O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
A importância da memória e do patrimônio público

com Carlos Tramontina - InteligênciaPontoCom

Projeto: InteligênciaPontoCom

No projeto InteligênciaPontoCom sempre há um bate-papo descontraído entre convidados e público sobre os mais variados temas da cultura nacional. Seus convidados são nomes expressivos da literatura, da música, do cinema, do teatro, da dança, das artes visuais, do pensamento e da comunicação que falam sobre seus trabalhos e suas descobertas, conversando com as pessoas presentes no Teatro do SESI-SP, no Centro Cultural FIESP e com os internautas.

O setor de Cultura do SESI-SP é responsável pela difusão cultural através de 5 linguagens artísticas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura e Música. Por meio de eventos culturais que ocorrem no Centro Cultural FIESP (CCF), a marca SESI-SP é fortalecida como uma agente transformadora e disseminadora da Arte e da Cultura.

Nesse sentido, foi criado o InteligênciaPontoCom um projeto multilinguístico que promove Bate-papos mensais entre o público e os principais criadores da Arte, Cultura e Sociedade. Os temas tratados são de relevância na Literatura, Artes Visuais, Cinema, Filosofia, Sociologia, Esporte, Música, Teatro e Saúde.

Por isso, é imprescindível que a programação proporcione pensadores e formadores de opinião, especialistas. Nesta edição do InteligênciaPonto.Com, será abordado o assunto de Memória e Patrimônio Público.

No dia 24.04.2024, sob o tema: “A importância da memória e do patrimônio público”, Carlos Tramontina abordará as práticas de conservação da memória institucional e pública, através do tratamento das fontes históricas, assim como a importância do patrimônio público para a construção de uma identidade coletiva e sentimento de pertencimento à sociedade.

O acúmulo de conhecimento humano transmitido de geração em geração se transforma em memória social e pública. Desde a Antiguidade, os atos jurídicos, as transições comerciais e as correspondências eram registradas enquanto necessidade humana. Posteriormente, durante a Modernidade, passou-se a utilizar esses arquivos como referência à memória das instituições, pois contribuem na disseminação e conservação dos seus valores históricos.

Para isso, foram criados os Centros de Memória, a fim de organizar o acervo histórico e, assim, transformar esse volume documental em fonte de conhecimento, já que “as políticas culturais da memória partem da definição dos objetos culturais significativos para aquela comunidade de sentidos” (PACHECO, 2017, p. 11).

Conforme Camargo (2015) nos mostra, ao incorporarmos as informações que podem ser extraídas dos documentos de acervo ao capital intelectual das instituições, passamos a constituir a matéria-prima para a memória.

Desse modo, entendemos que memória é uma prática coletiva que busca formas de representação através de fontes coletadas que marcam seu contexto histórico, evidenciando sua identidade social.

O patrimônio público, por sua vez, de acordo com o Diário Oficial do Portal de Envio de Matérias, é um agrupamento de bens, direitos e valores estéticos, econômicos, éticos, históricos, turísticos e até mesmo artísticos que pertencem à população. Logo, estão à disposição da coletividade enquanto um bem público – que deve ser, portanto, preservado.

Para discutir o tema, o convidado será o jornalista, palestrante, mestre de cerimônias, condutor de Media Trainings, Carlos Tramontina.

Tramontina trilhou uma carreira longa na TV Globo e agora se aventura em novos projetos. Na TV Globo, trabalhou por 43 anos, atuando em diversos jornais locais e em rede nacional, tais como Bom dia São Paulo, Jornal Nacional, Jornal da Globo, entre outros.

Foi âncora do SPTV 2ª edição por 24 anos e Editor-chefe do Antena Paulista por 22 anos.

Eleito entre “Os mais admirados jornalistas brasileiros – Top 50”, em votação realizada por Jornalistas & Cia e Maxpress.

É autor dos livros: Entrevista (1994); A Morada dos Deuses (2004); Tietê - Presente e futuro (2011).

Apresentador do Freedom Project, da CNN (2023), além de apresentador de dois programas da vertical do Flow News (2023), dos Estúdios Flow: o Portas Abertas e o Tramonta News.

 

O evento contará com:

* Tradutor/Intérprete de Libras

* Audiodescrição


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR