Menu Site
 Por: Núcleo de Comunicação

Em 2019, é inaugurada uma atividade especial dentro da programação do Sábado Literário, para tornar ainda mais significativa a relação do leitor com a obra, o Clube Literário SESI-SP.

Originários do século XVIII, os clubes de leitura estão em alta. O diferencial do SESI-SP é que, além de ser totalmente gratuito, os participantes adquirem, também sem custo, as obras que são utilizadas.

São duas edições independentes, um clube juvenil e um adulto. Em cada um deles, são programados dois encontros, um para a entrega e conversa sobre o livro, e outro, após a leitura, para o bate-papo com o autor.

As vagas são limitadas e as inscrições realizadas pelo Meu SESI.

 

Edições

 

 

1ª edição Clube Literário SESI-SP
Editoria Adulto:Tudo pode ser roubado, de Giovana Madalosso (Editora Todavia)
Editoria Infantojuvenil: 
Tristão e Isolda em Cordel, de Marco Haurélio (SESI-SP Editora) 
1º encontro - entrega dos livros e explicação do projeto
23 de fevereiro, sábado
Sala do Educativo
Infantojuvenil: 11h
Adulto: 15h
 2º encontro - discussão da leitura e encontro com o(a) autor(a)
Sala do Educativo
30 de março, sábado
Infantojuvenil: 11h
Adulto: 15h

Clube Literário SESI-SP (maio)

Mínimo Múltiplo Comum – Raquel Matsushita
“Mas ela toma com bastante açúcar porque a vida é tão amarga...”

Frase do conto Café Amargo, presente em Mínimo Múltiplo Comum, publicado pela Sesi-SP Editora e o primeiro livro de contos para adultos de Raquel Matsushita. O livro apresenta um conjunto de pequenas tramas que retratam os conflitos humanos e os embates cotidianos, que prendem a atenção do leitor para se surpreender no final. Neste primeiro encontro, os participantes conhecerão a equipe e as regras do Clube e receberão, gratuitamente, um exemplar do livro.

1º encontro - entrega dos livros e explicação do projeto
Dia: 3 de agosto, sábado, 15h
Local: Sala do Educativo, térreo inferior
Gênero: contos adultos

No segundo encontro, os participantes são convidados para um bate-papo com a autora Raquel Matsushita. Sócia do Escritório Entrelinhas Design, Raquel é designer gráfico e ilustradora e já foi premiada com dois Jabutis. Graduou-se em publicidade e propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo e especializou-se nos cursos de design gráfico, cor e tipografia na School of Visual Arts, em Nova York. Escreveu o livro Fundamentos gráficos para um designer consciente (Editora Musa) e os infantis Não, sim, talvez (Sesi-SP Editora) e Eu (não) gosto de você! (Jujuba Editora.)

2º encontro - Bate-papo com a autora Raquel Matsushita 

Dia: 24 de agosto, sábado, às 15h
Local: Sala do Educativo, térreo inferior
Gênero: contos adultos

Clube Literário SESI-SP (outubro)

Com o intuito de difundir a literatura, possibilitando aos usuários do Centro Cultural FIESP a oportunidade de compartilhamento da leitura, o SESI-SP promove dois encontros no mês de outubro, como forma de incentivar o desenvolvimento do gosto pelo ato de ler.

Ver com os ouvidos e escutar com o coração – Alexandre Camilo

O que traz felicidade à caminhada?

O escritor apresenta seu livro Ver com os ouvidos e escutar com o coração, da coleção Ouvi Dizer, que traz contos dos cinco continentes, mas ambientados em cidades de Pernambuco. Entre as histórias, o autor toma emprestado como cenário a cidade de Bezerros para ambientar uma história africana: Dalmam, um menino alegre e inteligente, que apesar das dificuldades para ver o mundo, não desiste dos seus sonhos e mostra às crianças de todas as idades que o reconhecimento do outro e a fraternidade são caminhos para um viver melhor.

1º encontro - entrega dos livros e explicação do projeto
Dia: 5 de outubro, sábado, 11h
Neste primeiro encontro, os participantes serão apresentados à equipe do Clube, receberão um exemplar do livro e orientação sobre o projeto.

2º encontro – bate-papo com o escritor Alexandre Camilo

Dia 26 de outubro, sábado, 11h
Local: Sala do Educativo, térreo inferior

No segundo encontro, os participantes são convidados para um bate-papo com o escritor Alexandre Camilo. Formado em Artes Cênicas, pós graduado em Teatro Brasileiro, dramaturgo, ator, contados de histórias e diretor tratral. Camilo é autor de diversos espetáculos adultos e infantis e performance temáticas, além dos livros: Invenção de Palavra – Contos de Sabedoria e O Dia do Amor.

Clube Literário SESI-SP (novembro)

O texto de Gabriel García Márquez "A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada" em cartaz no Teatro do Sesi-SP, agora ganha espaço para discussão no Clube Literário Sesi-SP

Quem dos curiosos ou amantes de livros nunca se imaginou em um clube de leitura? Sabe aqueles encontros emocionantes, vistos em filmes ou séries, em que as pessoas discutem suas impressões sobre uma obra? Vai ser assim no Clube Literário do Sesi-SP.

O livro escolhido para a quarta edição do Clube é A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada, do escitor colombiano Gabriel García Márquez.

1º Encontro
9 de novembro (sábado), 14h
Neste primeiro encontro, os participantes serão apresentados à equipe do Clube e receberão as orientações sobre o projeto. Um exemplar do livro de Gabriel García Márquez (editora Record) será emprestado para cada participante.

2º Encontro
30 de novembro (sábado), 14h
Neste segundo encontro, os participantes se reúnem para um bate-papo com Claudia Barral, responsável pela dramaturgia de Erêndira – A incrível e triste história de Cândida Erêndira e sua avó desalmada, peça em cartaz no Teatro do Sesi-SP, aqui no Centro Cultural Fiesp. Após o bate-papo, os participantes devolverão os exemplares da obra e serão convidados a assistirem o resultado da adaptação de Erêndira para os palcos.

Claudia Barral é formada em Interpretação Teatral; autora, dramaturga, roteirista, poetisa e contista. Outro trabalho seu de destaque foi a produção Cordel do Amor sem Fim, que recebeu o Prêmio de Melhor Texto no Festival Internacional de Angra dos Reis em 2013.

 

SOBRE O LIVRO:

“[...] o vento de sua desgraça meteu-se no quarto como uma matilha de cães...”

A Incrível e Triste História de Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada narra as desventuras de Cândida Erêndira, uma jovem de 14 anos que é obrigada pela matriarca da família a se prostituir para pagar as dívidas de um incêndio supostamente provocado por ela. O débito parece interminável e o destino brinca com as esperanças e devaneios de Cândida. Os ventos, no entanto, trazem o frescor de Ulisses. Será possível o amor salvar a moça do feitiço da avó desalmada?

 

  

LEIA TAMBÉM