O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Pesquisa de alunos de Santa Bárbara integra material educativo lançado pelo poder público

Cartilha do Ciclista, produzida pela Prefeitura e Conselho de Turismo, contou com estudo de alunos do SESI sobre a fauna que transita em áreas canavieiras; com esse projeto, estudantes foram premiados na FEBRACE e contemplados com bolsa de iniciação científica

Cartilha do Ciclista, produzida pela Prefeitura e Conselho de Turismo, contou com estudo de alunos do SESI sobre a fauna que transita em áreas canavieiras; com esse projeto, estudantes foram premiados na FEBRACE e contemplados com bolsa de iniciação científica

 Por: Sesi Santa Bárbara d'Oeste
20/08/202118:49- atualizado às 18:49 em 20/08/2021

Neste mês de abril em que se comemorou o Dia Internacional do Ciclista, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e o Conselho Municipal de Turismo lançaram a Cartilha do Ciclista, material que reúne diversas informações e orientações para garantir a segurança no trânsito e contribuir para a formação de cidadãos conscientes. O guia educativo teve a participação de alunos do SESI, que fizeram um estudo sobre as espécies animais que podem ser encontradas nas estradas de terra de canaviais, muito utilizadas por ciclistas.

João Pedro, Mariana e Dayane
João Pedro, Mariana e Dayane

De acordo com a Prefeitura, o material, escrito por membros do Conselho, conta com recomendações didáticas sobre os tipos de vias para pedalar, informações sobre a saúde do ciclista, itens de sinalização e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), manutenção de bicicletas e boas práticas ao pedalar, além de uma participação especial dos alunos do SESI de Santa Bárbara.

Os estudantes do 9º ano João Pedro Rodrigues Vintecinco, Mariana Monaro e Dayane Paspardelli desenvolveram o projeto denominado Rastros Silvestres, que teve como ponto de partida a preocupação com o crescimento do número de ciclistas durante a pandemia e, consequentemente, o aumento da movimentação de pessoas nas áreas rurais, especialmente nas estradas de terra em canaviais. Diante disso, os alunos fizeram uma pesquisa com o objetivo estimular a consciência e a responsabilidade dos ciclistas e desenvolveram o protótipo de um guia, alertando para a existência de vida nesses locais, fornecendo informações sobre a fauna, estimulando a convivência em harmonia e apresentando dicas de segurança.

Os alunos estabeleceram uma parceria com o poder público municipal e, como resultado, as informações levantadas por eles foram incorporadas à Cartilha do Ciclista, ação que integra a campanha educativa “Pedal Seguro SBO", desenvolvida pela Prefeitura de Santa Bárbara em parceria com a sociedade civil (representada pelo coletivo Pedala SBO). O projeto dos alunos do SESI teve a orientação da professora Érica Fátima Inácio, que ministra a disciplina Eixo Integrador Interáreas, com uma proposta pedagógica interdisciplinar. Os estudantes também tiveram o apoio da coordenadora pedagógica Elisangela de Moraes, da diretora da Escola SESI de Santa Bárbara, Patrícia Furlan, e do diretor do Centro de Atividades do SESI, André Vigneron.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Santa Bárbara, Evandro Felix, “a contribuição dos alunos do SESI para a elaboração da Cartilha do Ciclista garantiu um trabalho mais robusto, didático e recheado de conteúdo”. Segundo Felix, “em breve os interessados poderão ter acesso ao material impresso em nosso receptivo turístico, localizado no Centro de Atendimento ao Turista, em frente ao Museu da Imigração”.

FEBRACE

O projeto Rastros Silvestres foi um dos vencedores da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE, 2021), promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Os alunos João Pedro, Mariana e Dayane foram contemplados com uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) no valor de R$ 100 mensais por aluno durante 12 meses.

 

Cartilha do Ciclista lançada pelo poder público
Cartilha do Ciclista lançada pelo poder público

 

Com informações da Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste.

 

Leia também