"Que História é Essa?" é um projeto idealizado pela contadora de histórias e arte educadora Graciele Savio, que visa difundir fábulas e contos de países africanos e suas diásporas para crianças. O objetivo é enriquecer o imaginário de alunos, professores e familiares com representatividade negra e cultura afrodiaspórica, explorando diferentes culturas do continente africano por meio dos contos. A atividade oferece à comunidade escolar uma experiência lúdica, apresentando costumes, narrativas, crenças, canções, culinária e tradições da África. Buscase também promover uma reparação nas escolas, valorizando narrativas africanas e afrodiaspóricas em sala de aula, combatendo o racismo e os apagamentos culturais presentes no repertório monocultural das instituições de ensino.
Propomos a continuidade da circulação da história cabo-verdiana “Boi Blimundo”. O conto traz a história de um boi muito bonito e forte que foi escravizado para trabalhar no trapiche do rei. O boi observa que enquanto a monarquia se deliciava com a grande variedade de carnes, vegetais e nutrientes presentes na cachupa (alimento típico de cabo verde), em encontros regados com muito grogue (bebida alcoólica de cabo verde), ao povo mais pobre e humilde restava apenas uma cachupa feita com milho, com pouco sabor e nutrientes. Cansado de servir o rei e percebendo toda essa desigualdade que beneficia somente a corte, Blimundo decide fugir em busca de sua liberdade, ocupando todo o seu tempo para o descanso e escuta dos sons na natureza.
“Que História é Essa?” é liderado pelo Núcleo Preto de Artes Afro-diaspóricas, um grupo de teatro composto exclusivamente por artistas negros de Jundiaí e região, e que se dispõe a ser um local de estudos e de resgate de histórias envolvendo figuras importantes da nossa constituição enquanto nação negra.
Faixa etária ideal: Crianças de 06 a 10 anos
Graciele Savio, Andreza Celestino e Vive Almeida
O projeto "Que História é Essa?" apresenta três contos em seu repertório: "Boi Blimundo", "A História do Tambor" e "Contos para Yemanjá", este último direcionado à primeira infância, gestantes e familiares. Iniciado em 2021, o projeto foi aprovado no edital ProAC n. 33/2021 - Ações Periféricas, permitindo a circulação de contação de histórias por três escolas municipais em Jundiaí e região. Em 2022, o projeto foi apresentado no SESC Jundiaí como uma ação formativa para os educadores da rede municipal de educação, e na Virada AfroCultural de Campinas. Em 2023, Graciele Savio apresentou "Boi Blimundo" na Festa da Uva de Jundiaí, na Fábrica das Infâncias Japy e na Biblioteca Nelson Foot, além de realizar apresentações em unidades do SESI em Atibaia, Campinas, Itatiba, Vinhedo e Cosmópolis, com uma nova apresentação no SESC de Jundiaí. Em 2024, o Núcleo se prepara para montar as histórias de Chico Rei e Carolina Maria de Jesus, com o apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo de Jundiaí e Várzea Paulista. "O Grande Anganga Muquixe Chico Rei" tem sua estreia prevista para o mês de maio.
Espaço alternativo - Indaiatuba
Av. Francisco de Paula Leite, 2701 - Jardim California, Indaiatuba - SP, 13346-000