O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

SESI-SP recebe nono título internacional em torneios de robótica

O torneio mundial FLL Western Edge Open aconteceu na Califórnia de 12 a 14 de maio e reuniu 73 equipes de 25 países. Com a vitória, o SESI-SP soma 9 títulos internacionais.

O torneio mundial FLL Western Edge Open aconteceu na Califórnia de 12 a 14 de maio e reuniu 73 equipes de 25 países. Com a vitória, o SESI-SP soma 9 títulos internacionais.

 Por: Sesi Ourinhos
15/05/202315:21- atualizado às 11:23 em 11/09/2023

Após meses de dedicação e três dias de competição, os alunos da escola Sesi de Ourinhos venceram o FLL Western Edge Open, torneio que aconteceu na cidade de Long Beach, no estado da Califórnia, EUA.

Além da primeira colocação na classificação geral do torneio, eles ainda receberam um prêmio no 4º lugar pelo desempenho do robô. A competição consiste, em resumo, em duas grandes avaliações. Uma sobre o projeto de pesquisa de inovação e outra no desafio de missões que o robô precisa executar.

 Imagem divulgação

 

Esta edição foi especial também pois contou com a participação como técnico do time o ex-aluno da Escola Sesi de Ourinhos Luiz Felipe Carvalho. Ele estudou de 2011 a 2015 e foi parte do time de robótica que venceu também nos Estados Unidos em 2013. Hoje, formado técnico em eletromecânica e engenheiro eletricista, é funcionário do Sesi e atua como orientador de educação digital.

"Foi um momento mágico tanto na minha vida quanto na desses alunos. Conseguimos mostrar ao mundo o potencial do nosso time, do SESI-SP e do Brasil! Há 10 anos, eu estive nos EUA competindo no mesmo evento como aluno. Naquela época, ficamos em segundo lugar e essa experiência influenciou profundamente minha vida profissional. Agora, como técnico do mesmo time do qual um dia fui aluno, pude conduzi-los novamente ao pódio. É um sentimento indescritível! Fico feliz por ter tido a oportunidade de retribuir o que um dia fizeram por mim." contou Luiz.

A equipe Robotics School é formada por Gabriela Oliveira de Souza, Maria Eduarda Gomes de Moraes, Talles Leandro Pedroso de Oliveira, Giovanna Medeiros Medrado Ferreira, Guilherme Rafael Tintore da Silva Alves, Giovanna Bueno de Sousa, todos do 8º ano, João Pedro Ferraz Candido, do 7º ano do Ensino Fundamental, e Ana Luisa Luvisoto, do 1° ano do Ensino Médio. Todos trabalharam em conjunto para que o time alcançasse o prêmio máximo da competição.

 

Imagem de divulgação

 

A equipe representou o Sesi -SP, que tem um histórico de quase 15 anos investindo na robótica para os alunos, tanto como componente curricular desde o primeiro ano do ensino fundamental, como também incentivando a participação dos estudantes em competições educacionais. O Sesi de Ourinhos sempre se destacou nas competições da modalidade FLL e este é o oitavo prêmio internacional que a escola recebe.

 

 Imagem de divulgação

 

Sobre o projeto dos alunos

Este ano, os alunos desenvolveram um dispositivo de segurança contra o superaquecimento em tomadas. O objetivo é evitar o derretimento dos cabos e da tomada em si, o que evita falhas no circuito elétrico, manutenções recorrentes e até possíveis incêndios. Para o desafio do robô, os alunos desenvolveram desde toda a programação para a execução das missões, pensando também no desempenho, design e agilidade.

 

Histórico de prêmios mundiais do time Robotcs School 

2010 – Delph (Holanda) 3º Lugar Design de robô
2013 – Sant Louis (EUA) – 2º Lugar Champions Award
2015 – Tenerife (Espanha) – 1º Lugar Champions Award
2018 – Debrecen (Hungria) - 1º Lugar Solução Inovadora
2019 – Izmir (Turquia) - 1º Gracious Professionalism
2021 – (Grécia) – 4º Lugar Excelência em Engenharia
2022 – Rio de Janeiro (Brasil) – 4º Lugar Projeto de Inovação
2023 - Long Beach (EUA) - 1º Lugar Champions Award e 4º lugar pelo desempenho do robô

Leia também