Metodologia do Sesi-SP de treinamento de atletas e profissionais do esporte se destaca no COB Expo 2025
Por: Priscilla Pinheiro, Sesi-SP
30/09/202514:48- atualizado às 14:48 em 30/09/2025
O Sesi-SP marcou presença na COB Expo 2025, maior feira de esportes olímpicos da América Latina, realizada entre os dias 24 e 28 de setembro, na capital paulista. O gerente de Esporte e Lazer do Sesi-SP, André Avallone, foi convidado para participar de duas mesas de debate sobre capacitação de gestores e a formação de talentos no esporte, reforçando o papel estratégico da instituição como referência em educação esportiva.
Na palestra “Treinamento e capacitação de gestores esportivos: a importância da formação continuada”, Avallone compartilhou a experiência do Sesi-SP na construção de uma metodologia única, inspirada em modelos internacionais e aplicada hoje nas 27 modalidades olímpicas e paralímpicas da instituição.


Painéis no COB Expo 2025 contaram com a participação do SESI Esporte no dia 27 de setembro.
(Foto: divulgação)
Segundo o gerente, a trajetória no polo aquático ajudou a desenvolver um olhar abrangente para os desafios da formação esportiva. “No início, organizei todo o conteúdo técnico da modalidade para que houvesse clareza do que cada treinador deveria trabalhar em cada etapa. Isso nos mostrou que, para formar atletas de maneira integral, é preciso planejar o processo com paciência, respeitando cada faixa etária”, destacou.
Esse modelo se consolidou no Sesi Esporte Academy, programa de capacitação que oferece formações contínuas em gestão esportiva, desenvolvimento técnico e gestão de pessoas. Desde 2024, mais de mil profissionais já foram impactados por cursos conduzidos por referências nacionais e internacionais. “O esporte está em constante evolução, e a formação continuada é fundamental para acompanhar esse movimento”, afirmou.
Outro ponto abordado foi a preparação para a transição de carreira dos atletas. Dentro da metodologia do SESI Esporte, jovens a partir de 15 anos são incentivados a vivenciar experiências pedagógicas e de liderança ainda durante a formação, seja atuando em aulas de cultura corporal esportiva nas escolas do Sesi-SP ou participando de visitas às famílias dos alunos.
“A transição não pode acontecer apenas quando o atleta decide parar. É preciso trabalhar a emoção e o propósito desde cedo para que ele queira retroalimentar o esporte, seja como gestor, treinador, fisioterapeuta, psicólogo ou qualquer outro profissional conectado ao esporte”, explicou Avallone.
Na segunda mesa de debate, “Gestão de academias e clubes formadores: como formar talentos e gerar impacto no esporte”, o gerente reforçou o compromisso da instituição com a sustentabilidade esportiva e com a valorização do papel do atleta como exemplo para a sociedade.
No Sesi-SP, são mais de 100 mil crianças e jovens participando das modalidades esportivas em todo o estado. Mais do que formar talentos de alto rendimento, a instituição entende que o verdadeiro papel do esporte é contribuir para a formação de cidadãos, equilibrando o comprometimento esportivo com o compromisso com os estudos e a vida em sociedade.
“Participar de um evento como o COB Expo é reforçar o nosso papel dentro da comunidade esportiva. Não apenas como formadores de atletas, mas como parceiros na construção de pessoas que aprendem, competem, estudam e se tornam cidadãos preparados para a vida”, destacou Avallone.

O SESI Esporte é um programa gratuito criado para democratizar o acesso ao esporte, fortalecer a inclusão social, a igualdade de gênero e formar atletas desde a base até o pódio, contribuindo para um Brasil mais ativo, saudável e competitivo no cenário esportivo.
As atividades do Programa Sesi Esporte acontecem nas unidades do Sesi-SP e em indústrias, prefeituras, ONGs e clubes, entre outros, por meio da vertente “Parceiros do SESI Esporte”, onde organizações públicas e privadas podem aderir ao programa contribuindo com recursos, espaços ou profissionais.