Com Leona Cavalli, espetáculo dialoga com o pensamento humanista de Erasmo de Rotterdam
Por: Lídia Amorim | Comunicação Regional SESI
20/01/202612:01- atualizado às 15:17 em 21/01/2026

O espetáculo “Elogio da Loucura” estrelado pela atriz Leona Cavalli e dirigido por Eduardo Figueiredo, chega ao Centro Cultural SESI Itapetininga, propondo uma reflexão irônica e atual sobre a sociedade, o poder e as escolhas humanas. Inspirada na obra do filosofo e humanista Erasmo de Rotterdam, escrita no início do século XVI, a montagem transforma um clássico da literatura em uma experiencia cênica provocadora e acessível ao público contemporâneo.
Na encenação, Leona dá voz a própria Loucura, personagem que conduz o espetáculo com sarcasmo, inteligência e humor. A partir do texto original, a Loucura observa a humanidade como um espelho de si mesma, expondo vaidades e contradições que atravessam os séculos. Embora a obra fale diretamente com a sociedade europeia dos séculos VX e XVI, seu conteúdo se mostra atemporal ao questionar comportamentos, instituições e acontecimentos que permanecem atuais. As apresentações acontecem nos dias 23 e 24 de janeiro, às 20h, e 25 de janeiro, às 18h.
Além do espetáculo, a programão inclui a atividade “A loucura dos sons – Brincadeiras musicais”, conduzida por Guilherme Cika, no dia 24, sábado, às 10h, no foyer do teatro. A proposta utiliza a musicalização de forma lúdica para estimular o desenvolvimento social, emocional cognitivo e motor de crianças e jovens, promovendo criatividade, concentração e expressão corporal.
Dias 23 e 24/01, às 20h, e 25/01, às 18h
“A loucura dos sons – Brincadeiras musicais” - dia 24/01, às 10h
Local: Av. Padre Antônio Brunetti, 1360, Vila Rio Branco
Ingressos: Reserve pelo site MEU SESI. O ingresso é válido até 15 minutos antes do evento.