O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Sesi-SP e Sesi-RN assinam na Fiesp acordo de cooperação técnica

Parceria visa transferência de tecnologia para implementar o Recompondo Saberes, programa idealizado em São Paulo para recuperar os aprendizados perdidos na pandemia

Parceria visa transferência de tecnologia para implementar o Recompondo Saberes, programa idealizado em São Paulo para recuperar os aprendizados perdidos na pandemia

 Por: Lúcia Rodrigues, Agência Indusnet Fiesp
24/01/202415:21- atualizado às 10:29 em 05/03/2024

O Sesi São Paulo e o Sesi Rio Grande do Norte assinaram na Fiesp, na terça-feira 23, acordo de cooperação técnica. A parceria prevê a transferência de tecnologia do Programa Emergencial de Educação Pós-Pandemia - Recompondo Saberes. O acordo tem duração de um ano e pode ser prorrogado.


Foto: divulgação - Karin Kanh / Fiesp

 

O programa idealizado pelo Sesi-SP foi implementado com sucesso em 63% dos municípios de São Paulo, entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro de 2023. Por meio da formação de professores e gestores da rede púbica municipal e do fornecimento de novos recursos didáticos, o Recompondo Saberes ajudou alunos do Ensino Fundamental I e II a recuperarem aprendizados perdidos de Matemática e Língua Portuguesa na pandemia.

No Rio Grande do Norte, o Recompondo Saberes será adotado em cinco escolas do município de Acari e vai beneficiar 1.400 alunos do Ensino Fundamental. As ações do Sesi-SP incluem visitas dos analistas técnicos educacionais, capacitações, reuniões remotas e presenciais, no âmbito administrativo e pedagógico.

O presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Josué Gomes da Silva, afirmou que essas ferramentas desenvolvidas em São Paulo têm se mostrado muito eficazes. “Vamos trabalhar juntos, essa parceria vai dar certo, tenho certeza”, afirmou Josué.

Alexandre Pflug, superintendente do Sesi-SP, destacou que esse é o primeiro convênio da entidade com outro estado para transferência de tecnologia do programa.

Para o presidente da Federação das Indústrias do estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Roberto Serquiz, a parceria é um marco histórico e que pretende avançar para outros municípios. “Isso é um ato muito significativo e ao mesmo tempo de muita responsabilidade”, disse. “Significativo pela própria necessidade de a gente avançar na educação e o peso da responsabilidade por ser a primeira parceria.

De acordo com o prefeito de Acari, Fernando Antonio Bezerra, sediar esse projeto-piloto no município é uma honra. “Vamos juntos o Sesi de SP e o Sesi do Rio Grande do Norte viver essa riquíssima experiência de intercâmbio em nossa cidade”, pontuou.

Juliano Martins, superintendente do Sesi Rio Grande do Norte, também classificou o acordo como histórico. “A intenção nossa é mudar o patamar da qualidade de ensino do estado do Rio Grande do Norte, motivo pelo qual a gente veio beber da fonte de São Paulo, por toda a sua história, por toda a sua experiência”, salientou Martins.

Para Roberto Xavier, gerente executivo de educação do Sesi-SP, a experiência paulista pode ser replicada pelo Brasil. “Na medida que os Sesi de outros estados entenderem que as soluções daqui podem ser multiplicadas em seus estados a gente está à disposição”, finalizou Xavier.


Conheça mais sobre os projetos educacionais em SESI PARA TODOS

Leia também