O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Teatro do SESI-SP celebra e homenageia Norma Bengell

A trajetória da atriz e cineasta ganha os palcos em um musical que revisita suas histórias, memórias e emoções

A trajetória da atriz e cineasta ganha os palcos em um musical que revisita suas histórias, memórias e emoções

 Por: Sesi-SP
04/09/202516:28- atualizado às 11:39 em 24/09/2025

O palco do Teatro do SESI-SP recebe, a partir de 19 de setembro, o espetáculo Norma Bengell, o Brasil em Revista, uma homenagem à trajetória de uma das maiores artistas do país. Atriz, cantora, cineasta e ativista, Norma Bengell (1935-2013) é lembrada por sua coragem, ousadia e talento.

 

Reserve aqui

 

Com Amanda Acosta no papel principal de Norma, a montagem recria momentos da vida dessa multiartista em um diálogo imaginário que mistura cenas, memórias e números musicais. No repertório, clássicos da Bossa Nova, canções de Rita Lee e Maysa, sucessos internacionais como ‘C’est si bom’ e ‘Volare’, além de três músicas inéditas compostas para o espetáculo.

Norma brilhou nos palcos do Brasil e da França, e gravou discos e shows ao lado de João Gilberto, Domenico Modugno, Nara Leão, Vinicius de Moraes e Dick Farney. Entre os lares que adotou ao longo da vida, estiveram o Rio de Janeiro dos anos 1950 e 60, São Paulo e Paris dos anos 1970, além de passagens por Nova York, Roma e São Francisco. Mas foi no Brasil e em suas praias que encontrou sua verdadeira casa. Nos anos 1990, mergulhou de vez no cinema nacional, atuando como diretora e lutando pelo renascimento da nossa produção cinematográfica.

 


Fotos: Lenise Pinheiro

 

Dirigida por Aimar Labaki, com direção musical de Gustavo Kurlat e idealização de Alexandre Brazil, a peça apresenta não só a trajetória pessoal e artística de Norma, mas também o vigor cultural do Brasil nos anos 1950 e 60, período em que a artista brilhou nos palcos, no cinema e na música, desafiando padrões e abrindo caminho para novas gerações. 

Sobre a origem do projeto, a equipe de Cultura do SESI-SP ressalta: Levar ao palco do Teatro do SESI-SP a trajetória de Norma Bengell é um convite para revisitar um capítulo da história artística brasileira, celebrando a vida de uma mulher que se destacou pelo pioneirismo e pela coragem. Reviver essa trajetória em um palco que celebrou 60 anos de existência em 2024 torna o encontro ainda mais significativo.”

Com essa iniciativa, o SESI-SP reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à arte e à cultura, por meio de uma programação de qualidade e sempre gratuita.

 

 

Amanda Acosta, uma artista multifacetada, iniciou sua carreira ainda criança, no grupo musical Trem da Alegria, e depois migrou para a atuação na televisão, estreando na TV Globo na novela “O Mapa da Mina”. Seu talento se estendeu ao teatro, onde participou de mais de trinta espetáculos. Um de seus primeiros papéis de destaque foi Eliza Doolittle em "My Fair Lady", performance que lhe rendeu os prêmios de Melhor Atriz no Contigo de Teatro e no Qualidade Brasil.

Recentemente, Amanda se firmou como uma das grandes atrizes de teatro musical do país. Ela interpretou a aclamada Bibi Ferreira em "Bibi, Uma Vida em Musical", papel que lhe rendeu diversos prêmios, como APCA, Prêmio Bibi Ferreira, CESGRANRIO e APTR. Além disso, viveu Carmen Miranda no musical "Carmen, a Grande Pequena Notável", ganhando o prêmio 'São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem' de Melhor Atriz. No cinema, foi reconhecida como Melhor Atriz no Festival Curta Cabo Frio e no Festival Guarnicê pelo curta-metragem "Pelo Ouvido".

 

Alexandre Brazil é um produtor de teatro com vasta experiência, notável por suas dez montagens de peças de Shakespeare, incluindo títulos como “ORioLEAR” (2025) e “Ricardo III” (2013/14). Sua carreira é marcada por uma produção diversificada, com espetáculos aclamados como “Frida Kahlo – Viva la Vida” e “A Merda”, além de produções que lhe renderam importantes premiações e indicações, como o Prêmio Shell, APCA e Aplauso Brasil, consolidando sua posição de destaque no cenário teatral brasileiro.

 

Gustavo Kurlat é um profissional versátil no meio artístico, atuando como autor, compositor, diretor musical, educador e locutor. Sua carreira abrange mais de 100 trabalhos no Brasil e no exterior, incluindo obras para teatro, cinema, TV e música. Ele é autor de trilhas sonoras notáveis para filmes de animação em parceria com Ruben Feffer, como "O Menino e o Mundo", que foi indicado ao Oscar, e "Tito e os Pássaros", que recebeu uma pré-indicação ao Oscar e venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Kurlat também foi diretor dos shows da "Palavra Cantada".

Ao longo de sua trajetória, Kurlat foi amplamente reconhecido, recebendo prêmios como o Shell, APCA e FEMSA de Teatro, tanto como autor quanto como compositor. Suas composições para curtas-metragens, como "Lê com Crê" e a trilha da série "Vamos Brincar", também lhe renderam o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Mais recentemente, em 2025, ele foi premiado com a Melhor Trilha Sonora no Festival de Brasília pelo curta "Kabuki". Além disso, ele é autor do livro "Quando Blufis ficou em silêncio", indicado ao Prêmio Jabuti de Literatura, e traduziu e dirigiu o podcast "Paciente 63", que ganhou o Prêmio APCA de Melhor Podcast.

 

NORMA BENGELL, O BRASIL EM REVISTA 

 

?texto e direc¸a~o de Aimar Labaki  

?direc¸a~o musical de Gustavo Kurlat 

?idealizac¸a~o de Alexandre Brazil 

?com Amanda Acosta como Norma Bengell  

e Leti´cia Coura, Luciana Carnieli, Luciana Ramanzini, André Hendges, Mauricio Xavier, Paulo de Pontes e banda formada por Ana Eliza Colomar, Chico Botosso, Demian Pinto, Gui Calzavara e João Botosso.

 


NORMA BENGELL, O BRASIL EM REVISTA

Duração: 120 min  | Gênero:?biografia musicada | Classificação indicativa: 12 anos

 

Teatro do SESI-SP – Centro Cultural Fiesp 
Av. Paulista, 1313) Em frente a estação de metrô Triano-Masp

Temporada: de 19 de setembro a 21 de dezembro de 2025

Horários: Quinta a sábado, 20h; domingo, 19h

Sessões com acessibilidade (Libras e audiodescrição): Sábados e domingos

Sessões extras (17h e 20h): Dias 26/09, 31/10, 28/11, 06/12 e 13/12

Entrada: Gratuita