O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Dezenove alunos do SESI-SP são medalhistas em Olimpíada Nacional de Ciências

Um ouro, nove medalhas de prata, nove de bronze, além de 85 menções honrosas marcaram a participação dos alunos da instituição na olimpíada

Um ouro, nove medalhas de prata, nove de bronze, além de 85 menções honrosas marcaram a participação dos alunos da instituição na olimpíada

 Por: Karina Costa, do SESI São Paulo
23/03/202118:24- atualizado às 11:55 em 12/04/2021

Em participação na 5ª edição da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), os alunos da rede escolar SESI-SP saíram premiados com 19 medalhas: uma de ouro, nove de prata e nove de bronze. Destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio, além de alunos da 4ª série do Ensino Técnico, e da Educação de Jovens e Adultos, a olimpíada é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

Dividido em duas fases, os exames exigiam dos alunos conhecimentos das áreas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química, com os conteúdos da série cursada em 2019, devido a pandemia da Covid-19.

Formada pelo SESI, Amanda Laiz de Paula, recebeu medalha de ouro por sua participação na competição. “Estudei no SESI a vida inteira, toda a base que tive foi dessa escola, mas nunca imaginei que pudesse ser medalhista em alguma olimpíada científica. Em 2019 cheguei a ser premiada com medalha de bronze na ONC, e saber que representei o SESI-SP agora com ouro é uma honra. Sou muito grata!,” celebrou a medalhista, que concluiu os estudos em 2020 na unidade SESI Vila Gomes Cardim, no bairro Tatuapé, capital paulista.


Amanda Laiz de Paula, formada pelo SESI Vila Gomes Cardim, em registro com a medalha de bronze conquistada na edição de 2019 da olimpíada. A medalha de ouro deve ser retirada em momento oportuno, devido a pandemia.

A diretora escolar, Elisangela Pires Chicão Dias, declarou que a conquista dessa medalha é motivo de orgulho para todos da escola SESI Tatuapé. “Para chegar ao conhecimento pleno é preciso percorrer um longo caminho. São necessários muitos passos.  Nossa querida Amanda Laiz já deu o seu primeiro passo. Ele vale ouro. Parabenizamos ela pela conquista dessa medalha que enche a todos nós de orgulho.  Que a trajetória dela continue cada vez mais dourada”.  

A aluna aproveitou para agradecer a mobilização da escola na participação dos alunos em atividades que ultrapassam o ambiente escolar: “Esse estímulo é importante para nós, alunos, e espero que mais e mais estudantes representem o SESI nos próximos anos”, comemorou Amanda, também medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia. E concluiu: “Acho que a principal lição que aprendi em 12 anos no SESI foi a autonomia para estudar sozinha e saber que eu consigo. No SESI, eles fazem você criar suas próprias estratégias para resolver um desafio”. Atualmente, Amanda cursa pré-vestibular com o objetivo de estudar Engenharia em uma universidade pública.

 

Confira os medalhistas* das escolas SESI-SP, por região, na edição de 2020 da Olimpíada Nacional de Ciências

  • Medalha de ouro

SESI Vila Gomes Cardim (SP, capital)
 - Amanda Laiz de Paula, 3º ano do Ensino Médio

  • Medalha de prata

SESI Álvares Machado
- Iara Maria Fernandes Nascimento e Maria Eduarda Garcia Alves, 9º ano do Ensino Fundamental

SESI Americana
- Breno Rosolen Bortoletto, 8º ano do Ensino Fundamental

SESI Bebedouro
- Leonardo de Toledo Luguese, 1º ano do Ensino Médio

SESI Birigui
- Bianca Gajardoni Bearare (1º ano) e Kayky Kenzo Ogaya (2º ano) do Ensino Médio

SESI Jundiaí

- Vitor Hugo Camargo de Freitas, 3º ano do Ensino Médio (2020)

SESI Presidente Prudente

- Beatriz Menezes e João Vitor Sobires Santos, do 9º ano do Ensino Fundamental

  • Medalha de bronze

SESI Álvares Machado

- Victória Vicente Monteiro, 9º ano do Ensino Fundamental

SESI Amparo

- André Storti (8º ano) e Daniel Natan dos Santos Brito (9º ano) do Ensino Fundamental

SESI Birigui

- Victória Vilela Nogaroto, 3º ano do Ensino Médio

SESI Cubatão

- Pyetra Sthefany Silva Quintiana, 8º ano do Ensino Fundamental

SESI Jandira

- Isabella de Oliveira Rosas, 9º ano do Ensino Fundamental

SESI Lauzane Paulista (SP, capital)

- Sarah Maísa Fratucci da Silva, 3º ano do Ensino Médio

SESI Leme

- Rafael de Sousa Moura, 3º ano do Ensino Médio

SESI Mogi das Cruzes

- Rayne Brito de Andrade, 1º ano do Ensino Médio

A série escolar corresponde ao ano cursado em 2020 pelos alunos medalhistas

 

Além dos medalhistas, outros 85 alunos da instituição receberam menção honrosa pela obtenção de notas satisfatórias ao participarem da competição.

A Olimpíada Nacional de Ciências constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da UNICAMP, Instituto Butantã, Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF).

 

Leia também