O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Sesi Franca Basquete é campeão do NBB

Time da indústria fechou a série em 3x1 contra o Flamengo

Time da indústria fechou a série em 3x1 contra o Flamengo

 Por: Júlia Abrão, Sesi Franca
10/06/202216:32- atualizado às 15:22 em 22/09/2022

A Capital do Basquete pode soltar o grito entalado na garganta: o Sesi Franca Basquete é campeão do NBB! O título inédito veio na quinta-feira, 9 de junho, após uma vitória imponente, por 80 a 65, contra o Flamengo, ao lado de sua torcida, que lotou o Ginásio Pedrocão.

Com o resultado positivo, o elenco comandado pelo técnico Helinho Garcia fechou a série final em 3 a 1 e levantou o tão sonhado troféu do Novo Basquete Brasil. Esse foi o 12º título nacional da equipe, o primeiro no novo formato da competição. A conquista de mais um campeonato brasileiro veio após 23 anos de espera, uma vez que a última havia sido em 1999, diante do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro.

“Conquistar esse título inédito, após 23 anos, é, para mim, motivo de muita gratidão. A cidade merece. Missão cumprida: o troféu está em casa”, disse Lucas Mariano, criado e formado nas categorias de base do Sesi Franca.

Para garantir o caneco, o time de Franca realizou uma campanha quase perfeita: 38 vitórias em 43 jogos. Dentro de casa, os números são ainda mais impressionantes – 100% de aproveitamento, com 21 triunfos.

“A invencibilidade do nosso time dentro de casa prova a força e a importância da nossa torcida. Eles justificam todo o esforço e determinação que temos em nosso dia a dia. Sentir essa energia dentro de quadra, com certeza, fez a diferença para garantirmos o título”, afirmou Helinho.

 

Foto: Marcos Limonti

 

DESTAQUES

Eleito o MVP das Finais, Lucas Dias brilhou na partida e deixou a quadra como o jogador mais eficiente da noite. Foram 19 pontos, 14 rebotes, duas assistências e duas bolas recuperadas.

“Estou muito feliz com esse momento. Era um sonho de criança estar aqui, vestir a camisa de Franca, e conquistar esse título brasileiro. Fizemos história e nosso nome vai estar marcado aqui para sempre. A conquista do troféu de MVP das finais tornou tudo ainda mais especial”, disse o camisa 9.

Márcio e Scala, ambos com 14 tentos marcados, também se sobressaíram na pontuação. Georginho e Lucas Mariano contribuíram com nove pontos cada um, enquanto Jhonatan marcou oito, Adyel cinco e David Jackson dois.

 

COLETIVIDADE

Para o técnico Helinho, o trabalho coletivo foi um dos diferenciais do Sesi Franca Basquete no NBB.

“Foi uma temporada incrível. Essa é uma equipe humilde, trabalhadora e extremamente unida. Fomos, no decorrer do campeonato, descobrindo o prazer de jogar um pelo outro. O basquete é um jogo coletivo e quanto mais você se desprende, mais isso volta pra você. Não tem jeito de mensurar o que significa isso. Esse título vem para coroar o trabalho coletivo desse time. Estou muito orgulhoso da minha equipe”, finalizou o comandante francano.