Experiência internacional amplia a formação dos alunos e reafirma o foco do Sesi-SP no protagonismo juvenil
Por: Marinês de Oliveira e Elaine Casimiro, comunicação Sesi-SP
20/01/202614:55- atualizado às 14:56 em 20/01/2026
Três estudantes do Ensino Médio do Sesi-SP e Senai-SP foram selecionados para participar de duas das mais prestigiadas simulações da Organização das Nações Unidas (ONU), realizadas em universidades de referência mundial: a Harvard Model United Nations (HMUN) e a Yale Model United Nations (YMUN).
Guilherme Achui, de Santa Cruz do Rio Pardo; Camila Vieira, de Jundiaí; e Caroline Borboleno, de Monte Alto, já estão nos Estados Unidos, onde permanecem até 2 de fevereiro para participar de intensos debates internacionais. A experiência oferece a oportunidade de desenvolver habilidades como diplomacia, negociação, pensamento crítico e liderança em um ambiente multicultural, reunindo jovens de diversas partes do mundo.
“Descobri as simulações da ONU durante uma live que a escola transmitiu no início de 2025. Desde então, pesquisei como poderia participar e se haveria a possibilidade de patrocínio. Após ser aprovado pelas universidades organizadoras, o Sesi-SP confirmou o custeio da minha viagem. Estou extremamente entusiasmado com essa oportunidade única que só o Sesi poderia me proporcionar”, afirma Guilherme, estudante da Escola Sesi de Santa Cruz do Rio Pardo.

A iniciativa, inteiramente subsidiada pelo Sesi-SP, reafirma o compromisso da instituição com a formação integral dos estudantes e com o desenvolvimento de futuros líderes capazes de compreender e transformar os desafios globais.