Maria, Zaíta e Lumbiá. Corpos pretos rodeados de violência e miséria. Alvos. Caem, florescem. “Negras Sementes” é um espetáculo teatral que se empresta da voz autoral de Conceição Evaristo para denunciar a condição do negro em nosso país. Maria, uma mãe solteira que leva melão para suas crianças que nunca experimentaram a fruta. Zaíta, uma menina a procura de sua figurinha-flor pela favela. Lumbiá, um menino astuto que vende chicletes e flores pela cidade, é natal, e ele quer ver o famoso presépio do casarão. Corpos pretos rodeados de violência e miséria. Alvos. Caem, florescem. “Negras Sementes” é um espetáculo teatral que se empresta da voz autoral afrodescendente de Conceição Evaristo para denunciar a condição do negro em nosso país.
Duração do espetáculo: 60 minutos
O grupo de teatro "Os Hedonistas" foi criado por Renata Carvalho e Tiago Junqueira em 2008 a partir da montagem do texto “Oração” de Fernando Arrabal. O grupo tem uma forte influência do Teatro do absurdo em seus trabalhos com montagens que buscam trabalhar questões existenciais da contemporaneidade de forma fragmentada. Após sua primeira montagem o Grupo desenvolveu o projeto “Experimentos Cênicos” (2009-2010) que busca por meio de exercícios cênicos construir cenas com temas específicos de diversas linguagens e estéticas artísticas, onde os atores tem a possibilidade de se dividir em diversas funções dentro do processo criativo. Durante o processo havia a inserção de artistas da cidade como parceiros e as cenas criadas eram sempre autorais para espaços alternativos.
Em suas montagens teatrais foram além da peça Oração, os espetáculos adultos “Aquela Que Sonhava Ter Sido”, “SobreViventes” e “Negras Sementes”. Os espetáculos Infantis foram “O Pássaro Encantado” e “Fabularia” e a contação de histórias recém estreada “Angá! Histórias que vem de lá!”.
Texto: Conceição Evaristo.
Roteiro: Bárbara Teodósio.
Direção Teatral: Renata Carvalho.
Orientação Artística: Ícaro Rodrigues.
Sonoplastia e Trilha Sonora: Renan Augusto Castro Dias.
Cenografia, figurino e maquiagem: Bruno Herrera.
Elenco: Renata Carvalho, Vitor Félix e Djalma França.
Produção: Os Hedonistas.