O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Estudante do Sesi de Itapira fica em quinto lugar no EPTV na Escola

Talita Helena Franco Palomo foi uma das 10 finalistas. Tema do concurso: “Pandemia da Intolerância”

Talita Helena Franco Palomo foi uma das 10 finalistas. Tema do concurso: “Pandemia da Intolerância”

 Por: Mariana Martini - Sesi Mogi Guaçu
19/11/202118:38- atualizado às 18:38 em 19/11/2021

Com a redação “Intolerância, até quando?”, a estudante da escola Sesi de Itapira, Talita Helena Franco Palomo, 14, ficou em quinto lugar entre os 10 finalistas do concurso EPTV na Escola de 2021.  “Foi uma surpresa e estou muito feliz”, disse a aluna. 

O concurso de redação promovido pela EPTV, afiliada à Rede Globo, é aberto aos estudantes do último ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal, estadual (incluindo o EJA – Educação de Jovem e Adulto), particular e Sesi das cidades de cobertura da emissora.  O objetivo é que a comunidade escolar reflita e discuta assuntos relevantes para toda a sociedade ao mesmo tempo em que exercita a arte da escrita. Por isso, este ano o tema foi “Pandemia da Intolerância”.

Na região da EPTV Campinas, que inclui Itapira, participaram 45 municípios sendo que 283 redações semifinalistas passaram pela leitura e avaliação dos jurados.  Porém, a peneira começou antes, a primeira seleção aconteceu nas escolas e depois a Secretaria de Educação dos municípios fez outra avaliação encaminhando cinco redações à EPTV. No total foram 9.570 participantes.

Como prêmio, Talita ganhará um televisor HD e a professora de Língua Portuguesa, Natália  Cristina Grosso Sartori, orientadora, um assistente de voz interativa com Inteligência Artificial. Além disso, a  EPTV vai produzir reportagens com os 10 finalistas baseadas nas redações. As gravações estão marcadas para acontecer entre outubro e novembro e a premiação em dezembro.

EXPERIÊNCIA PESSOAL

Para compor seu texto, Talita buscou experiências pessoais. No ano passado, a jovem perdeu o avô vítima de câncer. “Ele ficou internado, mas não podíamos visitar por causa da pandemia. Foi muito triste. Ele morava com a gente”, conta. Além disso, o pai da estudante teve Covid e a família também enfrentou a insegurança da doença “porque a gente não sabia como seria a evolução”.

Das recomendações para evitar o contágio do Coronavírus, Talita considera o distanciamento a mais difícil, “sou muito de abraçar e de tocar nas pessoas então isso é bem complicado”.  A estudante conta que também abordou a xenofobia em sua redação “pessoas maltratando orientais como se fossem culpados pela pandemia”, lamentou.  

Sobre a participação no concurso, Talita mencionou o apoio que recebeu da escola, da professora e acredita que seu gosto pela leitura ajudou. “Adoro ler, acho que faz toda diferença na minha vida. Aprendo novas palavras, conheço culturas, viajo junto com o livro. É como se eu fizesse parte da história”.

A estudante diz que tem preferência pelos livros de ficção, romance e aventura e deixa um recado para quem não tem esse hábito, “o legal é encontrar o que você gosta de ler, experimentar, mas tem que ser persistente não pode desistir na primeira página”.

CONQUISTA DE TODOS

“A conquista da Talita é da escola como um todo”, considera a diretora Tais Cristiane de Lima.  Ela lembra que a jovem é aluna do Sesi de Itapira desde o 1º ano do Ensino Fundamental.  “A proposta de Ensino do Sesi-SP valoriza a leitura na escola e isso vem sendo trabalhado ao longo dos anos. Por isso, considero uma conquista dos professores, da coordenação pedagógica, das famílias e um incentivo para os nossos estudantes”.

A coordenadora pedagógica Alessandra Tonini Buscariolli e a professora de Língua Portuguesa, Natália Cristina Grosso Sartori, ressaltaram que mesmo quando as aulas estavam sendo realizadas apenas no formato online, a leitura não foi deixada de lado. “Usamos muito a Biblioteca Virtual do Sesi-SP”, contou Natália.

A professora também mencionou a importância das pesquisas e discussões na sala de aula. “O tema do concurso EPTV na Escola foi pesquisado e discutido pelos alunos, o que enriquece o conhecimento”.  

 

Nas fotos, Talita com a diretora Taís, a professora Natália e a coordenadora pedagógica Alessandra e com os colegas de classe

Leia também