O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Mostra apresenta um Patrimônio Cultural Brasileiro com produção artística de trabalhadores da Zona da Mata de Pernambuco

Mostra conta com documentos, vídeos, fotografias, indumentárias e peças de artesanato adentram no universo do trabalho, da religião e da influência que o maracatu exerceu em artistas como Chico Science, Gilberto Gil, Jorge Mautner e Siba.

Mostra conta com documentos, vídeos, fotografias, indumentárias e peças de artesanato adentram no universo do trabalho, da religião e da influência que o maracatu exerceu em artistas como Chico Science, Gilberto Gil, Jorge Mautner e Siba.

 Por: comunicação Sesi-SP
12/03/202416:37- atualizado às 11:29 em 10/04/2024

Entre os dias 3 de abril e 9 de junho de 2024, o Centro Cultural FIESP apresenta a exposição Maracatu Rural - A Magia dos Canaviais, que traz à capital paulista a produção artística de trabalhadores da Zona da Mata de Pernambuco, representantes desta manifestação que é Patrimônio Cultural Brasileiro, o Maracatu Rural ou Maracatu de Baque Solto.

Ambientada em uma cenografia que remete ao território da Zona Canavieira Pernambucana, a exposição apresenta documentos, vídeos, fotografias, objetos, textos, indumentárias e peças de artesanato, além de audiovisuais. São objetos e obras que vão além dos maracatus, e adentram no universo do trabalho, da religião e das influências que o Maracatu Rural exerceu sobre artistas contemporâneos como Chico Science, Gilberto Gil, Jorge Mautner e Siba.

Com projeto expográfico assinado pela designer pernambucana Júlia Filizola, a exposição conta com mais de 60 fotografias selecionadas, assinadas por diversos fotógrafos pernambucanos como Hans von Manteuffel (alemão/pernambucano), Toni Braga, Pedro Raiz, Ederlan Fábio, Fred Jordão e Afonso Oliveira, além de obras da antropóloga americana Katarina Real que, entre 1950 e 1990, pesquisou sobre o Carnaval do Recife e outras manifestações culturais do Nordeste (suas fotografias foram cedidas pela Fundação Joaquim Nabuco).

 

      

(1) Foto Mestre Batista_Arquivo Maracatu Estrela de Ouro_Autor Desconhecido;
(2) Foto Afonso Oliveira_2012_Maracatu Leão Vencedor de Carpina;
(3) Foto Afonso Oliveira_2012_Mateus; (4) Foto Afonso Oliveira_2012_Zé de Rosa

 

Entre os documentos estão troféus, CDs, livros, ferramentas da agricultura, instrumentos e a medalha da Ordem do Mérito Cultural (concedida pelo Ministério da Cultura). Na indumentária, a exposição traz 11 manequins com os figurinos típicos de Caboclos de Lança, Rei, Rainha, Reiamar, Mestre de Apito, Burra, Catirina e Mateus. Destaque também para uma Mesa de Jurema Sagrada, ritual religioso de origem indígena e cultuado por aqueles que fazem o Maracatu Rural, e para o Totem, onde o visitante, de forma interativa, irá conhecer a história e a estética dessa cultura.

O público pode ainda assistir a um documentário produzido especialmente para a exposição, que mostra o Maracatu Rural desde os preparativos, à noite, até as apresentações durante o carnaval. Será exibido também o filme Maracatu Atômico - Kaosnavial (2012), com Jorge Mautner e Mestre Zé Duda, dirigido por Afonso Oliveira e Marcelo Pedroso, produzido na Zona da Mata Pernambucana. 

A produção e curadoria Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais é assinada por Afonso Oliveira, que tem uma vivência de mais de 30 anos junto a esta manifestação cultural, já tendo desenvolvido diversos projetos com os maracatus rurais. “Quem visitar a exposição viverá uma experiência marcante e única. O Maracatu Rural vai além do colorido de seus caboclos de lança, é um mergulho na história da formação do povo nordestino. É muito representativo trazer este acervo para São Paulo. Aqui vive uma parte de nós.

 

MR_Maracatu Rural
MR_Caboclo de lança
MR_Maracatu Rural
MR_Maracatu Leão de Ouro de Nazaré da Mata
MR_Lampião e Caboclo de Lança

 

A mostra conta com audiodescrição e legendas em braile. Haverá, ainda, visitas guiadas nos dias 3, 4 e 5 de abril (quarta, às 10h; quinta e sexta, às 10h e 15h), com participação de Luiz Caboclo, Mestre dos Caboclos de Lança do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança. A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 20h, no Espaço de Exposições do Centro Cultural FIESP com entrada gratuita.

Maracatu Rural - A Magia dos Canaviais

Classificação Livre

 

Centro Cultural Fiesp | Espaço de Exposição SESI-SP 

Av. Paulista, 1313 - Cerqueira César, São Paulo - SP (em frente à estação Trianon-Masp do metrô) 

de 3 de abril a 9 de junho de 2024 | terça a domingo, das 10h às 20h 

GratuitoAcessibilidade com audioguia e legendas em braile.