Esta oficina explorará as transformações da linguagem teatral contemporânea, investigando como grandes nomes como Antonin Artaud, Samuel Beckett, Robert Wilson e Tadeusz Kantor revolucionaram o processo de montagem e a concepção da cena. Através de uma abordagem teórica e prática, os participantes serão convidados a experimentar conceitos e técnicas que desconstroem narrativas tradicionais em favor de novas formas de expressão cênica.
Exercícios:
1 - Visita a sítios da internet com textos, que influenciem a ação e emoção, com a utilização de movimentos e não movimentos (câmera lenta, fragmentações, câmera rápida e congelamento.
2 - Criação de cena curta com a utilização do corpo, estimulada por narração externa dos participantes (memórias de vida, por exemplo).
3 – Desenvolvimento de movimentos em câmera lenta, buscando criar atmosferas e narrativas não lineares inconscientes . Foco na composição visual e na capacidade de evocação.
4 - Trabalhar com pontos referenciais de foco, atribuindo-lhes concentração. Criação, a partir daí, de personas que assumam um papel central, explorando a estranheza e a poética da materialidade.