O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Abertura da Ocupação: "Canto em todo canto"

Gigi Manfrinato

Projeto: Ocupação Artística no SESI-SP

O projeto busca questionar a aparente dicotomia entre arte e popular e erudita ao colocar uma cena de rua dentro de um espaço institucional voltado às artes. Ao ser exposta no hall do teatro do Sesi Osasco, subverte este conceito, instigando o participante a repensar a função da arte e sua legitimidade, independentemente do espaço social que ocupa. Há, também, uma preocupação em não categorizar suas formas de expressão – todas podem ser fruídas indistintamente – como no caso da música (o show retratado) e na escultura (o site specific), mesclando linguagens e atravessando o experimentador/participante. Dessa forma, busca-se dessacramentalizar a arte e inseri-la no cotidiano do experienciador

O site specific busca propor novas experiências de ressignificação e transformação. Convida o público a participar da obra ao gerar empatia entre experienciador e personagens. Ele interage com as obras deixando de ser um mero espectador, tornando-se agente e coautor da intervenção ao fazer parte da obra e a modificar. O participador se torna, dessa maneira, um multiplicador de saberes e interpretações ao imprimir sua singularidade na obra, fazendo com que a instalação se torne um caleidoscópio com múltiplas camadas. 

Propor um olhar crítico e includente, tornando o experienciador um coautor da obra, está no cerne do trabalho da artista visual Gigi Manfrinato. Neste site specific Canto em Todo Canto, ela dilui as fronteiras entre arte de rua e erudita, propondo uma nova forma do olhar e vivenciar uma experiência artística. Também questiona os materiais tradicionais da escultura com a utilização de descartes. Ao apresentar uma cena cotidiana, demonstra que a experienciação do participante pode se dar em qualquer ocasião, mesmo na banalidade do dia a dia, propondo novas possibilidades de estar no mundo e de trocas, tanto afetivas como estéticas. 

Categoria: Visuais
Gênero: Escultura

CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR