
Espetáculo: “Lupita” 
Temporada: de 07 de abril a 01 de maio de 2022 
Dias e horários: Quintas e sextas às 11h / Sábados e domingos às 15h 
*As sessões dos dias 14, 15 e 21 de abril serão às 15h
Local: Teatro Sesi São Paulo 
Endereço: Av. Paulista, 1313 (Edifício sede FIESP) 
Informações: (11) 3322-0050 
Ingressos: Gratuitos 
Reserva gratuita de ingressos pelo site 
Classificação Livre 
Duração: 60 min. 
Lupita no Instagram: @lupitanoteatro 

 

Leia também