O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
E o Silêncio Nagô calou em mim

Denise Camargo

Projeto: Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp

Exposições em cartaz no Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista. Confira:

NÃO É NECESSÁRIO RESERVAR INGRESSO PARA VISITAÇÃO.

 

E o silêncio nagô calou em mim
Denise Camargo
Curadoria de Diógenes Moura

 

L – Livre para todos os públicos

15 de novembro de 2023 a 14 de abril 2024

Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp

de terça a domingo, das 10h às 20h

 

E o Silêncio Nagô Calou em Mim, de Denise Camargo, com curadoria de Diógenes Moura, apresenta uma experiência imagética da dinâmica religiosa afro-brasileira, retratando a cultura cotidiana dos rituais de candomblé. A exposição busca libertar crenças e tradições culturais afro-brasileiras sufocadas no preconceito e silenciadas pela repressão social ao longo da história de nosso país.Com cerca de 40 obras entre fotografias, textos poéticos, vídeo e paisagem sonora composta pelos músicos Che Leal e Ugletson Castro, o espaço expositivo exige atenção e envolvimento do público para decifrar o significado dos “silêncios” ao qual a artista se refere. Iniciada na religião, ela procura registrar a espera, a entrega ao desconhecido, as forças ancestrais e o silêncio que o conhecimento das matrizes ancestrais exige e que vigoram nas comunidades de terreiro.

Acessibilidade: audiodescrição das obras e do ambiente para favorecer a visita de pessoas cegas; espaço expositivo adequado para a visita de cadeirantes; está prevista uma visitação em Libras para pessoas surdas sinalizadas.

 

A artista

Denise Camargo é artista visual, pesquisadora, curadora e gestora de projetos artísticos e culturais. Sua produção permeia a poética das relações e da interação, as matrizes ancestrais da diáspora negra, os corpos de resistência social e política e as políticas das representações. Docente de graduação no Departamento de Artes Visuais/Instituto de Artes/Universidade de Brasília e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, na área de concentração Métodos, processos e linguagens, realiza estágio pós-doutoral na Universidade Estadual do Rio de Janeiro com pesquisa artística e curatorial intitulada: “De encruzilhada e cura”, sobre sua atuação artística na equipe curatorial no BredaPhoto Festival 2022.  Entre as exposições já realizadas estão a individual “De cor da pele” (Brasília – DF, 2019), e a coletiva “Dos Brasis: arte e pensamento negro (Sesc Belenzinho, São Paulo – SP, 2023/2024). Nascida em São Paulo, vive e trabalha em Brasília – DF.

 

O curador

Diógenes Moura é curador, escritor e roteirista, nascido em Recife – PE e radicado em São Paulo – SP. Trabalhou na Pinacoteca do Estado de São Paulo de 1993 e 2013, onde realizou exposições e publicações sobre fotografia e literatura. Segue, como curador independente, fazendo projetos para importantes museus e instituições de Fortaleza e São Paulo. Como escritor, publicou os livros: Mingau de Almas ou O Traço Fixo da Loucura (1982), Ficção Interrompida (2010), premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e finalista do Jabuti de Literatura em 2011, Fulana Despedaçou o Verso (2014), O Livro dos Monólogos – Recuperação para ouvir objetos (2018), entre outros. Está em circulação da exposição Terra em Transe, com mais de 700 obras de fotógrafos de todo o Brasil.

 

Produção: Ateliê OJURealização: SESI-SP

  

 

AGENDAMENTO DE GRUPOS E ESCOLAS

 Para que possamos confirmar o agendamento, favor informar:

- Nome completo do responsável pelo grupo no dia da visita.

- E-mail e Telefone do responsável pelo grupo (preferencialmente celular).

- Nome da Escola / Instituição.

- Data e período desejado.

- Quantidade de pessoas (incluindo alunos e professores/acompanhantes).

- Faixa Etária do grupo.

- Sinalizar se houver pessoas com deficiência no grupo.

- Sinalizar se o transporte será próprio com desembarque nas dependências do SESI-SP (não possuímos estacionamento, apenas orientamos o embarque e desembarque em nossas dependências).

 Envie as informações pelo e-mail: ccfagendamentos@sesisp.org.br

Termo de Aceite:

Confira as orientações na descrição do evento.

NÃO É NECESSÁRIO RESERVAR INGRESSO PARA VISITAÇÃO.


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR

  Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp
    Av. Paulista, 1313 - Sede
http://www.centroculturalfiesp.com.br/


24 FEVEREIRO
SÁBADO

10:00 às 20:00

25 FEVEREIRO
DOMINGO

10:00 às 20:00

27 FEVEREIRO
TERÇA

10:00 às 20:00

28 FEVEREIRO
QUARTA

10:00 às 20:00

29 FEVEREIRO
QUINTA

10:00 às 20:00