Mostra Serguei Eisenstein e o mundo
Zero de conduta (Zéro de conduite)
Comédia dramática. França. 1933. 44 min. 16 anos
Direção: Jean Vigo
Versão original em francês com legenda em português
Exibição digital
Num dia festivo, um grupo de quatro meninos se rebela contra o sistema repressivo e as rígidas regras de um colégio interno francês.
Sobre a mostra:
“O cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein e o cinema”
Apresentando pela primeira vez na América Latina a obra gráfica e visual de um dos mais revolucionários nomes do século XX, a exposição Serguei Eisenstein e o mundo não poderia se privar de oferecer ao público brasileiro um diálogo entre os desenhos de Serguei Eisenstein e a sua filmografia. A mostra de filmes O cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein, composta por 26 filmes, apresenta a obra cinematográfica de Serguei Eisenstein, assim como alguns filmes que influenciaram o artista e outros, influenciados pela estética eisensteiniana.
Um ciclo de palestras e mesas redondas com a presença de cineastas, pesquisadores, professores, tradutores e críticos musicais acompanhará a programação de filmes, evocando diversos aspectos da obra de Serguei Eisenstein: da importância do teatro no universo do artista ao diálogo construído com o compositor Serguei Prokofiev nos seus últimos filmes, dos entrecruzamentos entre Eisenstein e o Brasil às apropriações de Eisenstein por Glauber Rocha.
Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragova
Curadores
Apoio: Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, Embaixada da França no Brasil e Consulado Geral da França em São Paulo.
Produção: Ars et Vita | Realização: SESI-SP
Veja aqui o programa da exposição, mostra de filmes e ciclo de palestras