O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Exposição “Olhar Negro, Negro Olhar” chega ao Centro Cultural e celebra a fotografia negra da Bahia

A exposição abre para visitação gratuita no dia 13 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 20h, na Galeria de Fotos do Centro Cultural

A exposição abre para visitação gratuita no dia 13 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 20h, na Galeria de Fotos do Centro Cultural

 Por: Sesi-SP
11/11/202511:01- atualizado às 11:13 em 11/11/2025

A partir do dia 13 de novembro, o público poderá visitar na Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, a exposição “Olhar Negro, Negro Olhar — Antologia da Fotografia Negra da Bahia”, que apresenta um panorama sensível e poético da fotografia produzida no estado. Com a curadoria de Bené Fonteles e organização e pesquisa de Marcelo Reis, a mostra reúne nomes consagrados e novos talentos que retratam a riqueza cultural e espiritual da Bahia por meio do olhar sobre a negritude.

Após passar por Brasília, a exposição chega à capital paulista com mais de 90 fotografias de 23 artistas visuais, entre eles Pierre Verger, Mário Cravo Neto, Miguel Rio Branco, Christian Cravo, Ayrson Heráclito, Adenor Gondim e Zélia Gattai. O conjunto propõe um diálogo entre gerações e perspectivas distintas de fotógrafos profundamente ligados às tradições afro-brasileiras a outros que, mesmo de fora desse universo, dedicaram suas lentes à presença negra na formação cultural do estado.

De acordo com Marcelo Reis, organizador da mostra, a proposta é refletir sobre como o olhar negro se manifesta na arte baiana: “Cada imagem é um espelho do pertencimento, da ancestralidade e da resistência”. A curadoria convida o visitante a uma leitura crítica e poética da história visual da Bahia, inspirada no conceito de “a cisão do ver”, do teórico francês Georges Didi-Huberman, o ponto em que olhar e ser olhado se cruzam.

Para Débora Viana, gerente executiva de Cultura do SESI-SP, a iniciativa reforça o compromisso da instituição em promover o acesso à arte e à diversidade cultural. “A mostra destaca uma temática necessária no contexto das negritudes, reunindo grandes fotógrafos que retratam, com sensibilidade e profundidade, as africanidades na cultura e no cotidiano da Bahia”, afirma.

A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até 5 de abril de 2026, de terça a domingo, das 10h às 20h, na Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp.

 


Imagem divulgação


Olhar Negro, Negro Olhar – Antologia da Fotografia Negra da Bahia

Curadoria: Bené Fonteles

Pesquisa e organização: Marcelo Reis

Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp
Av. Paulista, 1.313 (Em frente à estação Trianon-Masp do metrô)

De 13 de novembro de 2025 a 5 de abril de 2026

Terça a domingo, das 10h às 20h

Entrada gratuita

Mais informações: www.sesisp.org.br/eventos

Leia também