O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Alunos da escola Sesi Guarulhos conquistam prêmio de ciências da Unesp

Os ganhadores, Auany Bezerra e Gabriel Cordeiro, celebram junto à sua turma de sala a conquista de melhor trabalho apresentado na categoria Ensino Médio deste prêmio

Os ganhadores, Auany Bezerra e Gabriel Cordeiro, celebram junto à sua turma de sala a conquista de melhor trabalho apresentado na categoria Ensino Médio deste prêmio

 Por: Sesi Guarulhos
11/02/202212:42- atualizado às 12:42 em 11/02/2022

Os alunos do 3° ano do Sesi Guarulhos, Auany Bezerra e Gabriel Cordeiro, ganharam o prêmio Marie Curie de melhor trabalho apresentado na categoria Ensino Médio na XIV Semana da Química, um evento anual organizado pelo Departamento de Química da Faculdade de Ciências na UNESP de Bauru.

O projeto

A tese do trabalho foi fruto do desenvolvimento da disciplina de Eixo Integrador, orientado pela professora de Química e Eixo Integrador, Amanda Oliveira, sobre a aplicação de uma sequência de ensino de ciências.

“O Eixo é uma disciplina em que os alunos escolhem um tema para desenvolverem uma pesquisa ao longo do ano. E eu particularmente fiquei muito contente quando a Auany e o Gabriel me contaram que queriam fazer uma pesquisa sobre educação, envolvendo ciências. A escolha deles de trabalhar com crianças e a troca de conhecimentos entre eles foi um grande diferencial. E assim que eu soube que a Semana de Química ia ocorrer de forma remota, pensei neles. Pois, eu fui estudante de Química na unidade de Bauru e participei de algumas edições deste evento, trabalhando como organizadora. E agora, ser a orientadora e ver meus alunos apresentando foi uma experiência única. Espero que este ano surjam outras oportunidades para desenvolver novos trabalhos até em outros formatos, afinal, este é só o início de uma longa e bela jornada acadêmica deles que estão só começando”, ressalta Amanda Oliveira.

 

O estudo realizado durante um ano, foi feito a partir da divisão da sala do 5° ano, Ensino Fundamental I do Sesi Guarulhos, fazendo com uma parte da turma a comparação de ensino dentro do laboratório, tendo somente aulas práticas com alguns experimentos. Com a outra, foi realizado o ensino teórico em sala de aula e, posteriormente, o levantamento dos conhecimentos que cada turma adquiriu

neste período. Os aprendizados que os alunos responsáveis do projeto visualizaram foi a percepção de que os alunos com aulas no laboratório, obtiveram um contexto mais integrado com uma construção do conteúdo mais claro, já os outros gostaram do ensino teórico também, porém sentiram que faltava mais um complemento no aprendizado, que se expandiu ao serem levados ao laboratório, dando início os relatos de integração, autonomia, entre outros aprendizados que notaram que as duas formas de ensino complementam a outra e de que vale sim a teoria, mas que tem que ter também a prática.

“No início, foi somente uma ideia que surgiu e é gratificante não somente o prêmio, mas também todo o trabalho durante este um ano que realizamos. A experiência com as crianças, se envolver de forma tão próxima neste estudo tornou tudo mais incrível”, diz Auany Bezerra, aluna do 3° ano A, do Sesi Guarulhos.”

“O sentimento é de dever cumprido porque nosso principal foco era divulgar e viabilizar a ciência para fora do contexto de sala de aula e isso foi possível! Conseguimos alcançar esta premiação e vários outros patamares que a gente não imaginava que tornou tudo extremamente gratificante e satisfatório”, menciona Gabriel Cordeiro.

Prêmio

A XIV Semana da Química, da UNESP de Bauru, trouxe em sua última edição o tema “Ressignificar a Ciência”, demonstrando sua relevância para a sociedade.

Categorias do prêmio: Melhor Trabalho, Domínio do Conteúdo, Articulação e Comunicação.

Este reconhecimento busca promover o diálogo e a troca de saberes entre graduandos, pós-graduandos, pesquisadores, profissionais da educação e da indústria química e a sociedade a partir de reflexões sobre como a Química dos laboratórios reflete na realidade. Além disso, e colocado em destaque o objetivo de favorecer o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e a formação de pesquisadores mais conscientes, abordando temas em alta na área da química.

 

 

Leia também