Quatro projetos inovadores representaram a rede na FENIC, realizada em Salvador, com reconhecimentos que reforçam o protagonismo estudantil e a excelência pedagógica
Por: Comunicação e Gerência de Educação Sesi-SP
18/12/202512:15- atualizado às 12:15 em 18/12/2025
A Feira Internacional de Iniciação Científica (FENIC) 2025 reuniu, entre os dias 11 e 13 de dezembro, na Escola SESI Djalma Pessoa, em Salvador (BA), projetos de destaque desenvolvidos por estudantes da Educação Básica de todo o Brasil. Voltado à divulgação científica e ao incentivo à pesquisa, o evento promoveu o intercâmbio de ideias e soluções inovadoras para desafios contemporâneos.
O Sesi-SP marcou presença com quatro projetos que evidenciam a força das práticas pedagógicas inovadoras da rede e o protagonismo juvenil. Três deles foram selecionados a partir da Jornada STEAM — iniciativa que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática — e apresentados no III Congresso Internacional de Educação Sesi-SP: Bocha Paralímpica sem Barreiras (Sorocaba), Numerândia – O Jogo Matemágico (Limeira) e Produção de Material Reciclado (Bauru). O quarto projeto, Neurotag (Andradina), foi vencedor do Makerthon Sesi-SP 2025, maratona de inovação que estimula soluções criativas para desafios reais.

Bocha Paralímpica sem Barreiras (Sorocaba)

Numerândia – O Jogo Matemágico (Limeira)

Neurotag (Andradina)
Os trabalhos foram avaliados por especialistas independentes e conquistaram importantes premiações:
A participação na FENIC reforça o compromisso do Sesi-SP com a educação científica, a inovação e a formação integral dos estudantes, valorizando a criatividade, a pesquisa e o impacto social das soluções desenvolvidas.