ECOCINE 2025 — 33ª EDIÇÃO
Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos
O ECOCINE – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, chega à sua 33ª edição reafirmando seu pioneirismo e relevância global. Criado no Brasil em 1992, em sintonia com a ECO-92, Cúpula Mundial da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, foi o primeiro festival de cinema ambiental do país e o segundo do mundo. Desde então, consolidou-se como o único festival internacional que integra, de forma estruturada, as temáticas ambientais aos direitos humanos, ampliando o alcance e a potência de seu discurso audiovisual.
Sessão 2
Mulheres pela vida e justiça climática
Huni Kuï - Povo Verdadeiro
Mulheres pela Vida e Justiça Climática | Mujeres por la Vida y la Justicia Climática
Equador, 2025, exibição digital, colorido, legendado em português.
L – Livre
Na Amazônia equatoriana, um grupo de mulheres líderes rurais confronta com dignidade as violências estruturais que permeiam a desigualdade de gênero, a negligência institucional, o desmatamento e o extrativismo.
Documentário, 33 min.
Direção: Diego Fabián Maldonado
Descritores de conteúdo: Não há inadequações.
Huni Kuï - Povo Verdadeiro
Portugal, 2025, exibição digital, colorido.
L – Livre
Em uma jornada mística pela Amazônia acreana, o documentário retrata o cotidiano da Aldeia Vigilante. A partir da perspectiva de líderes locais, o filme reflete sobre a relação entre os seres humanos e a natureza, assim como sobre as lendas que dão origem a rituais e atraem visitantes em busca de uma “experiência” com os seres encantados da floresta, na busca por cura física e espiritual na terra indígena do Rio Humaitá.
Documentário, 22 min.
Direção: Tatiana Sager e Gabriel Sager Rodrigues
Descritores de conteúdo: Não há inadequações.
Fotos: Divulgação