O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Ex-aluna do Sesi-SP ganha bolsa de estudos para escola de Engenharia nos EUA

Membro da equipe escolar de robótica, Big Bang Birigui, desde os 11 anos, Victória Nogaroto, ainda aguarda o resultado de mais 13 universidades para as quais aplicou

Membro da equipe escolar de robótica, Big Bang Birigui, desde os 11 anos, Victória Nogaroto, ainda aguarda o resultado de mais 13 universidades para as quais aplicou

 Por: Sesi São Paulo
11/01/202215:54- atualizado às 16:44 em 07/02/2022

Victória Vilela Nogaroto, aluna do Sesi Birigui desde os 5 anos de idade, formada em 2020 no Ensino Médio, recebeu em sua casa, na última sexta-feira (7/1), um kit boas-vindas com o resultado de sua aprovação para estudar na escola de Engenharia de Mercer, na Georgia, EUA e ainda conquistou uma bolsa de estudos para a universidade.

Victória Nogaroto

Com longa trajetória na escola Sesi, a ex-aluna diz sempre ter aproveitado todas as opções oferecidas, como teatro, judô e interessou-se, especialmente, pelas aulas de tecnologia, programação e robótica. Aos 11 anos, ingressou na equipe de robótica chamada Big Bang Birigui e com ela participou de várias competições do ramo, como o World Festival, a Olimpíada Nacional de Ciências, a FIRST LEGO League e o Open Uruguay.
 
“Quando você fala Robótica, você pensa: ah, constrói robôs. Mas não, tem muito mais coisas envolvidas, projetos científicos, trabalho em equipe. Eu sempre explorei bastante essa matéria e foi graças à Robótica que eu cheguei aonde estou”, disse Victória agradecendo todo suporte que o Sesi ofereceu, desde o conhecimento e aprendizado, até com as inscrições, tradução de documentos, cartas de recomendação e tudo o mais que ela necessitou neste processo de aplicação para estudar fora.


"Eu participei de campeonatos nacionais e internacionais, representei o Brasil nos EUA, no Uruguai e fui adquirindo experiência ao longo do trajeto. Minha equipe foi bicampeã nacional de robótica e campeã mundial no Uruguai. Realmente agregou muito conhecimento pra mim e foi graças ao suporte que o Sesi ofereceu”, completou.

A ex-aluna também comentou que o que a fez se interessar por estudar fora do país foi o método de ensino da faculdade que explora várias áreas do conhecimento, fator este que dialoga diretamente com o Eixo Integrador do Sistema Sesi de Ensino.

Sobre sua opção em engenharia mecânica, Victória explica: “eu escolhi justamente por causa da Robótica, porque eu era a acionadora do robô, ficava bem ligada nesta parte de construção, mecanização, prototipagem do robô. Então, realmente era uma coisa que me instigava bastante”. Agora, Victoria terá a oportunidade de colocar todos os seus conhecimentos em prática também fora do país.

A estudante se inscreveu para estudar em 14 universidades americanas, em dezembro de 2021. A Mercer University foi a primeira a retornar, surpreendendo pela rapidez e oferecimento da bolsa de estudos. Ainda restam 13 respostas e a estudante, apesar de ansiosa, já se considera muito vitoriosa.

Leia também