O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Paulista Cultural promove atividades gratuitas no dia 7 de dezembro, em celebração aos 134 anos da Avenida Paulista

A quinta edição do evento destaca o intercâmbio entre os equipamentos culturais, onde cada instituição será responsável por atividades realizadas em outro ponto cultural da avenida.

A quinta edição do evento destaca o intercâmbio entre os equipamentos culturais, onde cada instituição será responsável por atividades realizadas em outro ponto cultural da avenida.

 Por: Sesi-SP
03/12/202517:00- atualizado às 18:06 em 03/12/2025

Em continuidade a iniciativa iniciada em 2018, a Paulista Cultural promove mais uma edição do evento de intercâmbio de programação em sete instituições da Avenida Paulista: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista. Com programação diversa e gratuita, o evento acontece no dia 7 de dezembro, das 10h às 17h, em celebração antecipada ao aniversário de 134 anos da Avenida Paulista.

 

 

A quinta edição do evento destaca o intercâmbio entre os equipamentos culturais, onde cada instituição será responsável por atividades realizadas em outro ponto cultural da avenida. Neste ano, as trocas se darão da seguinte forma: Casa das Rosas recebe Japan House São Paulo; Centro Cultural Fiesp abriga Itaú Cultural; IMS Paulista acomoda Centro Cultural Fiesp; Itaú Cultural apresenta IMS Paulista; Japan House São Paulo acolhe Sesc Avenida Paulista; MASP abarca Casa das Rosas; e, por fim, Sesc Avenida Paulista recebe MASP. A proposta reforça a união do grupo e a importância da cultura, além de convidar o público a experienciar a Avenida Paulista de um modo diferente, aproximando ainda mais a arte da vida urbana.

 

 

Casa das Rosas no MASP: A Casa das Rosas leva ao MASP a beleza ancestral de contar histórias, um ato que entrelaça afetos e desperta o sentimento de pertencimento. O projeto “O que te assombra?” Coordenado pelo compositor e roteirista Thiago de Souza, desde 2022, vem explorando essa força narrativa ao unir memória, oralidade e o magnetismo das histórias sobrenaturais. Por meio de palestras, publicações e experiências em cemitérios, espaços religiosos e pontos de memória, o grupo investiga como os “causos” e lendas urbanas revelam aspectos profundos da cultura e da mente coletiva. Nesta apresentação, os participantes serão convidados a revisitar a São Paulo invisível, aquela que pulsa sob o concreto e ecoa sobre o Entre aparições e mitos, surgem figuras como o Anhangá, os fantasmas do Teatro Municipal, das assombrações do Prédio dos Correios e do Edifício Martinelli,o Lobisomem do Largo São Francisco, o trágico incêndio do Edifício Joelma e até a misteriosa lenda do cemitério de Adão e Eva na Mooca.

 

Crédito: Diana Modena

Centro Cultural Fiesp no IMS Paulista: O Centro Cultural Fiesp (CCF) realiza, no IMS Paulista, a oficina “Colorindo a luz: experimentos com giz sobre fotografia”. A atividade convida o público a explorar a relação entre pintura e fotografia por meio de intervenções com giz pastel sobre imagens impressas, propondo experimentações que ampliam a percepção visual e criativa. Ao longo dos 120 minutos de duração, os participantes poderão testar cores, texturas e gestos manuais que transformam fotografias em composições únicas, misturando memória, materialidade e imaginação. A oficina acontece na Sala Multiuso do IMS Paulista com capacidade para 25 A participação é gratuita e será organizada por meio da distribuição de senhas, uma hora antes do início da atividade.

 

Crédito: Alexandre Pimenta

IMS Paulista no Itaú Cultural: A oficina Máscaras não convencionais, com o artista visual e arte educador Daniel Normal, propõe às pessoas participantes inventar personagens, experimentar novas identidades e dar vida a seres que ainda não existem, a partir da criação de máscaras utilizando materiais reciclados. Promovida pelo Instituto Moreira Salles no Itaú Cultural, a atividade propõe discutir identidade, estimular a expressividade e explorar práticas de upcycling, processo de transformar itens antigos em novas criações

 

Crédito: Marilia Chalegre

Itaú Cultural no Centro Cultural Fiesp: O Itaú Cultural leva à esplanada do Centro Cultural Fiesp (CCF) a cia Tapioca com o espetáculo Cavaco e sua Pulga, que transporta o público para o universo clássico e imaginário do circo de Com direção de Helder Vasconcelos, a produção tem como personagem central Maria, uma pulga adestrada que chega de paraquedas, canta, faz música com panelas, cospe fogo e doma uma fera. Ela realiza todas essas aventuras circenses ao lado de Cavaco, um excêntrico domador e condutor desse grande show, vivido por Anderson Machado, que além da atuação assina o roteiro e criação do espetáculo. A apresentação acontece às 11h30, ao ar livre e conta com interpretação em Libras.

 

Crédito: Lucia Hiratsuka

Japan House São Paulo na Casa das Rosas: Como programação relacionada à exposição "Fluxos - o Japão e a água", a Japan House São Paulo leva à Casa das Rosas uma vivência com a pintura sumiê, uma técnica japonesa que utiliza tinta preta à base de carvão (sumi) e pincéis japoneses para retratar paisagens, animais e objetos, com formas reduzidas e simplificadas, utilizando gestos e traços fluídos. No sumiê, a água tem um papel determinante: além de diluir a tinta sumi, trazendo a transparência e a leveza características da técnica, a água dá mais fluidez aos traços. A atividade é conduzida pela escritora e ilustradora Lúcia Hiratsuka, que apresentará os pincéis japoneses e a tinta sumi. Em um segundo momento, o público praticará as pinceladas, produzindo uma poesia de imagens a partir de representações da natureza. A atividade contará com o recurso de LIBRAS e faz parte da Virada Inclusiva, promovida pelo Governo de São Paulo, tendo uma parte das vagas reservada ao público surdo.

 

Crédito: Pedro Truff

MASP no Sesc Avenida Paulista: O MASP promove uma oficina de desenho e música com os artistas Fernando Catatau e YMA no Sesc Avenida Paulista, convidando o público a criar materiais gráficos, como pôsteres e capas de disco, em diálogo com a música. A atividade combina processos de ilustração com uma trilha sonora ao vivo, proporcionando uma experiência de integração entre as artes visuais e a música. YMA é compositora, cantora, poeta e artista visual e experimenta uma estética artística Catatau é cantor, produtor, artista plástico, fundador da banda Cidadão Instigado e produz um som não usual com guitarras e composições complexas e psicodélicas.

 

Crédito: divulgação / Japan House São Paulo

Sesc Avenida Paulista na Japan House São Paulo: Nengajo & komorebi - Cartões postais em aquarela é a atividade que será conduzida por Bruno Mitsuo Makia na Japan House São Paulo. Nela, o público é convidado a pintar em aquarela seus próprios cartões postais tendo como referência imagens previamente preparadas pelo artista com recortes visuais do território da Avenida A ação se inspira em uma tradição japonesa, Nengajo, que se refere ao hábito cultural de enviar cartões postais em dezembro como forma de agradecimento; e Komorebi é o termo que descreve a luz do sol através das folhas das árvores - nos convidando a perceber o ambiente ao nosso redor e estar atentos ao nosso tempo presente. Os cartões produzidos serão enviados via serviço postal para os destinatários indicados por cada participante. A atividade conta com interpretação em Libras.

 

Sobre a Paulista Cultural

A Paulista Cultural busca valorizar a diversidade cultural da tradicional avenida inaugurada em 8 de dezembro de 1891. A origem da Paulista Cultural remonta a 2017, quando, em meio a um período de revitalização da Avenida Paulista, o MASP deu início à proposta, motivado pela inauguração de três novas instituições: IMS Paulista, Japan House São Paulo e Sesc Avenida Paulista. Essa expansão cultural foi vista como uma oportunidade para fortalecer a identidade artística da avenida, que já abrigava importantes centros como a Casa das Rosas, o Centro Cultural Fiesp, o Itaú Cultural e o MASP. Inspirada no sucesso do Museum Mile de Nova York, a Paulista Cultural nasceu com o objetivo de criar um corredor de arte e cultura em São Paulo. O Museum Mile, localizado na 59 Avenida, reúne dez museus ao longo de 1,6 km no Upper East Side. Iniciado na década de 1970, transformou a região em um dos mais prestigiados destinos culturais do mundo, com museus, eventos ao ar livre e programas educativos. A Paulista Cultural segue esse exemplo, integrando instituições para fortalecer o potencial cultural e a diversidade da Avenida Paulista.

O primeiro evento da Paulista Cultural aconteceu em março de 2018, marcando o início da iniciativa que rapidamente conquistou o público com uma programação diversificada de teatro, música, dança, literatura e artes visuais, atraindo mais de 40 mil pessoas. Em 2019, a iniciativa cresceu, alcançando 46.500 participantes. Em 2020, a terceira edição foi adiada devido à pandemia de Covid-19, mas o grupo se adaptou transferindo suas atividades para o ambiente virtual. Nos anos seguintes, mesmo sem festivais presenciais, a iniciativa continuou a usar suas plataformas digitais para promover as instituições culturais e manter a conexão com seus seguidores.

Em 2024, a ação reuniu aproximadamente 24 mil visitantes e cerca de 900 participantes em oficinas e atividades nas sete instituições culturais, reafirmando a Avenida Paulista como corredor cultural e turístico de referência em São Paulo, estimulando a circulação entre as instituições e ampliando o acesso à cultura.

 

Serviço:

Paulista Cultural 2025

Quando: Domingo, 7 de dezembro de 2025

 

Casa das Rosas no MASP

contação de história | O poder sobrenatural de contar histórias

com Thiago de Souza

Horário: 14h às 15h30 | Duração: 90min Classificação indicativa: Livre

Grátis

Capacidade: sem limite de participantes

Local: Vão livre do MASP - Av. Paulista, 1578

 

Centro Cultural Fiesp no IMS Paulista:

atividade | Colorindo a luz: experimentos com giz sobre fotografia

com Vinicius Buava

Horário: 11h às 13h | Duração: 120min

Classificação indicativa: Livre

Grátis | Distribuição de senhas uma hora antes do início da atividade

Capacidade: 25 pessoas

Local: IMS Paulista (Sala Multiuso - 9° andar) - Avenida Paulista, 2424 - Bela Vista.

 

MASP no Sesc Avenida Paulista

atividade | Oficina de desenho e música com Catatau e YMA

Horário: 16h30 às 18h | Duração: 90min

Classificação indicativa: Livre

Grátis | Distribuição de senhas no local por ordem de chegada

Capacidade: 20 pessoas

Local: Sesc Avenida Paulista (Térreo) - Avenida Paulista, 119

 

IMS Paulista no Itaú Cultural

atividade | Máscaras não convencionais

com Daniel Normal

Horário: 15h às 17h | Duração: 120min

Classificação indicativa: a partir de 8 anos.

Obs: supervisão dos pais para menores de 12 anos

Grátis | Distribuição de senhas

Capacidade: 20 participante

Local: Itaú Cultural (9º andar

Acessibilidade: Libras

 

Itaú Cultural no Centro Cultural Fiesp

espetáculo | Cavaco e sua Pulga

com a Cia Tapioca

Horário: 11h30 às 12h | Duração: 90min

Classificação indicativa: Livre

Grátis

Local: FIESP - Esplanada

Avenida Paulista, 1313 (Estação Trianon-MASP do Metrô)

 

Japan House São Paulo na Casa das Rosas

atividade | Poesia com pincéis japoneses

Horário: Duas sessões das 10h30 às 12h30 e das 15h às 17h

Classificação indicativa: Livre (crianças a partir de c anos e adultos)

Grátis | Distribuição de senhas 30 minutos antes de cada sessão na recepção da Casa das Rosas. Menores de 15 anos deverão estar acompanhadas de um adulto responsável | Vagas limitadas *Parte das vagas reservada ao público surdo

Local: Casa das Rosas

Avenida Paulista, 37 - Estação Brigadeiro do Metrô

Acessibilidade: LIBRAS

*Esta atividade do Educativo da JHSP conta com incentivos do ProAC, Programa de Ação Cultural, lei de incentivo à cultura do estado de São Paulo.

 

Sesc Avenida Paulista na Japan House São Paulo

atividade | Nengajo & komorebi - Cartões postais em aquarela

com Bruno Mitsuo Makia

Horário: das 11h às 12h30 e das 14h às 15h30 | Duração: 90min

Classificação indicativa: a partir de 7 anos

Acessibilidade: Libras | Vagas limitadas - parte das vagas reservada ao público surdo

Grátis | Sistema de inscrições da JHSP via Bilheteria Express

Local: Japan House São Paulo

Avenida Paulista, 52 - Estação Brigadeiro do Metrô

 

 

Endereços

Casa das Rosas: Avenida Paulista, 37, São Paulo - SP (Estação Brigadeiro do Metrô)

Centro Cultural Fiesp: Avenida Paulista, 1313, São Paulo – SP (Estação Trianon- MASP do Metrô)

Instituto Moreira Salles - IMS Paulista: Avenida Paulista, 2424, São Paulo – SP (Estação Consolação do Metrô)

Itaú Cultural: Avenida Paulista, 149, São Paulo – SP (Estação Brigadeiro do Metrô)

Japan House São Paulo: Avenida Paulista, 52, São Paulo – SP (Estação Brigadeiro do Metrô)

MASP: Avenida Paulista, 1.578, São Paulo – SP (Estação Trianon-MASP do Metrô)

Sesc Avenida Paulista: Avenida Paulista, 119, São Paulo – SP (Estação Brigadeiro do Metrô)

 

Facebook: paulistaculturaloficial

Instagram: paulistacultural.oficial

Leia também