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Programa SESI Esporte - Metodologia

Toda a metodologia está alicerçado em três pilares que se complementam.

Toda a metodologia está alicerçado em três pilares que se complementam.

O Programa SESI Esporte possui metodologia própria, compreendendo uma sequência de ensino cientificamente desenvolvida que considera as múltiplas possibilidades do esporte, a participação como um princípio (inclusão), a especialização em idade adequada, a diversificação de modalidades e o jogo como um recurso pedagógico importante.

Toda a metodologia está alicerçado em três pilares que se complementam.

 

 

Pilar 1 - Participação da Família

Com a finalidade de promover a integração da família no programa, ações em aulas permanentes, eventos e reuniões de pais, buscam a participação plena da família no desenvolvimento e no acompanhamento do aluno.

Pilar 2 - Aulas, eventos e Avaliações

O 2º pilar procura envolver o aluno como um todo, observando, além do aspecto físico-motor, os aspectos afetivos e cognitivos, os quais poderão oferecer alguns parâmetros de desenvolvimento do aluno, a serem avaliados durante as aulas e em situações específicas ou em atividades extraclasse (atividades eventuais, festivais esportivos, encontros com a família etc.).

Pilar 3 - Marcadores Sociais no Esporte

O Programa SESI Esporte destaca-se por ser um programa esportivo com forte cunho social. Neste aspecto, questões que permeiam as práticas esportivas, por exemplo economia, ascensão social por meio do esporte, racismo, questões de gênero, sexualidade, habilidades motoras necessárias para a prática esportiva profissional e de lazer etc., eclodem a todo o momento nas aulas dos professores e são questões igualmente importantes, que contribuem sobremaneira para o alcance do objetivo do programa. 


Fases de desenvolvimento

São proporcionadas cinco fases de desenvolvimento de acordo com a faixa etária (em relação ao ano de nascimento), nomeadas a seguir:

 

6 a 8 anos - Fase Multiesportiva

Nesta fase, as aulas são realizadas por meio de jogos e brincadeiras, com o objetivo do desenvolvimento das diversas habilidades motoras, dos elementos da motricidade e da variabilidade de espaços e materiais.

Também são desenvolvidas as habilidades motoras de locomoção, manipulação e estabilidade. Assim como os elementos da motricidade lateralidade, motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal.

 

9 e 10 anos - Iniciação Pré-desportiva

Este nível de aprendizagem, ocorre por meio de jogos pré-desportivos, preocupando-se em dar continuidade ao desenvolvimento da fase anterior, ampliando o conhecimento básico e as vivências do maior número de modalidades esportivas. Para essa fase, é incentivada a participação em festivais esportivos. As atividades devem promover aos alunos o entendimento sobre a realização dos movimentos, sem a exigência de execução dentro de padrões rígidos, e sim de acordo com sua individualidade, contribuindo para que os alunos percebam melhor seus potenciais e limites, assim como os dos outros e sintam-se mais seguros e confiantes para aprender os gestos específicos da modalidade escolhida posteriormente.

Os jogos reduzidos, jogos pré-desportivos e as brincadeiras adaptadas podem ser utilizados como facilitadores do ensino, pois possibilitam adequar as atividades à vivência motora dos alunos. Proporciona-se, assim, maior motivação na prática, facilitando o aprendizado, envolvendo um grande número de crianças. A pretensão, nesta fase da formação esportiva, não é levar em conta os níveis físico e técnico-tático, mas propiciar a aprendizagem das regras básicas de diferentes modalidades, bem como utilizá-lo como alternativa educacional, integrando e desenvolvendo o gosto dos participantes para a prática esportiva. Nesse momento da formação esportiva, é importante que os alunos aprendam posturas básicas, realizando os movimentos diversas vezes, com variações e de forma global, desenvolvendo os pré-requisitos para a especificidade da fase posterior.

 

11 e 12 anos - Esporte 1

Os alunos optam por uma única modalidade, em que se dará sequência em Esporte 1, 2 e 3. Para o desenvolvimento da técnica, tática e regras. Para essa fase, é incentivada a participação em torneios esportivos locais.

Essa é a primeira fase da formação específica da modalidade escolhida. Assim, é o momento de desenvolver as habilidades motoras especializadas, tendo como base as habilidades fundamentais e as capacidades coordenativas desenvolvidas anteriormente.

 

13 e 14 anos - Esporte 2 

Nesta fase acontece o aperfeiçoamento (estágio autônomo) na modalidade específica desenvolvida na fase anterior. Com o refinamento das combinações das habilidades motoras. Introduzindo movimentos mais complexos, com maior exigência técnica e física.

Para adolescentes de 13 e 14 anos, o trabalho técnico é mais detalhado, pois os alunos já têm conhecimentos gerais sobre os movimentos. Assim, a concentração, o esforço e a busca pela excelência de cada um são outras questões que podem ser trabalhadas.

 

15 a 17 anos - Esporte 3

A fase Esporte 3 é a última fase do programa, então é importante que os alunos consolidem competências que contribuirão para a sua continuidade na prática esportiva de forma crítica e autônoma.

A prática de jogos adaptados ou reduzidos, a partir de situações vivenciadas pelos alunos, provocando iniciativa, imaginação e reflexão, podem favorecer a aquisição de um saber adaptado às situações causadas pela imprevisibilidade do jogo.

As combinações de jogo contidas na tática por intermédio dos jogos condicionados, voltados para o todo, nos quais as relações das partes são fundamentais para a compreensão do jogo, facilitam o processo de aprendizagem da técnica. Nesse tipo de aula, o jogo é decomposto em unidades funcionais sistemáticas nas quais os princípios do jogo regulam a aprendizagem. As ações técnicas são desenvolvidas com base nas ações táticas, de forma orientada e provocada. As atividades devem promover nos alunos a cooperação com seus companheiros, a integração ao coletivo e a oposição aos adversários. Devem mostrar ao aprendiz as possibilidades de percepção da situação de jogo, contribuindo para a sua tomada de decisão, ao elaborar uma solução que resolva os problemas que surgem com respostas motoras mais rápidas diante das atividades dos companheiros e adversários. 

 

 

 


 

Acesso ao SESI-SP

Acompanhante de aluno com idade igual ou menor a 10 anos

Nas unidades do SESI-SP o acesso de crianças com idade igual ou menor a 10 anos, deve acontecer obrigatoriamente com a presença de um responsável legal ou adulto maior de 18 anos (indicado pelos responsáveis legais), conforme procedimento padrão para acompanhantes sem a carteirinha de associado.

 

Quando o acesso ocorrer na presença do responsável legal que possuí a carteirinha de associação do SESI:

O aluno apresentará a carteirinha do SESI, com o ticket indicando a atividade praticada, dias e horários, e o responsável legal apresentará a carteirinha de associação do SESI.

Caso o responsável legal não consiga acompanhar o aluno com idade menor ou igual a 10 anos nos horários das atividades, ele poderá autorizar um adulto maior de 18 anos, conforme o procedimento abaixo:

O responsável legal deverá comparecer a secretária única (conforme procedimento local), apresentar o RG do aluno, documento com foto do responsável legal (RG com CPF, carteira de habilitação ou passaporte) e uma cópia de um documento com foto do responsável indicado. O Responsável legal deverá preencher e assinar o documento Esp_001_Anexo 013 “Termo de autorização de acompanhante do PAF”, elaborado pelo departamento jurídico do SESI - SP.

Quando o acesso do aluno acontecer presença de um responsável legal que não possua carteirinha de associação do SESI:

O responsável legal após a confirmação de inscrição do aluno em uma atividade, deverá comparecer a secretária única da unidade correspondente do SESI, apresentando o RG do aluno e um documento com foto do responsável legal (RG com CPF, carteira de habilitação ou passaporte) e se necessário documento legal que comprove a guarda provisória ou definitiva do aluno, para aquisição da Carteirinha Especial de Acompanhante de Aluno.

Caso o responsável legal não consiga acompanhar o aluno com idade menor ou igual a 10 anos nos horários das atividades, ele poderá autorizar um adulto maior de 18 anos, conforme o procedimento abaixo:

O responsável legal deverá comparecer a secretária única (conforme procedimento local), apresentar o RG do aluno, documento com foto do responsável legal (RG com CPF, carteira de habilitação ou passaporte) e uma cópia de um documento com foto do responsável indicado. O Responsável legal deverá preencher e assinar o documento Esp_001_Anexo 013 “Termo de autorização de acompanhante do PAF”, elaborado pelo departamento jurídico do SESI - SP.

O aluno com idade igual ou menor a 10 anos, não será autorizado a acessar as instalações do SESI-SP, na ausência de um adulto maior de 18 anos conforme os procedimentos informados acima.

 


 

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