19° Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE
Kabenguele: O griô antirracista
Brasil, 2023, exibição digital, colorido
L – Livre
Uma observação crítica e reflexiva da trajetória de um antropólogo, Kabengele Munanga, que vem do Congo, em razão de uma perseguição implacável da ditadura local. Mas se torna uma referência acadêmica na USP, na luta antirracista junto com o movimento negro brasileiro.
Documentário, 27 min.
Direção: Celso Luiz Prudente
Enití Lànà - aquele que abre o caminho
Brasil, 2022, exibição digital, colorido
L – Livre
A Websérie resgata memória e resistência da luta antirracista no Brasil por meio da figura de Rafael Pinto. A produção, dividida em 4 capítulos, apresenta a trajetória de uma das lideranças mais importantes do movimento negro brasileiro e conta com depoimentos de Sueli Carneiro, Milton Barbosa, Edna Roland, entre outros.
Documentário, 40 min.
Direção: Filipe Brito
Sobre a mostra:
Com a criação e curadoria do Prof. Celso Luiz Prudente, a Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE chega à sua 19ª edição em 2023, dando continuidade ao trabalho cultural e acadêmico realizado ao longo dos anos. O projeto, que visa principalmente o cinema negro, abrange exibições de filmes, mesas de debates, palestras e a produção de um livro sobre a temática.
A mostra de filmes, exibidas presencialmente no Mezanino do Centro Cultural Fiesp, conta com 12 sessões de diferentes produções.
O tema geral da Mostra de 2023 é "D’África à diáspora: o pensamento antirracista de Kabengele Munanga". O propósito é observar a dinâmica das relações étnico-cinematográficas da africanidade. Kabengele Munanga é professor e antropólogo que trouxe para o Brasil o estudo do racismo na Universidade de São Paulo – USP, com o intuito de contribuir para a superação da desigualdade social, promovendo o respeito à diversidade em um país multirracial como o Brasil.
Criação e curadoria: Prof. Celso Luiz Prudente
66 min