O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Espetáculo Mary Stuart: um mergulho no universo medieval das rainhas rivais

No palco, Virginia Cavendish e Ana Cecília Costa são dirigidas por Nelson Baskerville. Chris Couto, César Mello, Fernando Pavão e grande elenco dão peso à montagem inédita

No palco, Virginia Cavendish e Ana Cecília Costa são dirigidas por Nelson Baskerville. Chris Couto, César Mello, Fernando Pavão e grande elenco dão peso à montagem inédita

 Por: Mariana Soares, Comunicação Sesi-SP
01/09/202210:50- atualizado às 17:36 em 26/10/2022

Em uma montagem moderna, vibrante e acessível ao grande público, o espetáculo MARY STUART traz a versão contemporânea dos bastidores da rivalidade histórica entre a rainha da Escócia Mary Stuart e a rainha da Inglaterra Elizabeth I, protagonizadas, respectivamente, por Virginia Cavendish e Ana Cecília Costa.

Com direção de Nelson Baskerville, a peça gira em torno da famosa disputa de poder entre as monarcas e estreia para público dia 19 de agosto de 2022 no Teatro do SESI-SP. Trata-se da adaptação de Mary Stuart, obra clássica do teatro alemão (escrita por Friedrich Schiller), feita por Robert Icke e traduzida por Ricardo Lísias. Esta montagem aconteceu em Londres, em 2017, onde obteve estrondoso sucesso.

Na pesquisa inicial para a encenação, o diretor dirige seu olhar para o universo dark medieval das histórias de reis e rainhas. “O contraste claro/ escuro na iluminação e nas cores dos cenários remete ao cinema noir; assim como a luz indireta, ao expressionismo alemão”, diz.

A proposta de Baskerville é fazer com que o texto de 1800 se comunique de forma contemporânea com o público de hoje, provocando identificação, no sentido de se fazer reconhecer em uma trama de poderosos do hemisfério Norte nossa própria história e mazelas.  “A intenção é trazê-la para os dias de hoje, mantendo alguns elementos clássicos como coroas e vestimentas, sem prejuízo de sua essência e ao mesmo tempo tentar fazer com que nos reconheçamos dentro desse mundo com suas injustiças e disputas acirradas de poder”.

No cenário, dois ou mais níveis vão proporcionar a ideia do poder e seus ‘degraus’, “embora tanto o palácio de Elizabeth como a masmorra de Mary Stuart retratem a mesma prisão observa Nelson: “É interessante notar que as duas rainhas estão aprisionadas - Mary em sua masmorra e Elizabeth em seu mundo cercado de homens que tentam submetê-la às suas regras”.

Atores estarão em cena praticamente o tempo todo para criar o clima constante de que ninguém nesse lugar estará sozinho, mesmo que pense que sim; pessoas escutam através das paredes e tramam.

Na música, o diretor conta que “a inspiração inicial é a de Rick Wakeman e sua clássica obra As Seis Mulheres de Henrique VII, álbum icônico dos anos 1970, onde o compositor lançando mão de outro gênio, Bach, dedica uma música para cada uma das mulheres do rei; e sabemos que uma das homenageadas nessa obra é Ana Bolena, casada com Henrique, decapitada por ele e mãe de Elizabeth de nossa peça”.

 

Produção original inédita

Importante e expressivo equipamento cultural da Cidade de São Paulo, o Centro Cultural Fiesp é administrado pelo Serviço Social da Indústria e conta com o Teatro do SESI-SP que estimula a cena teatral há mais de 50 anos, fazendo história como Teatro Popular do Sesi. O espaço icônico da Avenida Paulista, promove uma programação gratuita diversa de artes cênicas e visuais, audiovisual, música, literatura e tecnologia.

O SESI-SP é um grande fomentador de produções originais, apostando em novas visões artísticas por meio de projetos selecionados anualmente via Edital de Chamamento, assim como com a montagem inédita MARY STUART.


Ficha Técnica

Adaptação: Robert Icke Tradução: Ricardo Lísias. Direção artística: Nelson Baskerville Elenco: Virginia Cavendish, Ana Cecília Costa, Chris Couto, Genézio de Barros, César Mello, Fernando Pavão, Joelson Medeiros, Iuri Saraiva, Fernando Vitor, Alef Barros, Letícia Calvosa.

Cenografia: Marisa Bentivegna. Figurinos: Marichilene Artisevskis. Iluminação: Wagner Freire. Trilha Sonora: Daniel Maia. Direção de Imagem e Videomapping: de André Grynwask e Pri Argoud (Um Cafofo). Ilustrador: Luciano Feijão. 

Direção de produção: Giovani Tozi e Virginia Cavendish. Produção executiva: Felipe Calixto. Assistência de direção: Anna Zêpa. Assistência de produção: Ana Nicássia. Camareira: Andrea Lima. Direção de Imagem e Videomapping: André Grynwask e Pri Argoud (Um Cafofo). Assessoria de Imprensa: M. Fernanda Teixeira/Arteplural. Social Media: Rodrigo Chueri. Direção de arte gráfica: Giovani Tozi. Fotografia: Priscila Prade. Coordenação de projeto: Casa Forte SP Produções Artísticas. Apoio Administrativo: Lilian Damasceno. Assessoria jurídica: Martha Macruz. Assessoria contábil: Eliane Azevedo Contabilidade. Concepção: Virginia Cavendish. Realização: SESI-SP.


Serviço:

MARY STUART
Recomendação etária – a partir de 14 anos. Duração – 110 minutos

Local: Teatro do SESI-SP | Endereço: Avenida Paulista, 1313.

Temporada: de 19 de agosto de 2022 até 27 de novembro de 2022. Quintas, sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 19h. Reservas gratuitas.

Faça sua reserva

Leia também