O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

SESI Franca recebe o Encontro Cena Livre 2022, evento gratuito que oferece espetáculos inéditos e Oficinas de teatro

O encontro acontece entre os dias 12 e 15 de novembro e vai reunir peças criadas pelos alunos dos Núcleos de Artes Cênicas do SESI-SP

O encontro acontece entre os dias 12 e 15 de novembro e vai reunir peças criadas pelos alunos dos Núcleos de Artes Cênicas do SESI-SP

 Por: Julia Polo, Comunicação Sesi-SP
08/11/202212:14- atualizado às 17:50 em 09/11/2022

O Sesi Franca recebe no próximo fim de semana o Encontro Cena Livre 2022. A programação do evento conta com um conjunto de montagens teatrais criadas pelos alunos do Módulo Encenação do Núcleo de Artes Cênicas SESI-SP (NAC) e com oficinas gratuitas. Esses workshops serão oferecidos para pessoas com ou sem experiência de teatro, que busquem aprimorar o estudo das artes cênicas por meio do processo de jogos de improviso com ênfase no diálogo e criação de cenas a partir de improviso. 

O projeto Cena Livre 2022 é fruto do processo de criação desenvolvido durante um ano de trabalho. Neste ano, participam as turmas das unidades do SESI Campinas Amoreiras, Itapetininga, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto. Cada unidade também terá em sua agenda cultural apresentações do espetáculo criado durante o NAC da região. 

Em cada edição, o Cena Livre parte de um tema central. Este é o ponto inicial para a pesquisa e criação dos grupos. Para 2022, o tema escolhido foi IDENTIDADES. Palavra cheia de significados e possibilidades, que propõe a reflexão do EU, do NÓS, do OUTRO e do TODO.      

“Os espetáculos que vamos apresentar partem desses conceitos, mas seguem trajetórias próprias, carregam as singularidades de cada grupo. O que vamos assistir é o resultado dos processos criativos desenvolvidos durante quase um ano de experimentações”, explica a equipe de Artes Cênicas do Sesi-SP.   

Débora Viana, gerente de Cultura da instituição, reforçou que o Sesi-SP é uma instituição que trabalha pela educação de forma ampla, na qual a Cultura é parte importante deste processo. “Nós acreditamos na força da arte e do encontro teatral para promover a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade".  

O Núcleo de Artes Cênicas SESI-SP (NAC), em seus 35 anos de existência, é um dos pilares da instituição para a formação humana, oferecendo cursos livres de iniciação teatral, não profissionalizante, para público a partir dos 8 anos de idade. Suas práticas pedagógicas proporcionam experiências transformadoras e ampliam o olhar para o mundo.   

Confira a programação completa do Encontro Cena Livre 2022.

 

Cronograma do Encontro 2022*

 

 

12/11 – 18h 

Burundanga | NAC Ribeirão Preto

13/11 – 15h

Sonho de Uma Noite de Verão | NAC Itapetininga

13/11 – 19h30 

A Saga de Maria da Fé em defesa do Povo Brasileiro | NAC Campinas Amoreiras
 

14/11 – 14h 

Raiz do Ensaio Geral | NAC São José dos Campos
 

14/11 – 18h30 

As artimanhas de Caroba e o mistério da porca | NAC São José do Rio Preto

15/11 – 12h 

Grupo Latente

Oficinas:


13/11 - 10h às 12h
14/11 - 10h às 12h

DRAMATURGIA CONSTRUÍDA POR MEMÓRIAS
Ministrante: Ana Carolina Santana

A oficina propõe aos participantes a experiência de elaboração de uma dramaturgia a partir do resgate de memórias e de observações de personagens reais. Compreende técnicas de escrita eexercícios práticos decriação de cenas.

13/11 - 10h às 12h
14/11 - 10h às 12h

MAPAS DO COTIDIANO
Ministrante: Danilo Minharro

No período de duas horas, são propostos jogos teatrais que busquem revelar diferentes camadas do cotidiano de seus participantes. Os jogos trazidos para a realização dessa oficina, são escolhidos de modo a trazer à tona situações cotidianas, por um viés onde a ação física, proposta pelos jogos, provoque reflexões críticas acerca do cotidiano.

13/11 - 17h às 19h
14/11 - 16h às 18h

OBJETOS SUJEITOS - CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM ATRAVÉS DA RELAÇÃO ENTRE ATOR E OBJETOS COTIDIANOS
Ministrante: Marcos Calegari

Através de jogos teatrais que estabeleçam a relação entre o ator e o objeto cotidiano inanimado, a oficina pretende ampliar a criatividade do ator e oferecer possibilidades imagéticas e físicas na construção de personagens, pelas vias da percepção do próprio corpo em sintonia com o “corpo” do objeto selecionado.

13/11 - 17h às 19h
14/11 - 16h às 18h

IMPROVISO E CONSTRUÇÃO CÊNICA
Ministrante: Fernando Delabio

O curso é oferecido a pessoas, com ou sem experiência de teatro, que busquem aprimorar o estudo das artes cênicas por meio do processo de jogos de improviso com ênfase no diálogo e criação de cenas a partir de improviso.

* programação sujeito a alteração.

 

Confira a programação completa

  


Encontro Cena Livre 2022 

de 12 a 15 de novembro de 2022 

Teatro do SESI Franca - Av. Santa Cruz, 2870 - Jardim Centenário - Franca – SP 

Confira o programa dos espetáculos integrantes do Cena Livre 2022

leia mais em https://franca.sesisp.org.br/noticia/sesi-franca-recebe-espetaculos-do-projeto-cena-livre  

Leia também