O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Live do Centro Cultural Fiesp discute a Infância no Cinema a partir de filmes de diversos países

A transmissão ao vivo acontece pelo canal do Centro Cultural Fiesp no YouTube no dia 4 de fevereiro, às 19h30. O projeto, fruto da parceria do Sesi-SP e do Petra Belas Artes, fará uma série de lives com diversos temas envolvendo o cinema mundial, disponíveis no catálogo da plataforma de streaming Belas Artes à La Carte

A transmissão ao vivo acontece pelo canal do Centro Cultural Fiesp no YouTube no dia 4 de fevereiro, às 19h30. O projeto, fruto da parceria do Sesi-SP e do Petra Belas Artes, fará uma série de lives com diversos temas envolvendo o cinema mundial, disponíveis no catálogo da plataforma de streaming Belas Artes à La Carte

 Por: Raisa Scandovieri
04/02/202100:41- atualizado às 00:42 em 04/02/2021

Neste período de isolamento social, o SESI-SP retoma a parceria com o Petra Belas Artes, que já vem oferecendo acesso gratuito à plataforma de filmes por streaming Belas Artes à La Carte, e agora promove uma série de lives para comentar os temas escolhidos a cada mês para nortear a curadoria do Sesi-SP.

Para a live Infância e Cinema, que acontece nesta quinta-feira (4/2), às 19h30, os convidados Michel Simões e Léo Mendes discutem e revelam várias curiosidades sobre filmes que tratam da infância no cinema, aposta da curadoria do Sesi-SP para este mês. As dicas são os filmes A árvore (L'Arbre, 2010), A copa (Phorpa, 1999), O menino que fazia rir (Der Junge Muss An Die Frische Luft, 2018) e Quando papai saiu em viagem de negócios (Otac Na Sluzbenom Putu, 1985).

Acompanhe a live ao vivo no canal do YouTube do Centro Cultural Fiesp, clicando aqui.

 

Saiba mais sobre os participantes e sobre os filmes selecionados: 

 

Michel Simões: um dos criadores do Cinema na Varanda, principal podcast brasileiro sobre filmes a dar destaque ao circuito alternativo, tendo participado de festivais internacionais como Toronto e San Sebastian, além de ser autor do blog Toca do Cinéfilo há 19 anos.

Léo Mendes: iniciou sua experiência cinematográfica como gerente e assistente de programação no extinto Cineclube Oscarito, em São Paulo, entre 1989 e 1991, passando a trabalhar na distribuidora independente Pandora Filme ainda em 1991, na qual permanece até hoje como consultor de aquisições internacionais. Paralelamente, atuou como programador da sala de cinema do Esporte Clube Banespa de 2002 a 2003. Em outubro de 2017 assinou a curadoria da mostra “Incuráveis”, dedicada a filmes com temática LGBT no cinema Belas Artes; foi curador da exposição itinerante de cartazes cinematográficos “Um Século de Cinema em Cartaz – De 1915 a 2015”, exposta entre as estações Luz, Paulista e Fradique Coutinho do Metrô de São Paulo e atualmente é programador do Noitão Belas Artes desde 2004.

 

Sobre os filmes:

 

 



A árvore (L'arbre, 2010)

Em tom de realismo fantástico o filme mostra as estranhas manifestações que acontecem na vida de uma família numa pequena aldeia na Austrália.

Austrália | Direção: Julie Bertucceli Elenco: Charlotte Gaisboug, Morgana Davies, Marton Csokas.



O menino que fazia rir (Der junge muss an die frische luft, 2018)

Um dos humoristas de maior relevância na Alemanha, Hans-Peter Kerkeling consagrou-se no mundo artístico também como ator, apresentador e roteirista. O que muitos de seus fãs sequer imaginam é que a sua infância foi uma verdadeira história de tragédia — que ele transformou em humor.

Alemanha | Direção: Caroline Link | Elenco: Luise Heyer, Sönke Möhring, Elena Uhlig.



A copa (Phorpa, 1999)

Orgyen é um jovem monge que tem uma grande paixão: o futebol. Em plena época da Copa do Mundo de 1998, ele faz de tudo para conseguir assistir as partidas das principais seleções do campeonato e, juntamente com seu amigo Lodo, tenta driblar a vigilância do mestre Geko.

Butão | Direção: Khyentse Norbu Elenco: Orgyen Tobgyal, Neten Chokling, Jamyang Lodro.



Quando papai saiu em viagem de negócios (OTAC NA SLUZBENOM PUTU, 1985) Defender os ideais stalinistas logo após o rompimento do marechal Tito, líder da então Iugoslávia, com o Stalin, ditador russo, não era a melhor das ideias. Após a publicação

de uma charge inoportuna de sua autoria, Mesa é enviado para um campo de trabalhos forçados, uma prisão longe de sua família - que acredita que o pai está em uma "viagem de negócios". Desnorteado, o jovem Malik, filho de Mesa, tenta lidar com a crise que sua família e seu país enfrentam da melhor maneira possível, enquanto começa a descobrir o amor.
Iugoslávia | Direção: Emir Kusturica Elenco: Moreno D'E Bartolli, Predrag 'Miki' Manojlovic, Mirjana Karanovic

 

Leia também